Haki da Observação

Capítulo #931

Por COMENTÁRIOS

Fala pessoas!

Aqui é o Mr. Caio, estou de volta ao comando do HDO depois da semana que ficou aos encargos do sr. Baruch. Que saudades de vocês!

Essa semana o Artur foi longe no HDO, falando bastante até da cultura ninja, já que tivemos uma incrível aparição da CP9 do Orochi! Digo, do Oniwabanshu!

Corram pra ler que o HDO essa semana tá oh, show de bola!

Versão Original: The Library of Ohara
Autor: Artur

Versão Brasileira: One Piece Ex
Localização: Mr. Caio, Akichi, Pripa e Brazilian Cara
Diagramação: Baruch e Mr. Caio

Créditos: The Library of Ohara


A capa dessa semana continua a sequência imbatível do Noda Skywalker, tendo outro pedido dele atendido. A capa mostra a Nami usando seus poderes para provocar uma chuva, para que os sapinhos possam sapatear, provavelmente uma referência à icônica cena de Dançando na Chuva, onde Gene Kelly sapateava em uma noite chuvosa. As roupas dos sapinhos refletem os anos 1920 do filme. Quanto à Nami, devido à chuva ela está anormalmente coberta, usando um casaco com a estampa de um sapo. Ela usa uma folha como um guarda-chuva, provavelmente uma referência à lenda urbana de que sapos usam folhas como guarda-chuvas (algo que já foi provado como errôneo, mas que ainda é culturalmente associado). Os prédios ao fundo meio que lembram a arquitetura de Water 7, embora o estilo ainda seja único deste lugar.

Um dos cidadãos menciona que o Page One teria arruinado toda a cidade, algo que o Law menciona também, embora eu não consiga imaginar o Orochi permitindo que alguém como ele simplesmente destrua a Capital das Flores por um motivo tão banal.

Embora muitos considerem que foi meio forçada a decisão do Sanji de usar o traje de batalha, eu acredito que o diálogo dele nesse momento dá uma certa justificada. Ele está em uma situação em que não pode ser levado pelo próprio orgulho. Quando se trata de salvar os outros, isso se torna uma prioridade maior que o seu orgulho (embora o quanto o traje é realmente necessário é algo debatível)

Mesmo enquanto começa a se transformar, dá pra ver nos olhos do Sanji que ele está tentando engolir o próprio orgulho, permitindo de forma meio relutante que a transformação comece.

Com isso, ele finalmente ativa seu traje de batalha, ou seja…

Sim, o Nº 3 da Germa 66 é o…

STEALTH BLACK – SANJI

O traje de batalha do Sanji, Stealth Black, é finalmente revelado! Isso o cobre com um traje (supostamente) preto, tampando seus olhos com óculos protetores e deixando seu penteado mais parecido com os dos irmãos. Parte do rosto também é coberta com uma máscara de estilo ninja, uma referência à sua habilidade furtiva. Os recursos do traje permitem que ele se torne virtualmente invisível, mas como descrito pelo Law, o uniforme parece usar uma tecnologia de camuflagem avançada que faz o Sanji se ocultar com as cores do ambiente, como um camaleão.

O Law assume o papel de explicar tudo nessa cena, já que também cresceu no North Blue e lia as tiras da Sora. Já pensamos a respeito do período em que a tira começou a ser publicada, mas se o Law já a lia quando era garoto no North Blue (sendo no mínimo mais de 13 anos atrás), isso significa que ela já estava sendo publicada quando os irmãos Vinsmoke ainda eram crianças. Já sabíamos que o Judge tinha planos para os filhos antes mesmo de nascerem, e é possível que a história foi baseada nesses planos (especialmente considerando que o Sanji já havia fugido da família na época). Seria tecnicamente possível que o Law tivesse lido a tira nos seus primeiros dias como pirata, mas então não haveria razão para ele reconhecer o Stealth Black como um personagem da história.

Enfim, apesar de declarar seu ódio pelos vilões da tira, o Law fala sobre as habilidades do Sanji com um interesse especial. O Oda já havia mencionado que o Law, no fundo, é muito fã de coisas legais como transformações especiais, ele só prefere que ninguém note a sua paixão – ao contrário de alguém como o Franky, que não tem nenhuma vergonha de ficar admirado com a transformação do Sanji.

