Haki das Rainhas

Capítulo 1042

Por COMENTÁRIOS

Bom dia, meus queridooos! Malu aqui! Como vocês estão?? Difícil responder essa pergunta, né… depois desse capítulo em específico! hahahaha Eu estou até agora tentando processar o que foi que rolou! Bora para a análise então? E ó, semana passada teve HDR do 1041 com partes especiais hehe eu lancei MEGA atrasada, mas pra quem não viu, aconselho ir lá! hehe Tem uma parte só sobre os Gorousei. Bora lá para o 1042!

Vamos começar com a capa, então.

Temos o Oven e a Pudding como protagonistas, e o Oven está com uma cara de confuso, olhando pra ela. Imagino que ele viu a menina dando umas porradas na cara do Niji e do Yonji e ficou confuso.

Vocês acham que a Pudding ainda vai se envolver com os irmãos Vinsmoke nessa história? Sinceramente acho que não, mas fico pensando como que esses dois vão fugir desse livro. Eu estou entretida com essa história de capa.

Outra coisa, como disse o Lipe no Pauta Secreta, aparentemente o Oven vai entrar no espelho com o livro. Será que lá vamos encontrar o Katakuri? Bem que eu gostaria de ver esse homão, ein ahhaha

Vamos lá, me contem as suas previsões para essa capa!

SWORD X CP-0

Começamos o capítulo com X Drake no modo híbrido perfurando o chapéu de coco da CP-0. Eu acho a interação entre eles muito interessante, e comentei sobre isso no HDR do Capítulo 1032. Naquele momento, o agente dá a entender que conhece a verdadeira identidade do Drake, e consequentemente da SWORD. Eu acho essa interação intrigante porque existe ali não só um embate de interesses, mas também de ideais e do que eles defendem como justiça no mundo.

De um lado, temos um agente da CP0, que no Capítulo 1038 fez questão de corrigir o Izou quando ele os chamou de Cipher Pol, dizendo que o correto é Aegis 0.

E isso é bem simbólico, porque Aegis, na mitologia grega, é o escudo de Zeus e de Atena, o principal escudo dos deuses. E isso é muito forte. Ele está ali defendendo militarmente os ideais dos Tenryubitos e do Governo Mundial.

E no Capítulo 1032 ele ainda diz ao Drake que “verdades inconvenientes existem para serem erradicadas”. É, essa defesa de mundo, esse tipo de justiça que ele está defendendo com o seu trabalho.

Por outro lado, temos o Drake, líder de uma organização secreta da Marinha, aparentemente rebelde, a SWORD. Ele discorda dos ideias do Governo Mundial e principalmente da maneira como a Marinha se comporta diante dos conflitos. Ele percebe que o GM, através das CP, faz seus próprios acordos, mesmo sendo com piratas, e, de certa maneira, questiona não só a ação, mas também a justiça praticada através das CP.

Eu fiquei brisando aqui que essa apunhalada pelas costas do Drake na CP0 é bem simbólica, se pensarmos na metáfora da traição a partir dessa frase. A existência da SWORD, composta por um marinheiro e um ex-marinheiro, significa uma traição em relação às suas obrigações com o Governo Mundial. Uma traição que, eu imagino, ainda vai vir forte no futuro da obra e que começa em definitivo nessa apunhalada.

O que vocês acham?

O complexo Chapéu de Coco

Sim, eu vou fazer uma brevíssima retrospectiva do Chapéu de Coco da CP-0 porque ele é uma figura intrigante hahahaha além de ter tido um papel fundamental nesse capítulo. Seu desenvolvimento começou lá atrás, no grandeee arco que começa em Punk Hazard e Dressrosa. O pessoal não colocou ele como destaque do capítulo no topo do site, mas aqui vai ter pelo menos um bloco. KKKKK

Vamos lá. A CP-0 é introduzida oficialmente no Capítulo 705, em Dressrosa. Nessa introdução, está lá o Chapéu de Coco. Naquele momento, eles apareceram para dar um suporte ao Doflamingo. O Law havia feito uma estratégia maravilhosa que pressionou o Doflamingo a abdicar do trono e de sua posição nos Shichibukais. Ele não teve escolha a não ser aceitar esses termos, mas sua carta na manga foi chamar a CP0 para acalmar a população, no Capítulo 712, dizendo que essa notícia, na verdade, era falsa.

