Haki da Observação

Capítulo #955 - Enma e o final do segundo ato!

Por COMENTÁRIOS

CAAARAMBA!
Tudo saindo mais cedo essa semana por motivos de estamos HYPADOS! Sim senhores, estamos no hype do 955 e precisamos compartilhar isso com vocês.

Espero que curtam esse HDO. Novamente o brigado ao Artur pelas informações!

Versão Original: The Library of Ohara
Autor: Artur

Versão Brasileira: One Piece Ex
Localização: BaruchDylan e Mr. Caio
Diagramação: Baruch e Mr. Caio

Créditos: The Library of Ohara


Nossa história com o Bege continua, já que ele se encontra incapaz de cruzar a Red Line, ele para em uma certa ilha… Dressrosa!!! Faz sentido, já que Punk Hazard é próxima à Red Line e Dressrosa não é muito longe de lá, então provavelmente Dressrosa é muito próxima da Red Line também. Dito isso, é particularmente interessante que o Rei Riku, Rebecca, Viola, Kyros, Mansherry e Leo (junto com outros como o Kabu) estão todos no Reverie, significando que quase ninguém do arco de Dressrosa está na ilha. Então, quem exatamente eles irão encontrar? (Se é que vão encontrar alguém) E como o Bege irá reagir à estátua do Luffy e todos os elogios sobre ele? A propósito, também pudemos ver o lado de trás do seu navio recém-adquirido, mesmo não tendo nada de especial.

Como Momonosuke afirmou antes, Hiyori acredita que os dois não podem se reencontrar até que a batalha termine. Mas é interessante em particular que ela está saindo para não se encontrar com os outros e todo mundo aponta que ela mudou muito, quase parecendo outra pessoa. Hora da teoria louca! E se Hiyori é alguém diferente e esta é na verdade a Toki que saltou no tempo novamente, dizendo ser sua filha devido à semelhança (mesmo o Kawamatsu tendo dificuldades para reconhecê-la no começo?)? (Provavelmente não, é muitas inconsistências para fazer isso funcionar, mas pensei que ao menos poderia lançar a ideia por ai).

A jovem Hiyori é descrita como muito energética na sua infância, indo tão longe ao ponto de dar uma voadora no seu irmão por diversão. A palavra usada no japonês é “O-Tenba” (como O-tama, O-shiruko, etc.), que é o termo japonês usado para denotar uma mulher energética capaz de fazer coisas que originalmente apenas homens fazem.

Sangorou tenta puxar saco do Momonosuke para ganhar a afeição de Hiyori. Para isso, ele vai longe ao ponto de chamá-lo de “Momonosuke-kun”.

Finalmente a presença da Nidai Kitetsu é reconhecida novamente, que era um mistério desde que Luffytarou foi capturado em Udon. Parece que ela foi simplesmente confiscada e deixada em algum lugar da prisão.

Hitetsu finalmente mostra quem ele é e o que ele estava esperando. Parece que ele foi encarregado de guardar as duas espadas do Oden, para retorná-las aos seus filhos algum dia. Sendo assim, ele estava esperando por Momonosuke e Hiyori, como no original não há uma distinção entre singularidade e pluralidade devido à gramática japonesa, ele estava esperando por duas pessoas.

Finalmente podemos ver as espadas do Oden, a Ame-no-habakiri é a branca como o paraíso e a Enma a escura como o escuro do inferno.

É interessante como a Ame-no-habakiri é descrita como “capaz de cortar os céus”. É uma óbvia alusão ao seu nome, literalmente “matadora de serpente celestial”, mas me pergunto se podemos relacionar à divisão nas nuvens que vimos entre Shanks vs Barba Branca e agora com o Kaidou vs Big Mom. Depois de tudo, a alabarda do Barba Branca é chamada de “Murakumo-giri” (baseada na Ama-no-murakumo, bem próxima mitologicamente à Ame-no-habakiri) e também foi capaz de dividir as nuvens, então seria possível que em um confronto entre Oden e Kaido, os céus se dividiram similarmente, mesmo Oden não sendo um Yonkou?

Enma e Ame-no-habakiri são confirmadas como O Wazamono, o segundo grau mais alto das espadas Meitou, logo abaixo da Saijo O Wazamono. Há 21 delas pelo mundo, o que inclui a Wado Ichimonji e a Shuhui do Zoro, assim como a Nidai Kitetsu de Hitetsu e as duas espadas do Oden que ele guardou, um total de 5/21 de todas as O Wazamono.

Também, Zoro aceitou Enma agora, e parece que ele não pegou a Shusui de volta, deixando onde Onimaru deixou originalmente, no lugar de enterro do Ryuma.

Zorojuurou tira a parte de cima do seu kimono para testar Enma. Podemos ver o pano caindo no quadro onde ele faz isso, tirando a espada mais eficientemente.

