Reverie OPEX #26

Como a morte é retratada em One Piece

Por COMENTÁRIOS

Como de costume, todo sábado tem Reverie OPEX no site! Antes de mais nada, caso queiram sugerir temas para o Reverie, comentem o que acham que seria legal! Não esqueçam também de acessar os links externos pois eles ajudam e muito a relembrar de momentos da história e também a fixar algumas informações.

Mas enfim, hoje é dia de falar sobre como o Oda apresenta as mortes em One Piece. Eu gosto de falar sobre esse assunto pois acho que One Piece tem uma característica peculiar nesse assunto. É quase unânime as piadas que rolam pelo fandom: ninguém morre em One Piece. Mas vai a pergunta: será mesmo?

Sempre tive a vontade de destrinchar esse tema, pois são muitos capítulos e sagas para serem observados. Para que o fandom começasse a perceber que o Oda não matava muitos personagens, precisou de algumas situações um tanto absurdas para isso. Vamos começar por este ponto primeiro e, depois, falarei de outros aspectos do tema.

Esse já é um que morreu já xD

Eu poderia até iniciar pelo próprio Zoro, que em toda a aventura do East Blue apanhou e perdeu sangue demais. Depois chegou na Grand Line, e logo no início quase que perdeu os dois pés.  Mas, como sabemos da alta resistência e da apelação do Zoro, sinceramente acho que não é um exemplo muito bom não, haha!

Acho que os dois primeiros personagens que posso levantar nesse Reverie são Igaram e Pell. A situação absurda que eu digo não é de indignação, mas sim que em um momento do mangá houve um acontecimento sério e potente que seria o bastante para matar um personagem. Em Whiskey Peak vimos o barco de Igaram explodir todinho. TODOS que viram aquilo pensaram que ele tinha morrido, afinal, como ele iria escapar daquilo? Quando Robin, ainda como Miss All Sunday, aparece no Merry, fala friamente que foi a responsável pela explosão.

      A ambição de Crocodile botou um monte de gente em perigo, e certamente vidas foram perdidas com isso

Depois de muito tempo, Igaram apareceu em Alubarna do nada e salvou o menino que viu Bon Clay se transformar em Rei Cobra. Mesmo muito machucado, Igaram sobreviveu e de alguma forma chegou em Alabasta (ele tinha a eternal pose de Alabasta, mas estava sem navio). Sua aventura e sobrevivência só estarão em nossas mentes, pois não houve nenhum tipo de explicação. Quer dizer então que a Robin não tinha intenção de matá-lo? Mas como controlar a potência e o estrago de uma bomba como aquela?

Ao menos, Igaram teve um propósito depois do incidente. Sem ele a guerra não teria parado só com a voz da Vivi. Ele foi determinante para desmascarar o Crocodile e seu plano. Depois que Robin demonstrou se importar com a vida de Luffy (mais de uma vez), e também deixar que Sanji invadisse o cassino, dá para pensar que ela só explodiu o navio de Igaram para atrasá-lo. Também é importante lembrar que Robin contou para Vivi que Crocodile era o Mister 0, e a partir daí que ela se juntou à Baroque Works. No fim é perceptível que Robin estava tentando controlar os dois lados para que seu objetivo final fosse cumprido e ela seguisse em frente. Até aí, Oda criou uma situação de pseudo morte como artifício de roteiro no futuro.

Porém com Pell, o imortal, a coisa muda de figura. Sim, Pell possui uma ligação com a cultura egípcia, sendo retratado como Hórus (e Chaka como Anúbis). Eu não sou uma estudiosa da cultura egípcia, mas falarei resumidamente. Em um momento da vida de Hórus, ele enfrenta Seth, seu tio. Nessa batalha ele morre, mas retorna como Osíris (que é retratado como pai e ao mesmo tempo irmão de Hórus). Para quem quiser complementar mais informações sobre o mito e analisar mais profundamente essa questão, fique à vontade nos comentários.

       Nada melhor do que retratar uma situação absurda de um personagem que todo mundo achou que ia morrer xD

Por conta dessa relação, é possível que Oda tenha feito uma analogia de Pell com Hórus. Mas a questão é que, durante a saga de Alabasta, Oda contextualizou todo o plano de Crocodile, que garantia que a bomba iria destruir a praça central de Alubarna inteira, e mataria os dois exércitos. Não à toa, Vivi e os chapéus de palha tiveram que correr na cidade toda para achar o local e desarmar a bomba. Os fãs realmente acreditavam no nível de destruição que Crocodile era capaz de criar. Imaginem uma pessoa só recebendo o impacto dessa bomba? A questão do sacrifício e do amor de Pell por Alabasta e pelas pessoas do palácio real seriam motivos mais que suficientes para matar o personagem. Novamente aqui faltou explicações de como ele sobreviveu. Ele tomou realmente todo o impacto? Sua velocidade de falcão o salvou? Pell era mais resistente do que foi mostrado? No fim, vejo que a escolha de mantê-lo vivo acabou se tornando um mero capricho do Oda.