Aqueles que acompanham a versão original dessa seção há um bom tempo (antes mesmo de publicarmos essas traduções na Opex) devem se lembrar como os designs dos irmãos Vinsmoke (pelo menos como vistos originalmente) eram todos parecidos com encarnações diferentes do Sanji nas omakes alopradas do Oda. Imaginamos se o traje de batalha do Sanji era parecido com algum desses designs, mas no fim das contas, ele combina realmente sem estar usando o traje, simbolizando possivelmente a sua “verdadeira forma”. Podemos estar procurando detalhes onde não tem nenhum, mas é bom finalmente ter uma resposta.

  • Reiju

  • Ichiji

    (design inicial)

  • Niji

    (design inicial)

  • Sanji

  • Yonji

  • Sanju

    Deusa do Lago

  • Don Sanjino

    Primogênito da Família Sanjino

  • Sansuke

    O valentão

  • Raiden Sanemon

    O yokozuna

  • Mugiwara Sanjino

    Da quinta série

Em todo o caso, o Sanji não quer se associar à família ou ao nome Stealth Black, então ele decide improvisar com… O-Soba Mask. É, não é um nome muito “super” para um super-herói, mas serve (caso ele não troque mesmo o nome com a ajuda do Usopp). O “O” é um tipo de título honorífico usado em japonês, (assim como vimos com O-Tama, O-Tsuru, etc.), então uma forma de traduzir o nome seria “o Grande Mascarado do Soba”.

O Sanji finalmente alcançou o sonho de poder ficar invisível! O capítulo não deixa a ocasião passar batida, nos lembrando que um dos sonhos que ele sempre teve foi o de se tornar invisível com a Suke Suke no Mi, e poder… bisbilhotar o banheiro feminino. Hm, é, então apesar de toda a sua procura, ele nunca soube que o poder que ele tanto queria estava tão perto de seu antigo lar. Pode ter sido melhor assim – talvez ele nem tivesse deixado o Reino da Germa se soubesse.

Observação do Brazillian Cara: um detalhe bem menos engraçado em relação à habilidade do traje é o fato de que isso reforça como o Sanji era o “invisível” da família.

Nos flashbacks do Sanji, também vemos um momento em que ele lê a enciclopédia de akumas no mi. Para quem se lembra, essa é parte de uma cena do capítulo #840 em que ele deu comida para um rato, e dois livros que aparecem são a enciclopédia e “Norland, o Mentiroso”. É possível notar o título 悪魔の実 (Akuma no Mi) escrito na capa e na lombada.

Falando do capitulo 840 no entanto, a habilidade de Stealth é uma que nós já vimos com a Germa naquele mesmo capitulo, com o Niji demonstrando algo chamado também de Stealth (a mesma palavra na versão japonesa original, ステルス), com o qual ele desapareceu da visão do Sanji. Eu tinha presumido que isso fosse apenas super velocidade, mas é possível que seja a mesma tecnologia em um nível mais simples, mesmo o Niji estando sem um traje de batalha.

A forma hibrida do Page One é revelada, o fazendo parecer, sendo direto, muito maneiro. Ele mantem as escamas, chifres e garras, assim como os espinhos na suas costas e a longa cauda. Isso também nos permite uma olhada melhor do seu visual, mostrando que ele está usando uma túnica que não cobre seu torso, similar a como o Luffy fez quando lutou com Urashima. Ele também usa uma cinta sobre o seu tanquinho e o seu cinto é adornado por uma caveira. Temos ainda uma grande tatuagem no seu peitoral com o texto de “P A G E 1”, que também pode ser vista na sua forma de dinossauro mais cedo no capitulo (e no capitulo anterior também se você prestar atenção.)

No capitulo 930 se você olhar perto o suficiente pode-se ver a parte da tatuagem que diz “E 1”.

Na sua forma hibrida, Page One consegue se mover muito mais rápida e habilmente, facilmente mandando o San-, quer dizer, O-Soba Mask, voando com um ataque das suas garras. Isso novamente prova que os usuários de Zoans Ancestrais como o Page One são muito mais poderosos em combate quando em forma hibrida ou humana, já que eles podem usar seus atributos muito melhor (da mesma forma que Jack, que mostrou ser mais forte na sua forma humana do que na sua forma de mamute).