Pedem para que o Zorojuurou cortar uma árvore, mas ele corta o penhasco todo. De acordo com Hitetsu, a espada força o usuário a usar uma imensa quantidade de Ryuuou, em outras palavras Haki, e causa não apenas dano excessivo, mas também um excessivo uso de Haki que drena a força vital do usuário. Isso faz sentido, como Rayleigh descreveu o Haki como parte do espírito, então o uso excessivo de haki pode drenar as forças da própria pessoa (como quando o Luffy fica extremamente desgastado após usar o Gear 4, provavelmente pela mesma razão).

Kawamatsu parece reconhecer a força de Zorojuurou, diferente de como ele estava hesitante no começo, entendendo o por quê da Hiyori escolher dar a espada para ele.

O-Robi menciona que ela conseguiu reunir informações suficientes das forças de Kaido. Esta é uma referência ao capítulo 934, onde ela afirmou ter recebido informações. Embora seja insignificante, é legal ver como o Oda já tinha estabelecido isso.

Kin’emon estava esperando por 5.000 homens, mas parece que ele conseguiu por volta de 4.000 deles até agora, enquanto Kaido tem 20.000 e Orochi 10.000 homens. Sendo assim, os prisioneiros do distrito Rasetsu devem ser suficiente pra arrendondar o número para cima, mas, como vemos a diante, isso continua um pouco problemático.

Franosuke quer os navios fortes o suficiente pra transportar 10.000 homens. Ele fala que isso é um estimulo para ver quantas pessoas eles conseguem reunir. Mas como eles vão conseguir mais 5.000 a 6.000 homens? Talvez dos homens do Orochi? Talvez da Grande Frota dos Chapéus de Palha? (embora duvide disso, pois eles estão bem dispersos (dois no Reverie) e todos tem seus próprios navios).

Luffytaro manda um King Kong Gun, mas desta vez ele está bem menor e mais concentrado do que quando ele usou contra Doflamingo. Bem legal, considerando que ele é capaz de usá-lo como se fosse nada e com bastante facilidade. Entretanto, como ele e Hyogoro reafirmam, é simplesmente muito uso de força bruta e não é bom o suficiente.

A coisa toda sobre o Sunacchi é novamente abordada, com Zorojurou afirmando, como imaginávamos, que ele pegou isso das pessoas da sua vila. Novamente isso mostra uma ligação entre Zorojurou e o país de Wano, que será desenvolvido depois (e virá dos anciões, eles eram de Wano?)

Chopperemon, Luffytarou e O-tama chegam a vila Amigasa, possibilitando que eles se reúnam novamente com O-Nami e os outros e que O-Tama se encontre novamente com Hitetsu após o ataque de Udon. Além disso, podemos ver Choppermon em sua forma de rena enquanto usa seu capuz de ninja.

Os líderes da Yakuza entraram em contato com o Kin’emon, informando que conseguiram juntar mais 200 homens, subindo as forças para 4200. Provavelmente esses 200 são antigos membros da Yakuza que em algum momento serviram os líderes.

Kin’emon menciona o grupo do Law (com a Shinobu reclamando sobre, provavelmente por ter discutido antes com eles quando o Bepo e os outros foram capturados, lembram?), que é o real enigma dessa situação. Afinal, o Law foi liberto há alguns dias já, mas ainda assim não o vimos em momento algum. Seus homens não estão presentes, mas eles disseram antes que queriam ajudar o capitão, então o que eles estariam fazendo agora? Será que o Law está tramando algo com o Drake ou estaria cuidando de outra coisa?

Aliás, no painel acima, notem como a O-Kiku está novamente se agarrando no Kin’emon. Eu acho que isso é por ela tentar sempre agir de forma feminina, talvez sendo por isso que ela tende a ser mais gentil com todo mundo.

Luffytarou caiu no sono de tanto treinar, descansando agora para juntar energia pra batalha com o Kaidou. Isso é bom, já que agora ele não irá tão cansado como foi no caso da batalha com o Katakuri.

Aliás, a O-Tama está fazendo uns chapéus amigasa. Por que será? Bem, logo descubriremos…

De volta à capital, vemos a Shinobu espionando… Pera aí, não é a Shinobu!!! A Shinobu estava lá com o Kin’emon, e essa figura aqui tem bigode e barba, então… Quem diabos é esse?! O irmão da Shinobu? Marido da Shinobu? Parece ser um novo personagem que o Oda está introduzindo de maneira súbita, provavelmente para apresentá-lo de forma mais detalhada mais à frente.

Mas enfim, essa pessoa está espionando a situação do Distrito Rasetsu, mas infelizmente parece que os prisioneiros ainda estão presos aqui. Essa situação é complicada, já que resgatá-los alertaria as autoridades de que algo suspeito está acontecendo, provavelmente impactando no resultado do ataque surpresa a Onigashima (sabemos que o Orochi já sabe de tudo, mas é bom lembrar que a aliança não sabe disso). Então, dessa forma, eles precisam escapar de uma forma mais sutil (talvez com a ajuda do Law e/ou do Drake?)

