Haki das Rainhas

Capítulo 1029

Por COMENTÁRIOS

Boa tarde meus queridos! Malu aqui!

Bem vindos ao Haki das Rainhas, um espacinho para as Deusas/Rainhas da Opex trazerem seus conteúdos divinos pra vocês! Como vocês estão nesse domingo abençoado com One Piece? fafafafafa Bora para nossa análise marota do Capítulo 1029? E aí, vocês gostaram do capítulo? Quero que vocês me contem tudo nos comentários!

Temos logo de início uma capa histórica ein! Com a Jewelry Bonney pela primeira vez em uma capa dessas! Ela e umas lontrinhas fofas competindo quem come mais soba. Quero. Que gracinha sério, que capa linda! Eu não vejo a hora de ver ela se desenvolvendo na história! Da última vez que vimos foi só mistério.

Nosso querido seguidor Saeba_Ryo_CityHunter compartilhou conosco algo bem legal e que acho interessante trazer aqui pra vocês! Aparentemente a escolha da lontra-marinha como o animal para uma competição de quem come mais com a Bonney é perfeita. Elas são conhecidas por sua voracidade para comer. Imaginem essa imagem mais do que fofa: “conhecidas por segurar uma ostra enquanto boia de barriga para cima, elas colocam uma pedra sobre a barriga para bater a ostra nela, quebrando a casca e assim saborear o molusco”. Ficou perfeito.

E além disso ele nos contou sobre o wanko-sobá, que são pequenas porções de macarrão sobá que são inseridos na tigela da pessoa enquanto ela come. Por isso tem duas mãos, uma de cada lado, para repor o macarrão conforme eles comem.

Esses são detalhes tão pequenos mas que a gente vai vendo como o Oda é rico em referências e ideias o tempo todo né! E nós estamos na capa do capítulo ainda haha.

O desenvolvimento de Sanji

Então vamos lá para o conteúdo! Começamos de onde paramos no Capítulo passado, quando Sanji teve seus novos poderes despertados. Nessa primeira cena nós estamos vendo um outro ângulo do último quadro do capítulo anterior, que é o Queen quebrando a espada no novo corpo resistente do Sanji, e todo mundo lidando com esse fato novo.

Quem estava presenciando a cena já começou a pensar que talvez seja Haki do Armamento, mas não tem como, é muita resistência! E aí Queen, o fofoqueiro, entra em ação novamente abrindo o bico sobre as coisas que Judge o contou sobre o que desejava para os seus experimentos.

E gente essa convivência do Queen com o Judge… cada vez mais pulga atrás da orelha aqui ein, porque aparentemente faz muito tempo que eles se conheceram e conviveram de alguma maneira, como vocês acham que foi isso? Quem era o Queen naquele momento? Porque sabemos que Judge trabalhava com Vegapunk. E bem, no fim o que o Vinsmoke falou foi que queria tornar os humanos mais resistentes, com fator de cura acelerado, força física e sem emoções, com coração de gelo.

Já sabemos que ele conseguiu né, os filhos dele são a prova disso. Só que tudo isso que está acontecendo deixa o Sanji completamente sem chão. Ele descobrir que tem o corpo resistente agora, só faz ele pensar que não quer ser um monstro como o resto da sua família. Ele se questiona se caso esse desenvolvimento continue, se vai perder suas emoções. Então ele sai correndo do Queen, em pânico com a situação.

E sério gente, eu vou seriamente fazer uma contagem de quantas vezes o Queen já falou o nome do Judge nesse arco, quem quer me ajudar? huauhahuahua É o tempo todo falando Judge isso, Judge aquilo, Vinsmoke, cadê o traje! Caraca viu ahahha O cara tá obcecado.

Não dá para o Sanji continuar pensando em tudo isso e ainda lutar normalmente, ele está completamente abalado e precisa parar. Quando ele se pergunta se vai perder as emoções, que resposta vocês dão pra ele? Quais são as suas apostas e teorias? Eu acho que não, essa vai ser a diferença dele e o que faz dele um sucesso, apesar de um fracasso para o pai. É necessário que exista um diferencial entre ele e os irmãos.