Quando o O-Soba Mask pula no ar, ele menciona pedir para Franosuke e Usohachi para que mudem o design de sua roupa, algo que muitos de nós também pensamos. Dessa forma ele pode usar o seu poder no futuro sem ter que parecer com o Stealth Black que é tão a cara da Germa.

Ele já cai chutando a cara do Page One, o qual grita de dor. Mesmo notando que o O-Soba Mask parece não ter problemas para lidar com o Page One, me entristece saber que a maior parte da luta provavelmente será fora das câmeras daqui em diante.

Law diz que é muito perigoso ficar na capital e sugere ir para Ebisu Town. Isso significa que, desde que ele não tenha se perdido em algum lugar, o Zoro pode finalmente se reagrupar com eles*. Claro, isso significa que o Sanji não vai ir com eles e a muito esperada reunião do Zoro e do Sanji (e a sua gabação por ter uma recompensa maior) terá que esperar mais um pouco (conhecendo o Oda talvez até a recompensa do Zoro ser maior que a do Sanji de novo)

*Nota do Akichi: Mais alguém quer apostar no senso de direção do Zoro hoje em dia?

A cena corte para o banquete do Orochi, onde a O-Robi conseguiu deixar as festividades para procurar o poneglyph escondido, que é a verdadeira razão para ela estar treinando como uma gueixa, para se infiltrar no castelo com a esperança de encontrar um poneglyph em algum lugar dentro dele. Essa cena também nos mostra um jardim exterior do castelo, um local que não tínhamos visto antes.

Para procurar por um quarto secreto, Robin usa seu poder para bater na parede em busca de um som oco.

Mas do nada, ele é emboscada…!!!

O ONIWABANSHU DO OROCHI (オロチの御庭番衆)

Ninjas! Tantos deles! O Oda manda uma impressionante quantidade de designs todos de uma vez, todos incríveis e intrigantes de sua própria forma. Esses formam o Oniwabanshu do Orochi, mas o que é esse grupo de shinobi? Bom, vamos fazer uma viagem pela historia ninja! Nin nin!

Nota do Akichi: Eu não sei vocês, mas eu não iria querer ter um guia para lugar nenhum se ele falasse assim.

CULTURA: ONIWABAN (御庭番)

O Onibawanshu do Orochi provavelmente é baseado no Oniwaban do Yoshimune (御庭番) da vida real. Trata-se de um esquadrão de onmitsu usados pelo shogun Tokugawa Yoshimune no século XVIII do Japão. Onmitsu eram espiões do governo, a maioria é reconhecida como ninja, operando pelo shogun e agindo como guardas do seu castelo. Eles eram responsáveis pela segurança e inspeção, assim como eram seus seguranças pessoais (junto dos samurais que o servem). Seu nome, “Onibawan”, essencialmente significa “guarda do jardim interior”, com o “O” servindo da mesma forma que o honorifico mencionado anteriormente. O “shu” adicionado no final na versão de Oda simplesmente significa “”, o que, quando usado como sufixo, significa “grupo de pessoas”, sendo assim um “honorável grupo de guardas do jardim interno” (御庭番衆, Oniwabanshuu)

De qualquer jeito, com cada membro parecendo tão distinto e único, vamos dar uma olhada nesses designs!

Esse homem grande veste uma roupa com um estilo mais samurai do que o ninja genérico. Ele tem um capacete Kabuto com um par de fukigaeshi (As coisas do lado do rosto dele) com uma flor pintada em cada uma, provavelmente o símbolo do Orochi o qual nós vimos em outros capítulos ao redor de Wano (e também aparece no topo do capacete dele), e chifres vindo logo acima. As maçãs do rosto definidas e os grande lábios dão a a impressão de que ele usa uma máscara Kabuki, como se ele tivesse uma mascara cobrindo seu rosto real (embora eu ache que esse é o rosto dele realmente)*. Enquanto parte da sua armadura parece com a de um samurai, você ainda pode ver o colete ninja por baixo do seu cabelo. Ele tem cabelo muito grande, o qual cobre a maior parte do seu corpo, e carrega uma katana nas suas costas.

*Nota do Akichi: Ele parece o tio polvo, isso sim! O tritão, você sabe.