Finalmente, a véspera chegou! Luffytarou e Kin’emon dão um último aperto de mão em nome da aliança. É engraçado ver o tamanho da mão do Kin’emon com relação à do Luffy, já que ele tem muito mais estatura, mas isso não tira o impacto desse momento. Aliás, o Luffytarou menciona que seu bando voltará ao Sunny, então eu imagino que eles chegarão em Onigashima dessa forma. Será que ele já foi arrumado? Ou o Franky irá arrumar tudo agora, antes de partirem para o ataque?

Vemos alguns escravos em uma fábrica falando sobre os rumores da rebelião, mas Udon não tinha sido completamente tomada? Bem, a questão é que, apesar de Udon ter sido tomada, muitas outras fábricas ainda existem no país, como aquela que vimos em Kuri. Então o que será que esses homens irão fazer durante o ataque? Será que eles seguirão reféns pelo resto do arco ou eles se erguerão e se somarão às forças da aliança? Se sim, como eles conseguirão se libertar?

De volta à capital, vemos as pessoas preparando algumas lanternas, provavelmente para o festival. O Kanji que vemos aqui é o 祭, que significa exatamente “festival”.

Um pobre e machucado trabalhador diz que não há esperança para o povo de Wano, alegando que ninguém de fora virá ajudá-los e que quem mora no país não tem como se levantar contra o Kaidou… Isso parece fortalecer ainda mais a construção para o Luffy derrotar o Kaidou, mas será que isso irá acontecer mesmo?

Os Nove Bainhas Vermelhas partem! Juntos de Momo e Shinobu, eles somam nove pessoas no total, se assemelhando ao grupo original dos Bainhas Vermelhas. Claro que, como mencionado, o Nekomamushi está atrasado porque foi buscar o Marco (provavelmente chegando só durante o conflito). Tem ainda o Denjirou e o Kyoushirou que, apesar de aparecer na abertura, não dá notícias há bastante tempo, então me pergunto o que ele anda fazendo… aliás, vejam só, são os chapéus feitos pela O-Tama!

Mas pera aí… Então os Chapéus de Palha se reuniram novamente? Bem, na verdade não, já que a O-Robi é vista aqui com a O-Toko, o que significa que a grande reunião ainda não aconteceu! Mas enfim, duas lápides foram erguidas na costa de Kuri (como indicado pelos bambus), uma para o Yasuie e outra para o Pedro. Parece que a O-Toko já superou em algum nível todo o trauma que passou, e a Wanda e o Sicilian, juntos de outros minks, foram informados da morte do Pedro (embora isso provavelmente tenha ocorrido bem antes, já que ele não estava na ilha). Wanda é vista chorando, já que eles se conheciam desde a infância, enquanto o Sicilian é visto com um olhar sério, já que os dois tinham uma história juntos mesmo não se dando muito bem.

E olha só, a Carrot voltou! Sim, finalmente, aonde será que ela estava esse tempo todo? E qual é a desse sorriso? Obviamente, isso parece indicar que ela se sente confiante o suficiente para encarar a situação do Pedro, como se a hora de chorar tivesse passado, mas ao mesmo tempo, será que há algo a mais na Carrot do que imaginamos…?

Hitetsu solta um fato chocante de que… foi ele mesmo quem fez a Sandai Kitetsu! Isso significa que ele a fez há bastante tempo e que, de alguma forma, ela foi levada para fora de Wano (roubada pelo Kaidou, talvez?). Com o passar do tempo ela acabou indo parar na Loja de Armas de Loguetown, de modo que o Zoro pudesse consegui-la. O destino age de formas estranhas!

Mas outro fato chocante revelado é de que a espada da Kuina, a Wado Ichimonji, foi forjada pelo mesmo ferreiro que forjou a Enma! (que foi dito como sendo alguém diferente da Ame-no-habakiri). O Zoro teve desde sempre uma espada incrível como essa e, acima de tudo, muito antiga! O nome desse ferreiro é Shimotsuki Kouzaburou (霜月コウ三郎) que leva consigo o sobrenome de “lua congelada”, além de se chamar Kouzaburou, que é a combinação de Kou (escrito em Katakana), Zabu (com o Kanji de “três”) e Rou (com o mesmo kanji de Luffy-ta-rou, San-go-rou, etc). Ele aparentemente saiu do país há mais de meio século, o que indica que talvez ele seja o homem que saiu de Wano e foi até o East Blue onde fundou a cidade natal do Zoro, a Vila Shimotsuki, como foi dito pelo Oda em um SBS (ou ao menos esteve no mesmo bando daqueles que deixaram Wano naquela época). Isso faz bastante sentido já que Kouzaburou é escrito da mesma forma que Koushirou, só que com Zabu (três) trocado por shi (quatro), o que significa que eles provavelmente têm alguma ligação.