E lá foram eles ajudar o Doflamingo a mando do Governo Mundial.

Como o Doflamingo era o grande intermediário do mundo de One Piece, aquele que se relacionava com os grandes piratas e também com o Governo Mundial, inclusive a partir do fornecimento de armas, a sua derrota foi devastadora. Ele mesmo fala sobre isso no Capítulo 801, o mesmo em que temos a CP0 discutindo sobre o desaparecimento de armamentos, que foram roubados pelo Exército Revolucionário.

Como diz o Doffy nesse capítulo, ser o intermediário significava que ele era quem segurava as rédeas de todos os monstros. Ele também que fazia o trabalho sujo, sendo a tela que o Governo Mundial usava para se esconder.

Essa última parte quem disse foi o Orochi, diretamente na cara da CP-0, para o Chapéu de Coco, no Capítulo 929. Após a perda do fornecedor Doflamingo, o Governo Mundial agora tem que negociar diretamente com os piratas. O trabalho sujo não tem mais um intermediador e isso expõe DEMAIS o Governo Mundial. Eles estão desesperados e vulneráveis.

 

No Capítulo 1003, os agentes começam a fazer uma análise da Guerra que estão presenciando. O Chapéu de Coco lembra mais uma vez do Doflamingo, dizendo que com ele fora de cena, o Kaido e a Pior Geração estavam destinados a se enfrentar. Isso é curioso, porque veremos que no fim do capítulo ele acaba se envolvendo, por mando de seus superiores, na luta do Kaido e do Luffy.

Depois de reconhecer o tipo de justiça que ele pratica, mais uma vez ele teve que ir se colocar na linha de frente de um papel que era desempenhado pelo Doflamingo. Claro, o Doffy não interrompia lutas entre Kaido e Luffy ahahahah mas para a nova geração e os Yonkous não se enfrentarem, ele estava ali no meio.

A vitória da Nova Geração, de um “D” ainda por cima, iria virar o mundo de cabeça pra baixo. O equilíbrio que estava por um fio não iria mais existir, portanto, é o papel dele interferir, já que o intermediário não existe mais. É muita responsabilidade.

No Capítulo 1028, quando o Chapéu de Coco fala com o Lucci no telefone, além de receber as ordens de capturar a Robin, é informado que navios de guerra do Governo Mundial estão posicionados para tomar Wano. Como resposta, ele fala que com essa ação, o que eles fazem não é diferente do que o que os piratas fazem.

E eu tenho certeza que ele só chegou nessa conclusão depois do que o Orochi falou ahahah aquele momento foi muito impactante, quem diria. hahahah

E aí finalmente chegamos nesse capítulo de hoje, o 1042. O Chapéu de Coco questiona Drake qual o motivo daquilo, qual o grande motivo daquela apunhalada nas costas?

E o Drake responde sem pensar duas vezes, afinal ele é o líder da Sword:

“Esta é a minha justiça”

A resposta do Chapéu de Coco para mim foi surpreendente. Eu fiquei tão chocada e encucada com a resposta dele que me fez chegar até aqui e fazer essa pesquisa de louco hahaha. Ele diz que INVEJA o Drake.

Sobre Justiça

Sim, eu coloquei um destaque de bloco dentro de um destaque de bloco ahahhaha :P

No Capítulo 556, durante a Guerra de Marineford, o famigerado Doflamingo fala sobre a Justiça no mundo. O primeiro questionamento dele combina muito com o que estamos vendo nessa interação entre Drake e CP-0. Ele diz:

“Piratas são ruins? A Marinha é a justiça? Esses rótulos foram passados por todas as gerações (…). Quem quer que esteja no topo pode decidir o que é certo e o que é errado.”