Spoiler de que mais tarde ainda vou falar sobre a simbologia que as cartas de tarot trazem para o capítulo ok? Inclusive para o Sanji hehe. Mas por enquanto comento que ao meu ver, esse arco do Sanji é sobre ele superar o seu passado emocionalmente, aceitar que ele faz parte dessa família infelizmente, que tem o DNA deles, mas isso não significa manter os laços afetivos. Não significa que ele é igual a eles, sem sentimentos. Mesmo que o seu sangue seja Vinsmoke, o seu coração não é. Ele pode ter os poderes e se apropriar deles para si, construir algo novo, uma realidade nova.

E bom, uma galera reconhece ele como sendo do bando dos Chapéus de Palha e aproveita e atira nele ao vê-lo correndo, mas isso não causa absolutamente nada. Ele é acertado em cheio pelos tiros mas apenas dói, sem feri-lo de verdade. Enquanto isso o Queen continua atrás dele gritando para colocar o traje a qualquer custo. ahhaha

Antes de passar adiante na trama gostaria de lembrar algumas coisas interessantes para que a gente possa pensar mais sobre o Sanji:

Sanji, o Traje, os novos poderes e seu psicológico

Primeiro gostaria de colocar uma parte mais técnica para a gente pensar. Em Whole Cake, no Capítulo 833, nós ficamos sabendo que Sanji e Yonji tem um embate, e nele Sanji sai vitorioso. Ele dá um chutão na cara do irmão que amassa totalmente seu rosto.

Para voltar ao normal, Yonji teve que passar por um procedimento diferenciado pra dizer o mínimo aahahha E gente, o Sanji volta ao normal sem nada? A partir dessa informação, isso quer dizer que ele tem mais resistência que o irmão ou a espadada do Queen que não foi lá essas coisas? Poderia ser uma mistura dos dois também né. Lembrando que o Yonji é o 4, o último dos irmãos, não que isso signifique alguma coisa.

Focando agora na parte mais emocional da coisa, eu estava vendo aqui alguns capítulos da introdução da família, e ao longo do arco de Whole Cake, algo que ficou muito claro é que o aspecto mais desprezível do Sanji para todos são suas emoções e sua ligação com a comida, independente dele desenvolver ou ter desenvolvido qualquer traço de força e mudança física.

Além disso, também foi o início de um questionamento do Sanji sobre a sua ligação de sangue com todos eles. Um pouco daquilo que comentei rapidamente acima. E o que dá a entender é que não tem como se livrar daquilo que está no seu sangue, mas que o rompimento psicológico pode sim acontecer e já é uma realidade para ambos os lados.

E essa discussão voltou a tona agora no arco de Wano, desde o momento que ele usou o traje pela primeira vez, e agora com ele descobrindo o despertar dos seus poderes por conta do seu DNA da Germa. Maaaaas, o que tem que ficar bem estabelecido a partir de agora, e que já tinha começado antes, é que ele é diferente, tem emoções. Ele precisa mostrar isso para todos e pra ele mesmo, e romper esse laço em definitivo.

Um outro ponto importante para se destacar é que eu não acho que isso vai contra o que a Sora queria para o filho. Ela se sacrificou para garantir que o Sanji teria sentimentos e não fosse uma máquina de matar. E ela conseguiu isso. O arco do personagem é sobre isso. O Sanji é complexo em sentimentos, ele chora, ele é vulnerável, ele erra, é gentil, e vai continuar dessa mesma maneira.

Ele é um personagem tão complexo em sentimentos, que faz a gente amar ele em certos momentos, ver a gentileza dele, mas também odiar ele e as merdas que ele faz. A Reiju dá ênfase em que ele é o único que nasceu com traços de emoção. Não tem a ver com força e poder ou não.

E mesmo assim, mesmo ela tendo tomado o remédio, aparentemente isso não garante que os traços de força dele tenham desaparecido, mas tudo bem porque esse não era o ponto principal. E agora usando o traje feito especialmente pra eles, isso despertou. Eu não sou a maior fã desse acontecimento, inclusive não gostava nada quando ainda era uma teoria, mas a narrativa faz sentido e o Oda teve delicadeza pra montar.

Vamos fazer uma retrospectiva breve do Sanji no arco de Wano? O que vocês acham? No Capítulo 931 ele usa o traje pela primeira vez e ainda com direito a transformação Sailor. E já naquele momento ele explica o porque da decisão de usar o traje, mesmo que odeie a sua família.

