A Linha Temporal de Skypiea ━ Uma Viagem no Tempo

Por COMENTÁRIOS

Olá, caros aventureiros! Primeiramente, eu não sou o físico teórico Stephen Hawking ou e muito menos o astrofísico Ron Mallet, mas tenho uma proposta parecida com as deles para vocês: Vamos viajar no tempo?

Bom saber que vocês disseram sim, pois a linha temporal de Skypiea é simplesmente única.

Existem inúmeros segredos escondidos em cada uma das datas da Ilha do Céu; alguns já foram descobertos, outros ainda esperam pelo tempo certo. O passado de Skypiea e as histórias que as ruínas da Cidade de Shandora carregam são de imensurável valor para o enredo de One Piece. Sendo assim, nada mais justo do que nos atentarmos a estes pequenos (e grandes) detalhes.

A LINHA DO TEMPO DE ONE PIECE ⌛

Para contextualizar, Eiichiro Oda, autor de One Piece, basicamente criou o calendário marítimo Kaienreki (海円暦 — Ano Marítimo; Age of the Sea) para ser usado como a referência temporal da obra. Este calendário foi usado por Mont Blanc Noland em seu diário de bordo, Log Book, há cerca de 400 anos atrás. Usando o diário de bordo de Noland como um guia, é possível analisar que a história atual de One Piece ocorre no século XVI dentro do calendário Kaienreki. Com base nas datas exatas fornecidas por Noland, a divisão do mês-dia neste calendário parece corresponder ao calendário gregoriano*, o mais usado no mundo real.

*O calendário cregoriano é o calendário solar para contagem dos anos, meses, semanas e dias e que tem como base as estações do ano. O calendário gregoriano é um calendário criado na Europa em 1582, por iniciativa do papa Gregório XIII.

Em suma, podemos especular que, no arco de Skypiea, o mundo de One Piece encontra-se no ano marítimo 1522.

EM TEMPOS DISTANTES ⌛

Até quando você pretende continuar protegendo essa ruína idiota?” ━ Yama zomba de Robin.

Acredito que você não tem o menor respeito pelos traços dos seus ancestrais.” ━ A arqueóloga retruca exaurida.

Eu não ligo para o passado!” ━ Yama exclama.

É o que a maior parte dos idiotas dizem.“━ Nico Robin; Capítulo 264📖

Robin, como de praxe, está certa. É de suma importância respeitar o passado, pois é desta forma que conseguimos entender o presente e preparar o futuro. Sendo assim, observe atentamente como o passado de Skypiea foi construído de forma gradual em tempos ancestrais e está amplamente interligado aos grandes eventos de One Piece, como, por exemplo, o Século Perdido e o Amanhecer do Mundo:

  • No ano marítimo 402, há mais de 1.100 anos, Shandora floresce e começa a lidar com a sua Era do Ouro.
  • Durante o Século Perdido, há 800 anos atrás, a Cidade de Ouro cai após proteger o Poneglyph que lá residia de um grande poder inimigo ━ certamente os Vinte Reinos que atualmente formam o Governo Mundial.
  • Após o Século Perdido, os Shandians encontram as ruínas de Shandora e passam a cuidar do Poneglyph que seus ancestrais deram a vida para proteger.
  • Em maio do ano marítimo 1122, Mont Blanc Noland chega à Jaya, conhece o guerreiro Calgara e visita Shandora. Neste mesmo ano, ele e seus companheiros despedem-se de seu querido amigo e dos Shandians. Eventualmente, Noland visita Dressrosa e Green Bit. Lá, ele faz amizade com os Tontattas e compartilha abóboras com o lugar. Os Tontattas erguem uma estátua em homenagem ao explorador. Noland retorna ao Reino de Lvneel, no North Blue, e conta ao Rei sobre o ouro de Jaya.
  • Em 1126, a corrente gigante Knock-Up Steam irrompe abaixo de Jaya e empurra metade da ilha para o céu. O pedaço de terra acabou preso no Giant Jack, em Skypiea. Os Skypieans locais, sob a ordem do deus daquela época, lutam contra os Shandians pela posse da ilha, dado o quão rara a terra é no céu. Os Shandians juram proteger a terra deles e o que há de especial nela ━ o Poneglyph. Isto marca o início da Guerra de 400 anos.
  • Em 1127, Noland finalmente consegue a permissão do Governo Mundial para navegar pela Grand Line novamente e trás o Rei de Lvneel consigo. Algum tempo depois, ele retorna à Jaya. No entanto, tudo o que está à sua frente é a metade da ilha. Shandora não estava mais lá. Seu amigo Calgara e seu povo não estavam mais lá. O Rei, impiedosamente, prende Noland por fraude e traição.
  • Em 1128, Mont Blanc Noland é executado no Reino de Lvneel. Seu diário está em sua cela, a tinta da caneta ainda fresca. Suas últimas memórias recaem sobre Calgara e os Shandians. Ele será lembrado como um mentiroso para sempre. Pelo menos, isso era o que todos pensavam.