Bem, a história é escrita pelos vencedores. No caso de One Piece esses vencedores são o Governo Mundial e agora a sua narrativa está finalmente sendo questionada e o tipo de justiça que praticam também.

Bom, não sei se dá para entender completamente o Chapéu de Coco, mas me pareceu que ele apenas se conforma com a sua função, apesar de talvez discordar um pouco. Provavelmente, além do Tekkai, essa foi a sua última palavra. Ele inveja o Drake por ser livre e ter a chance de defender a sua própria justiça. 

Ele não é livre e teve que ir se sacrificar para interferir em uma luta extremamente perigosa. Com isso, rapidamente ele ataca o Drake e voa para sua tarefa, que provavelmente vai ser a final.

Antes de seguir para a parte principal do capítulo, temos uma breve imagem da Capital das Flores, com o povo comemorando e preparando as lâmpadas festivas para lançar ao céu.

Eu sempre fico muito sensibilizada vendo a O-Toko. Muito triste tudo, aiaiai.

Mas bem, quais os desejos desse povo de Wano, ein? Qual o desejo da O-Toko? Vocês acham que o Luffy vai ver tudo isso? Isso vai interferir nessa luta toda de alguma maneira? Me contem.

Snakeman e a curvatura da borracha

E agora voltamos para o topo de Onigashima. A porradaria continua intensa e vemos o Luffy usando o Snakeman para atacar o Kaido, com os seus golpes fazendo todo tipo de curva.

Para o Kaido, isso é algo estranho e ele tem um quadro de pensamento que levou o fandom todo à loucura:

“A trajetória do ataque é curva? Considerando a natureza da borracha isso é impossível”

Essa simples frase conseguiu fazer com que o fandom inteiro se movimentasse e criasse todos os tipos de teorias, inclusive adicionando essa frase como mais um argumento para falar que a Gomu Gomu no Mi é a fruta lendária que os Gorousei estavam falando.

Vocês já sabem que eu não gosto muito dessa teoria, né hehe (time Ope Ope por aqui!), então vou dar a minha interpretação e a minha análise desse momento, que é inteiramente baseada na interpretação do nosso querido Baruch.

Na gravação do Pauta Secreta desse capítulo, nós comentamos como esse momento, as curvaturas que vemos dos ataques do Luffy, lembrava a luta contra o Katakuri, exatamente quando o Luffy usa o Snakeman pela primeira vez.

E, bem, como disse o Baruch na gravação, a explicação da frase do Kaido estaria na página seguinte e também na luta do Luffy contra o Katakuri.

Percebam que logo depois de analisar que o ataque é curvo e de pensar que isso não é da natureza da borracha, o Kaido fala que também tem a capacidade de prever o futuro e começa a imitar o Luffy.

A conclusão que o Kaido chega é que a trajetória do ataque ser curva não tem a ver com a natureza ou a qualidade da fruta da borracha, da Gomu Gomu no Mi. Não é um ataque que usa APENAS o poder da Akuma no Mi, e sim uma combinação do poder da fruta e do Haki da Observação despertado, com a capacidade de prever o oponente.

E isso é válido do Kaido observar, já que o Haki da Observação despertado, a capacidade de poder ver o futuro, não é algo comum, é algo raro. Não me lembro se ele já sabia que o Luffy tinha essa qualidade, portanto isso foi algo relevante do Kaido descobrir.

E, além disso, fico pensando se não é mais um aspecto que contribui para o Kaido na admiração pelo Luffy e na paixão pela luta que ele está conseguindo ter. Coincidência ou não, é depois que ele percebe isso que ele entra no modo bêbado sedutor. hahahahah

E só para embasar mais um pouco esse argumento, vou trazer aqui algumas imagens e lembranças dessa luta do Luffy com o Katakuri. Essa parte em específico, que fala sobre o Haki da Observação + Snakeman, está nos Capítulos 894 e 895.

O 894 começa com o Luffy tendo um flashback do seu treino com o Rayleigh, em que ele ensina o Luffy a usar o Haki da Observação em uma luta. O capítulo termina com o Luffy usando o Snakeman pela primeira vez.