Ele diz que vai jogar fora o seu orgulho porque eles estão lutando contra um Yonkou, e ser teimoso nem sempre funciona a salvar alguém, portanto o traje o deixaria mais forte e mais capaz de ajudar as pessoas. Ele ainda diz que ao vestir o traje, isso não define que ele faça parte da Germa então porque não tentar?

Após passar pela transformação sailor ele faz questão de pontuar que odeia a Germa quando o Law faz esse mesmo comentário. Ele também muda o seu nome especial para Soba Mask e, depois, diz que vai pedir  ao Franky e ao Usopp para fazerem alterações no traje. A gente gostando ou não dessa decisão dele ter usado, eu pessoalmente não gosto muito, ela faz sentido e está bem explicada pelo Oda.

Nos próximos capítulos, 934 e 936, o Oda faz a gente morrer de desgosto fazendo o Sanji só pensar em ir no banheiro feminino com a invisibilidade pra ir ver mulher pelada. Ele inclusive desmaia vendo a Nami. Vou poupar vocês dessas imagens haha

No Capítulo 943 ele volta a aparecer sem o traje, naquela cena linda ao lado do Zoro, em que eles vão proteger a O-Toko após a execução de Yasuie. No 945 ele está lutando com o X-Drake e mais uma vez ele exige que não chamem ele de Vinsmoke.

No Capítulo 988 ele volta a usar o traje, agora contra o King (sendo a terceira vez usando) e para proteger o Momonosuke. No 989 ele reclama que seu corpo está esquisito por conta do traje e logo tira! Antes ele já tinha reclamado de ser apertado.

Aí ok, os Mugiwaras lutam juntos e ele e o Jinbe tem a função de levar o Luffy lá para cima no topo de Onigashima. No capítulo 997 é quando ele cai na armadilha da Black Maria e aí no 1004 ela ordena que ele chame a Robin para capturá-la.

No 1005 a Black Maria espanca ele e é quando a Robin chega pra salvá-lo. E essa é minha cena preferida dele aqui no arco, essa confiança que ele tem na Robin e não ter problema de se dizer fraco. Nessa cena ele demonstra muita vulnerabilidade, totalmente ao contrário de tudo que sua família preza. Ainda nesse capítulo vemos um pouco de fumaça saindo do seu corpo, que poderia ser algum sinal do início do fator de cura.

Para finalizar, a gente vai para aquela saga do Marimúmia e, no 1015 ele encontra com o Queen, quando ele retoma o papo sobre o Judge e o Sanji luta novamente, porém sem o traje.

Bom gente, não sei se ficou muito cansativo, mas eu queria fazer essa retrospectiva para ver como essa parte emocional do Sanji foi tratada ao longo desses capítulos, porque com tanta coisa acontecendo é fácil esquecer, eu tinha esquecido! hahahah

Em vários momentos ele deixa claro o porque de estar fazendo aquilo, ele está engolindo o seu orgulho e o seu ódio pela família pra usar o traje e ficar mais forte para ajudar a tripulação, porque ele percebe que está ficando pra trás nisso.

E ele repetidamente faz questão de pontuar que mesmo usando os poderes e a tecnologia da sua família, isso não significa que ele se reconhece nela. Eu fico pensando que o desgosto de alguns de nós por ele estar usando os poderes da Germa é o mesmo que ele sente. Eu não gosto também. (Mas é claro que muitos amaram também né! he)

E bom gente, além de seguir pro desenvolvimento do Sanji, esse é (espero né hahaha) um desenvolvimento que vai nos levar a descobrir mais sobre a ciência em One Piece. A partir do Sanji e do Momonosuke, para falar sobre fator de linhagem sanguínea que tanto Judge, quanto Vegapunk estão envolvidos. O que vocês acham?

Eu penso nisso todo dia haha, em como o grande arco, que começou em Punk Hazard, tem a ciência como o seu pano de fundo principal. Começa em Punk Hazard para se concluir em Wano, será? Também é em Punk Hazard quando nós começamos a pensar no Kaido como o maior vilão de fundo também, o “chefe” de Doflamingo. Será que no fim do arco, com a derrota de Kaido, teremos algo sobre o Vegapunk? Seria a conclusão de um ciclo que fala muito sobre ciência e tecnologia?