Além do Pell, dá para falar de outros exemplos, mas aí irei me alongar demais no texto. Apenas citarei alguns: Pagaya, pai de Conis, passou pela mesma situação. Bellamy era considerado morto antes de aparecer em Dressrosa. Ainda se discute se Monet e Vergo estão mortos ou não. Ninguém sabe se Gin morreu envenenado ou ainda vai aparecer para ajudar Sanji. Wiper usou três reject dials e ficou praticamente de boas depois, lá em Skypiea. Uma bomba de destruição em massa, como a Shinokuni, não matou uma única pessoa que foi exposta. Enfim…

Por esses personagens todos não terem morrido, quer dizer que em One Piece ninguém morre? Sinceramente eu acho que não é tão simples assim. O fato do Oda criar personagens mais desenvolvidos e colocá-los em situações de risco de vida não significa que a história inteira deixa de tratar da morte de forma séria e impactante.

             As duas mortes mais impactantes até aqui na história. Inclusive, muitos não acreditavam na morte de Ace na época!

Em praticamente todos os flashbacks dramáticos de One Piece ao menos uma morte acontece. Porém, são mortes que servem como construção de personalidade dos personagens. Quando Oda começa um flashback, já é esperado que haverá alguma perda. São momentos impactantes e que constroem a história, por isso não podem ser ignoradas nesse Reverie. O problema é que os flashbacks já se tornaram um artifício em que os fãs já sabem o que esperar, portanto, o impacto pode existir, mas não será algo como foi, por exemplo, na morte de Ace.

Então, a brincadeira de que ninguém morre em One Piece acontece (acredito eu) por conta dessa diferença. No passado (flashbacks) todo mundo pode morrer, mas no presente, personagens passam por situações de alto risco de vida e nada acontece. Vocês já pararam pra pensar que Gedatsu caiu de uma ilha do céu e sobreviveu? Tem vezes que chega a ser cômico! Kuina, mais forte que o Zoro (tudo bem, eram crianças), morreu caindo da escada, e o Gedatsu, que nem era lá muito forte, caiu de uma altura colossal, de CABEÇA e não morreu. Sério, é de gargalhar hahaha!

Apesar do Oda ser bestão muitas vezes, ele constrói sim um universo que retrata a morte o tempo inteiro. Não vemos personagens morrendo a torto e a direito do nada, e por isso é um método de retratar a morte que não é nem um pouco visual. Tirando Ace e Shirohige, que vimos como morreram, sabendo também do peso da perda dos personagens, outras passagens de mortes podem ser até esquecidas.

A Guerra dos mais Fortes também trouxe perdas irreversíveis para ambos os lados!

É comum não gravarmos mortes de randons, mas são elas que representam bem a situação de caos que o universo de One Piece vive. Alabasta é um ótimo exemplo. Uma guerra civil estourou no país! Vivi queria salvar todas as pessoas em uma guerra de tamanha proporção. E o que o Luffy disse a ela? Sim, que não tem como fazer tudo e salvar todos, não tem como ser perfeito. O caos que Crocodile instalou tornava impossível que não houvesse mortes. Implicitamente, Oda mostrou a consequência de uma guerra: vidas perdidas. Na mesma saga de Alabasta, um grupo chamado Tsumegeri enfrentou Crocodile. Os quatro guardas resolveram tomar uma droga que os deixava mais fortes, porém, os matava logo depois do efeito. Crocodile sequer chegou a lutar com eles, pois percebeu que morreriam de todo jeito. Sim, eles morreram em um ato de desespero! É isso que a guerra faz!

Outro exemplo é de Skypiea. Onde estão os outros sacerdotes, tirando o Gedatsu? Com o tamanho da treta que deu, acham mesmo que não houve nenhuma baixa do exército do Enel, shandians ou skypians? Com a destruição e o medo que Enel instalou ali, é difícil pensar que todos saíram ilesos.

Na guerra de Marineford o Oars Jr. certamente morreu nas mãos de Doflamingo. E com certeza marinheiros morreram, assim como piratas do Barba Branca. No fim da guerra Shanks fala justamente isso: até quando você vão ficar lutando e matando uns aos outros à toa? Isso só mostra que gente bagaraio morreu ali, mas foi retratado de forma implícita.

        Dressrosa foi outra zona em que Oda não mostrou nenhum personagem relevante morrendo, mas só o alvoroço na cidade indica alguma coisa

A mesma coisa com Dressrosa e Zou. Acham mesmo que não houve perdas? Olha o tamanho da destruição que a guerra deixou em Dressrosa! Zou, Jack fez um estrago colossal com o gás que Caesar entregou a eles. Raizou chorou ao ver a situação caótica que Jack deixou ali.

Recentemente, através de Kizaru e das informações de Robin, Weevil e o bando do Barba Negra mataram praticamente todos os membros do bando do Barba Branca, e hoje aparentemente só resta o Marco.

Os personagens dos quais nos apegamos, Oda parece preservar a vida ao máximo, porém, não deixa de mostrar o caos e as guerras que ocorrem no mundo. Ou seja, One Piece tem um universo violento e com pouca segurança sim. Não é a toa que as pessoas deixam um tempo de vida em Totland para serem protegidos pela Big Mom! A diferença é que o Oda mostra isso de forma secundária, nas entrelinhas. Por um lado eu acho que ele poupa muitos personagens, por outro, eu percebo que é uma forma de ele respeitar o significado da morte de alguém relevante na história.

A partir dessa construção, Oda tem a liberdade de matar um personagem de forma emocionante, importante e que avançará a história, assim como foi Ace e Shirohige. Isso traz expectativas, pois nunca saberemos quando Oda terá vontade de matar um personagem.

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)