Já no 895 vemos na prática o Luffy usando a combinação das duas técnicas. E, cara… se o Oda fez questão de fazer dois capítulos só sobre isso, significa que não é algo rotineiro no mundo de One Piece, nas lutas que acontecem pelo mundo, portanto, faz todo sentido o Kaido parar para analisar.

Afinal de contas, quando se utiliza o Haki do Armamento e o Haki do Rei nas lutas, fico pensando que é mais claro observar o que está acontecendo, tanto para quem está vendo, quanto para quem está lutando. Mas… saber que o oponente está enriquecendo seu ataque a partir de uma previsão do futuro por conta do Haki da Observação não é tão simples assim.

Logo após dizer que o Luffy não é o único a ver o futuro, o Kaido começa a imitá-lo, fazendo um monte de curva louca em sua forma de dragão. Assim, ele entra no modo Bêbado Ladrão, que para mim é justamente pelo fato dele estar simplesmente roubando uma técnica do Luffy, já que ela não tem a ver com a fruta e sim com o Haki da Observação.

No Pauta Secreta, o Derek também falou sobre a possibilidade de o Bêbado Ladrão estar relacionado com o fato do Kaido literalmente pegar o Luffy na boca e fugir com ele pra cima, “roubar” ele.

Mas antes de continuar para essa próxima fase da luta, gostaria de saber de vocês: o que acharam dessa interpretação da frase polêmica? Vocês concordam? Ou tem outras interpretações?

Intensificação da Luta

Depois de imitar o Luffy, o Kaido em uma forma híbrida diferenciada, ou numa transição entre formas, vai lá, morde o Luffy e o coloca na boca. Ele voa até bem longe, para cima de Onigashima, larga o Luffy e taca um Boro Breath direto na sua cara.

Acho que o mais interessante dessa parte, que foi destacado pelo Derek, é que esse ataque do Kaido separa o Momonosuke e o Yamato, que estavam tendo uma conversa muito importante no capítulo passado.

Eles estavam falando sobre o diário do Oden e do papel importante que o Momo deve desempenhar. Logo após questionar sua coragem e inteligência quanto ao objetivo de abrir as fronteiras de Wano, Yamato parece que ia falar algo para o Momo e aí o Kaido simplesmente estraga a conversa, separando-os.

Como será que isso vai se desenrolar? 

O Luffy é jogado brutalmente para baixo com o golpe do Kaido. Para se proteger dos efeitos desse ataque, me parece que ele reveste o corpo todo, para tentar não se machucar tanto, já que o Boro Breath é intenso.

E, logo em seguida, ele entra na forma Boundman e dá vários saltos no ar para voltar ao topo da caveira.

O Kaido fica surpreso com a volta de Luffy, que diz que não tem tempo para perder, já que esse é seu último Gear 4. Ou seja, o Luffy está já bem cansado na luta e lhe falta pouca energia. Ao mesmo tempo que, pelo menos para mim, o Kaido parece bem inteiro ainda. Ele sofreu um pouco, mas parece ter muito mais resistência sobrando do que o Luffy.

Será que se o capítulo não tivesse terminado da maneira que terminou, o Luffy teria chances?

O Luffy mais uma vez, assim como no capítulo passado, fala sobre os sofrimentos do povo de Wano que o Kaido causou. No passado, ele falou sobre a fome que eles passam, e agora sobre a falta de água limpa.

Eu acho interessante o Luffy ficar pensando nisso no meio de uma luta tão tensa. Nós já sabemos que essa é a sua motivação, mas cada vez que ele fala, dá para perceber que ele não esquece da origem do seu sentimento em relação ao país de Wano.

O seu encontro com a O-Tama foi absolutamente impactante pra ele, não só porque ele viu os sofrimentos que estavam assolando o país, mas porque envolveu o Ace, a promessa que ele fez para o país e para a Tama. E a gente sabe como o Luffy se sente, né, em relação a isso.