Mas enfim né, resumindo ahahahahha e respondendo a pergunta do Sanji, acho que ele vai continuar sim com os sentimentos, mesmo desenvolvendo só agora esses poderes da família Vinsmoke. Esse é o diferencial dele, ter sentimentos. E é por isso que ele é um sucesso para a obra e não pra o seu pai, assim como provavelmente vai ter algo diferencial de linhagem para o Momonosuke, em contraposição com o Kaido, penso eu.

Me contem a opinião de vocês sobre tudo isso ein!

Kid e Law x Big Mom

Mas bom, vamos pra frente que atrás vem Big Mom né ahahahah Vamos para o 2º andar e o Kid tá na pior, com dor de cabeça e largado no chão. A Big Mom já se aproveita dessa fragilidade dele e ataca com uma junção de poderes de Hera e Napoleon.

O Lawzinho meu amor, minha vida, tá ali emputecido já, porque trabalhar com o Luffy e com o Kid dá muito trabalho, é coisa inesperada atrás de coisa inesperada, sendo que o Kid está ali sendo um peso morto na luta, naquele momento.

Coitado do Kid mano, ele não tem um descanso. E aí volta na minha cabeça uma pergunta que fizeram em alguns dos Pautas Secretas. Faz quanto tempo que o Kid está com esse feitiço do Hawkins ai, ein? Se ele estiver “enfeitiçado” desde a prisão, isso causa algum dano pra ele? Ele lutou com os outros contra o Kaido, será que teve alguma interferência disso ou não? Está realmente só tendo efeito agora? O que vocês acham?

Já que o Kid não está ajudando, nosso menino Law faz ali um Shambles e vai parar na cara da Big Mom, lançando um Counter Shock. A Big Mom sente bem o impacto parece. Eu cheguei nessa conclusão olhando para a expressão dela quando do ataque do Law, mas o Baruch também comentou algo bem interessante, de que o Prometheus fala “Como ousa machucar a Mama?!“, realmente dando a entender que teve um grande impacto.

E nesse momento, Prometheus pistola ataca o Law com tudo com um Stollen Fire. Imagino que deve ter sido um ataque bem potente, já que o Law ainda estava no ar e não teve tempo de se defender.

A Big Mom gente… ela dá uma puta pirueta… COMO? alguém me explica ahhahaha enfim, ela dá uma puta pirueta pra dar impulso e lançar um Mama Raid com o Napoleon diretamente no Kid, que tá com a maior enxaqueca do mundo. Sério, que golpe magnífico da Mama.

Não sei se vocês sabem, mas nosso querido Chico, do Pautaria aqui da Opex, AMA a Big Mom. Ele deve estar todo orgulhoso dela hahahah

Surpreendentemente o Kid levanta de novo mas assim, no fundo do poço. Ele mesmo pensa isso. Ele percebe que tem alguma coisa errada mas não sabe muito bem como agir, e fica mal porque caramba, ele tá na frente da Big Mom, uma Yonkou. O sonho dele é derrotar um Yonkou e na verdade agora ele está derrotado sem nem ao menos conseguir fazer nada. Se ele desmaiar ali, aí significa que ele é uma piada mesmo…

Psycho Killer Qu'est-ce que c'est

Fa-fa-fa-fa-fa-fa-fa-fa-fa-far better

E aí agora nós vamos para o 3ª andar e vemos que o patético do Hawkins está batendo a cabeça dele na parede, no meio da luta contra o Killer, só pra causar dano no Kid. Eu fiquei sem acreditar porque caramba, isso é jeito de lutar? Ele deixa o Killer com as mãos atadas, porque todo dano que ele dá no Hawkins vai pro Kid… e ainda tem que ver esse cara se machucando ali de propósito sem nem querer lutar direito com ele também, é tudo muito estranho. Que preguiça desse Hawkins viu hahaha

 

O Killer tadinho, está desesperado implorando pra ele parar, e dando a risada causada pela Smile enquanto fala. E é tão triste. Eu sempre fico muito triste vendo esse efeito das smiles. E O COVARDE DO HAWKINS AINDA É IRÔNICO FALANDO SOBRE O ASSUNTO, falando que má sorte a dele… Que ódio!!