Outra coisa, o Hitetsu diz que a Enma não se tornou uma Kokuto (lâmina negra) AINDA, sugerindo que se o Zorojuurou usar Haki o suficiente, ela pode atingir esse nível que o Hitetsu disse. O que acho interessante é que na versão original, em japonês, Hitetsu descreve isso como atingir o “位列” (iretsu). Essa palavra (que está destacada no original, com aspas) significa “rank”, como no Rank Meito de graduação das espadas. Será que isso significa que, caso o Zoro transforme ela em uma Kokuto, ela se tornaria uma Saijo O Wazamono? Se sim, isso faria sentido! Mais uma subida de nível em seu caminho, tendo então uma das espadas mais fortes! Dito isso, porém, as O Wazamono seriam 20 então, com as Saijo virando 13, então eu acho que essa numeração pode mudar.

Luffytarou mostra que finalmente masterizou o tipo de haki que emite uma onda (pelo menos no mangá, de forma canônica), despedaçando uma árvore sem ao menos tocá-la! A verdade questão é o quanto ele realmente treinou essa técnica e se dominou 100% mesmo ou se tem algo a mais para melhorar. Afinal, ele está indo enfrentar um Yonkou!

Calma aí… O Orochi sabe de tudo?! De todos os detalhes?! Então o traidor entregou ainda mais informações? Aparentemente, o Orochi sabe da tomada de Udon (mas acredita ser um relatório falso, já que os subordinados foram enganados pelo Babanuki e pelos outros), sabe da realocação para o Porto Hokage e da Hiyori estar viva e escondida no Norte (assumo que seja em Ringo, o que faria sentido já que foi onde vimos ela pela última vez)… Quanta coisa sabe o traidor? Agora, primeiramente, o fato dele ter falado sobre a Hiyori indica que ele estava entre aqueles que conversavam no início do capítulo. O fato dele também saber sobre coisas como a realocação do porto, a atual localização da Hiyori e etc, deixa as coisas ainda mais vagas. Quanto a isso, poderia ser qualquer um da aliança que tenha acesso a essas informações, então é difícil apontar quem seja.

Orochi parece condenar alguém, aparentemente a pessoa que deu essas informações a ele. Ele fala que não é nada confiável, mas mantenha em mente que na versão original esse diálogo não entrega gênero, número ou idade de ninguém, então fica tudo muito no ar.

A foto a seguir mostra Law, então isso implica em dizer que ele é o traidor…? Bem, eu duvido, acho que isso é apenas um lembrete de que law está na area e que Oda está apenas confundindo a gente com este painel. Afinal, Law mal sabe sobre Komurasaki, ele não conhece muito da atual situação de Wano e simplesmente não poderia ter revelado que Raizo estava em Wano quando ele ainda estava em Punk Hazard, então, evidentemente, não é ele. Mas ainda assim, o que ele está fazendo…? E por que o curativo na sua bochecha esquerda, já que esse foi o único ponto que não foi ferido no último capítulo?

No painel de Law, já podemos ouvir o dedilhar do shamisen. Be-ben!

Essa transição para Komurasaki tocando o shamisen, com sua roupa atualizada para combinar com a atual.

Finalmente chega o dia para o Festival do Fogo (não espere que termine tão cedo), com Orochi saindo de seu palácio para ir da Capital a Onigashima.

E com isso, as cortinas fecham o ato dessa peça de kabuki …
E assim termina o Segundo Ato! Que comece a guerra que mudará a história!


O capítulo que dominou os TT do Twitter! Momento histórico pra One Piece.
Tivemos espadas, passado do Zoro, mil ideias antigas se revirando na mente e CARAMBA, quem é o traidor? QUEM @.@

Vou pedir para que escutem o Pauta Secreta dessa semana por motivo de… UMA HORA DE DURAÇÃO!!! Falamos tudo e mais um pouco sobre esse capítulo.

HDO 955: Quem é o traidor?

  • Shinobu (40%, 636 Votos)
  • Outro (comente) (21%, 325 Votos)
  • Carrot (10%, 162 Votos)
  • Denjirou (8%, 129 Votos)
  • Law (8%, 121 Votos)
  • Hiyori (7%, 111 Votos)
  • Shichilian (6%, 98 Votos)

Total de Votos: 1.582


POR FAVOR, discutam sobre as ideias e RESPEITEM as opiniões dos outros. Isso é muito importante.
VOTEM NA ENQUETE!

Como sempre, qualquer erro, por favor, informem! A ideia é que fique tudo o mais correto possível!

Recomendamos

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)