ANTIGA & GRANDE ERA DOS PIRATAS ⌛

“Eu passei por aqui, e seguirei essas palavras até o fim.”

━ Gol D. Roger, Pirata; Capítulo 301 📖

  • Há mais de 20 anos atrás, Gol D. Roger alcançou Skypiea e conheceu Gan Fall. Ele encontrou o Sino de Ouro e deixou uma mensagem no Poneglyph do Grande Campanário.

Como eu disse anteriormente, Skypiea possui inúmeros segredos escondidos. Por sua vez, como Roger escreveu na língua antiga é um segredo que já foi descoberto. Se você ficou curioso com tal afirmação, recomendo assistir ao resto do anime ou ler o restante do mangá. Assim como toda a história de One Piece, a resposta é grandiosa!

  • Há oito anos atrás, no ano marítimo 1514, Gan Fall propõe paz aos Shandians, mas as negociações falham. Dois anos depois, no ano marítimo 1516, Enel lidera seus seguidores em direção à Skypiea e, ao chegar, destrona Gan Fall. Ele domina o lugar completamente e o seu governo de terror começa.
  • Em 1522, os Chapéus de Palha chegam na Ilha do Céu. Mal eles sabiam que estavam prestes a fazer história novamente. Assim que o bando chega em Skypiea, são atraídos para Upper Yard por Enel. Após separarem-se e reunirem-se, eles decidem procurar o ouro escondido na Cidade de Shandora, a qual Noland tanto falava em seu diário. Paralelamente, os Shandians decidem atacar as forças de Enel. O deus relâmpago de Skypiea prevê que em 3 horas restarão apenas 5 sobreviventes.

Alguns momentos depois, Enel revela que encontrou Shandora recentemente e retirou todo o ouro da cidade para construir a Arca Maxim, a qual ele usaria para viajar até Fairy Vearth, a terra sem fim. Os Chapéus de Palha e os Shandians derrotam todas as forças de Enel. Luffy luta contra o deus relâmpago na Arca Maxim mas cai. Enel forma o Raigo para destruir Skypiea.

Nami e Luffy usam um Waver para pular dentro da Arca Maxim novamente. Luffy derrota Enel com uma reverência final e toca o Sino de Ouro. Cricket, que estava há mais de 10.000 metros abaixo, ouve o som do sino vindo do céu e vê a sombra do Luffy sendo refletida nas nuvens. A Grande Guerra do Céu finalmente chega ao fim com os Skypieans e os Shandians juntando-se pacificamente em Upper Yard.

Alguns dias depois, Robin descobre a localização da Arma Ancestral Poseidon em um Poneglyph incrustado no Grande Campanário. Desta forma, ela também encontra uma mensagem escrita pelo Gol D. Roger na língua antiga. Gan Fall consegue de volta seu título de deus.

Os Chapéus de Palha partem de Skypiea e param perto de Long Ring Long Land. É o começo de uma nova aventura.

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)