Depois de alguns momentos parado ali, inclusive a galera do bando estava gritando querendo ajudar, o Killer pede pro Hawkins soltar o Kid definitivamente e fala que ele pode levar a vida dele no lugar. E isso é tão lindo gente, ver essa ligação que eles tem. Eu definitivamente veria um spin-off do bando do Kid. Eles têm uma relação de anos, se conhecem desde a infância, tiveram crush na mesma menina, então essa amizade entre eles é muito significativa. O Killer faria qualquer coisa por seu capitão e pelo bando, assim como já fez.

Ele já defendeu os dele quando comeu a smile em troca de salvar o bando, e ainda depois tendo que trabalhar para o Orochi. Ele sempre se propõe a fazer o seu melhor pelos seus.

O Oda não brinca em serviço quando quer trazer emoção ein. Mais um ponto de diferença emocional entre os aliados e os inimigos. Enquanto Killer faz de tudo por seu bando e seu capitão, o Hawkins é um covarde acomodado que preferiu servir o Kaido do que seguir e confiar nas suas ambições. O seu grande sonho é ter conforto e ficar vivo, o que ok, não dá pra julgar muito, mas para ser um supernova talvez a gente esperasse mais.

O Hawkins ainda fala que o Kid sonha alto demais… Fala para o Killer que ele pode até se render, que ele pediria para o Kaido o perdoar e o aceitar. Afinal, a aliança não tem chances de ganhar essa guerra. A Big Mom e o Kaido mandam nos mares obviamente porque eles não podem ser derrotados.

E essa é uma forma bem específica de se olhar pro mundo né, muito diferente dos outros supernovas. E isso é interessante até, porque cada um deles tem uma personalidade diferente. Não me levem a mal, eu não acho que o Hawkins é um personagem horrível haha eu acho até interessante essa escolha de construção pra ele, mas é isso, faz a gente desgostar dele na dinâmica geral.

E aí voltamos para a resposta do Killer que vem com tudo. Eu amo todos os TRRÁ que ele dá no Hawkins. Ele fala que consegue ver nesse discurso todo, um arrependimento. Que apesar das chances impossíveis, eles ainda estão ali resistindo e avançando, enquanto ele chora de medo e desiste.

O Hawkins fica até meio sem o que responder direito, lembra do momento em que Kaido diz que o aceita caso se renda. E a resposta dele é tão xoxa que não dá pra acreditar.

O Killer quer finalmente acabar com a conversa fiada e fala que vai para o tudo ou nada agora, porque ele também não quer se arrepender de nada. E aí ele faz a pergunta que todos nós esperávamos. A ideia brilhante chegou! FA-FA-FA-FA-FA-FA

“O que acontece se você levar um dano que não tem para onde ir?”

O Hawkins dormiu demais no ponto aí ein gente. Ele conhece o Kid e não pensou nisso.

Aproveitando a oportunidade, o Killer vai lá e arrasa com o Hawkins. Ele CORTA O BRAÇO ESQUERDO COM TUDO. O Kid não têm o braço esquerdo ora ora ora. Shanks sabia de tudo já quando cortou o braço do Kid auhahuahu aquelas. É uma sequência de ataques LINDA DEMAIS de ver!

E nesse meio tempo de ataque, o Hawkins vai tirando ali as cartas dele. Logo antes de tirar a carta da morte na posição vertical, diz que tudo aquilo que estava acontecendo não era o que ele previa.

Eu tenho uma amiga querida que infelizmente ainda não acompanha One Piece, mas ela manja um pouco de tarot. O Caio, um dos nossos editores, também manja e eu vou aqui falar um pouquinho de coisas que eu interpretei, a partir do repertório que peguei deles hehe

Bom, pelo que entendo de Tarot, ele fala muito sobre o inconsciente coletivo dos símbolos. E as imagens que saem tem a sua interpretação geral, mas remetem principalmente a simbologias que temos no nosso próprio repertório. Ou seja, tudo que o Hawkins interpreta deveria ter a ver com ele e não com previsão de futuro especificamente. Adicionando também é claro o que o Oda quer e vê a partir disso tudo.