Vou até deixar aqui uma conversa do Garp e da Dadan, no Capítulo 588, em que eles falam sobre o Roger. É uma conversa que a Dadan se recorda do Ace. Acredito que, em grande medida, é sobre o Luffy também, tudo que ele é e aprendeu com o Ace, que acabou por impactar a sua vida e as suas ações.

Após o Luffy falar sobre a sua motivação, o Kaido aproveita para fazer chacota dos samurais e do povo de Wano. Falar que são pessoas que estão acostumadas com a derrota, fracotes que evitam a violência e que são vítimas em busca de uma morte honrada.  Luffy responde dizendo que os samurais são fortes! Mas, a isso, o Kaido responde com o título do capítulo:

“Vencedores” não precisam de eufemismos”, ou seja, vencedores não precisam de palavras suaves, de desculpas, de abrandamento, para serem realmente vencedores.

E isso é forte. E irônico, considerando que as vitórias do Kaido não são realmente vitórias. Ele sempre tem interferência nas suas lutas. Que tipo de vencedor é esse? Também é interessante ele falar que os samurais são vítimas em busca de uma morte honrada, simplesmente porque não consegue ter uma morte honrada ele mesmo.

A resposta do Luffy foi um Over Kung Gun. Nesse momento, a luta entre eles se intensifica, com Kaido lançando um Hou Rai Hakkei, que faz o Luffy quase perder o seu Gear 4. Ele suga tudo de volta para o Gear 4 não sair completamente, e então conseguir usar pelo menos uma última vez.

Toda a intensidade que está sendo apresentada na luta incentiva Kaido a entrar no modo Bêbado Assassino. E ele se prepara para fazer praticamente um strike no Luffy com o seu kanabo.

O Luffy, por sua vez, após sugar de volta o Gear 4, se prepara para o seu último grande ataque. Os dois estão no pico da adrenalina da luta.

Até que…

O nosso complexo Chapéu de Coco Aegis 0 aparece do nada e lança um Tekkai no braço do Luffy, imobilizando-o.

Kaido percebe rapidamente a presença do agente da CP-0 – ele está atrás do Luffy. Ao entrar subitamente no campo de batalha, o agente acaba distraindo Luffy, fazendo com que o seu olhar afaste-se de Kaido por segundos. Desta forma, Luffy é atingido pelo ataque do Yonkou. O pesadelo de Kaido se repete.

Outra vez alguém atrapalha a sua prazerosa luta. Outra vez alguém será morto por isso. Em meio a esta situação, Kaido possui flashes de memória do incidente com Oden, do Capítulo 970, que certamente é algo que o atormenta. Da mesma maneira que Oden, Luffy distraiu-se por uma figura externa repentina e acabou sendo atingido por Kaido. Podemos ver que Kaido acertou ambos no mais puro reflexo, e não porque ele estava se aproveitando da distração.

Os olhos de Kaido refletem uma certa insanidade; decepção extrema misturada com raiva e desespero, ressentimento. E é exatamente o que sugere a fala do narrador: “As emoções estão misturadas.”

E não é que a última figura desse capítulo é o Chapéu de Coco? Ele realizou a sua tarefa principal, derrotar o Luffy. Mas será que esse tiro vai sair pela culatra? Fica aí o questionamento para os próximos capítulos.

O Chapéu de Coco ta ferrado?

Ver Resultado

Bem meus queridos, por hoje é isso! Espero que vocês tenham gostado dessa análise! Repito o convite para darem uma olhada no Haki das Rainhas do 1041 e verem a retrospectiva dos Gorousei! Como sempre, comentem comigo tudo que quiserem! Estarei ansiosa para conversar com vocês!

Queria agradecer a meus queridos da Pautaria e à Elisa, que me ajudou muito a pensar várias coisas sobre a Justiça em One Piece! À Nanax, que sempre me ajuda em absolutamente tudooo! Agradecer também aos meninos dos Chapéus de Palha, o Lipe e o Derek, que são sempre uma inspiração e que deram várias ideias na gravação do Pauta. E o Baruch arrasa! É isso ehhe.

Até a próxima, queridos! Bora conversar!

Beijinhos <3

Malu

Recomendamos

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)