Pelo que vi, a carta da morte na posição vertical pode indicar um período em que a pessoa deve deixar o passado para trás para que haja espaço para renovação e transformação. Isso combina muito bem com todo o diálogo que eles estavam tendo até aqui.

Só que ele interpreta isso para o Killer, sendo que o foco da leitura dele deveria ser ele mesmo. hahahaha Não sei se estou brisando demais na simbologia, mas fiquei pensando sobre isso assim. A partir da conversa que eles tiveram.

Bom, é claro que para além do lado simbólico, nós temos a parte concreta da luta, já que de dentro da carta é que sai o monstro de ataque de Hawkins, é a carta da aniquilação. Ele fala que o Killer tem pouco tempo de vida, mas na verdade quem leva um ataque extremamente potente é ele próprio.

Em seguida ele tira “A Torre”. A interpretação dela o próprio Oda colocou: “A carta da torre significa grande mudança, uma quebra da ordem estabelecida, seu significado oculto indica a abertura de um novo caminho”. Romper com o que aprisiona, para um recomeço. E quando o Killer derrota Hawkins, a carta está ao lado dele.

E na verdade, assim que ele tira a carta, ele faz uma expressão de “ferrou”, ele já vê ali que o fim dele naquela luta está próximo.

Será que esse significado da carta pode indicar que o Hawkins vai tentar se rebelar contra o Kaido e tentar se juntar com a aliança? Ou mesmo passar a ter mais coragem pra confiar em si mesmo? Fiquei pensando nisso ahahah Vocês acham muita viagem? Pode ser que acabe o Hawkins mesmo daqui pra frente né… Galera que manja de tarot me corrijam! Esses meus questionamentos podem não significar nada, até porque a maior viagem, mas acho interessante pelo menos se perguntar, sobre esse futuro do Hawkins haha

O Kid se sente renovado e se levanta. No próximo capítulo provavelmente vamos ver essa mudança e renascimento para uma baita luta contra a Big Mom! Como vocês acham que vai ser isso? Como vai acontecer essa luta e como ela vai terminar?

Além disso, esse arco de Wano inteiro carrega a simbologia dessa carta. O capítulo se chama “A Torre” né, o Oda quis colocar essa simbologia para algo além do Hawkins. E ainda o próprio Oda colocou o significado da carta no capítulo. Mudança, quebra com a ordem estabelecida e abertura de um novo caminho… Tudo a ver com o “amanhecer” do arco de Wano em si.

Talvez seja mais um ponto do Oda para nós, pra mostrar como essa mudança, esse amanhecer e a abertura de um novo caminho para Wano está cada vez mais próxima. “A morte” indica o passado imposto por Kaido que precisa ser deixado pra trás, e a Torre traz a transformação e mudança.

E retomamos aqui também o Sanji, que precisa das duas cartas, tanto da Morte quanto da Torre. Ele também precisa deixar o passado dele com sua família biológica pra trás, suas inseguranças todas, e acolher a mudança para criar algo novo. Tudo amarradinho em cada capítulo. Aiai Oda viu.

O Caio ainda tinha comentado que a próxima carta em número seria “a Estrela”, que fala sobre esperança e . E pode ser um prenúncio para o próximo capítulo, do que pode acontecer em uma luta do Kid, que esperamos há tempos!

O que acharam desse novo quadro das Rainhas?

Ver Resultado

Nem acredito que meu momento chegou e esse insuportável do Hawkins foi derrotado FAFAFAFAFAFA apesar que até que gostei mais dele depois que escrevi essa thread/análise hahaha

Killer te amo. Killer te venero.

E acho que é isso por hoje meus lindos! Espero que vocês tenham gostado, conversem comigo, comentem o que quiserem! Essa análise é uma versão especial das threads que posto no Twitter toda (ou quase toda) sexta feira com capítulo! Então se vocês quiserem me acompanhar lá também, fiquem a vontade!

@marielouise_

Agradecimentos especiais para Nanax (@namxsj) que fez o meme do Sanji com o Queen pra mim hehe. E ao Caio (@caiodandrade) que falou um monte de coisa dahora sobre tarot no grupo e me inspirou!

Até a próxima! <3


Escutem também o Pauta Secreta sobre o capítulo 1029!

Pauta Secreta sobre o Capítulo 1029

Recomendamos

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)