Um dos designs mais peculiares, um homem montado em um peixe gato estranhamente grande, provavelmente inspirado pela lenda japonesa de Namazu (鯰), um grande peixe gato que dizem capaz de causar terremotos.* Na verdade é possível ver o peixe gato engatinhando pelo painel com a sua cauda atrás da garotinha. De qualquer forma, falando do cara em cima, ele usa uma roupa de ninja com um laço tsuna bem grande nas suas costas, como aquele de um yokozuna. Ele usa uma mascara peculiar com um lado preto e o outro branco (O segundo tendo pontos menores ao redor, talvez simbolizando o sol)**. Mais notável é o tambor tomoe nas suas costas, similar ao do deus do trovão, Raijin (雷神), mas aqui os tambores foram trocados por bolas de fogo. Ele até faz uma famosa pose de Raijin com os braços.

*Nota do Akichi: Ou talvez o Oda queria usar o design da laboom de novo porque não tinha peixes com caras fofinhas o suficiente.

**Nota do Akichi: Ninguém vai comentar que a boca da mascara dele tem uma boquinha de gato? Chame aquilo do que quiser, mas meio que tira a seriedade da coisa.

O próximo ninja usa um shozoku tradicional (vestimenta ninja) e aparenta está fazendo a pose de Nio, assim como tem uma nuvem de fumaça sobre seus ombros, simbolizando o tenne do Nio (天衣, uma roupa que é usada por muitos deuses da mitologia xintoísta) como visto em muitas de suas estatuas, lembrando muito também o Saco de Vento carregado pelo Fujin, o Deus do Vento. Os Nio são descritos como os dois guardiões de Buda, sendo poderosas figuras imponentes, muito vistas em templos budistas. Eles serviram como inspiração para a criação do Gear Fourth (como mencionado por Oda), daí a similaridade na pose dele com a do Luffy no Gear Fourth.

Uma jovem garota shinobi, ela veste um kimono leve e com detalhes florais, tendo flores enroscadas em seu cabelo (de novo, um simbolismo de flores). Ela carrega uma katana nas costas e parece ser incrivelmente animada, provocando a Robin por subestimar os ninjas.

Um homem esquisito que se mantém agachado, com uma aparência quase fantasmagórica. Bandagens ocultam seu rosto, sua cabeça sendo coberta por uma espécie de manto que se assemelha aos telhados de palha do Japão.

Esta bela moça está usando um kimono com detalhes florais e tem um cachecol ornamental flutuando em torno de seu corpo, parecendo com aquele cara Nio que mencionei antes. Ela também veste um obi ornamental com uma grande fita brotando de trás dele e seu cabelo está arrumado e firmado por um kanzashi (簪, ornamentos de cabelo japoneses) com três caveiras nele. Por fim, a jovem está tocando um shamisen, o qual às vezes é usado para representar deusas japonesas, uma imagem reforçada por sua detalhada maquiagem e beleza.

O ninja seguinte, também vestindo o tradicional shozoku, possui um cabelo longo e ondulado que desce até suas costas. O que é mais notável é que ele está fazendo a clássica pose de ninja, além de segurar um pergaminho com a boca. A pose ninja, como já mencionado no Haki da Observação anterior, é chamada de kuji-kiri, e se dizia que era utilizada por ninjas para se manterem calmos e atentos, apesar de, na cultura pop, ter sido associada com a utilização de um jutsu ou transformação. Por outro lado, o pergaminho na boca (que já vimos o Oda mostrar antes com o Raizou) é frequentemente associado a ninjas, mas suas origens vêm de uma famosa peça de teatro kabuki, na qual o ninja Nikki Danjo se transforma num rato para roubar um pergaminho. Voltando à forma humana, ele aparece na pose kuji-kiri enquanto ainda tem o pergaminho na boca (de quando pegou como rato), imagem que se tornou um forte ícone na cultura ninja e em suas representações.

Indo para o próximo da lista, este ninja aparece como um homem gordo de rosto cheinho. O tal rosto pode parecer um tanto familiar, já que é semelhante ao de um komainu, com sobrancelhas, nariz, boca e bochechas de tal, ainda que, em grande parte, se pareça com um boneco daruma também, especialmente o bigode. Ele tem um grande capacete kabuto cobrindo sua cabeça além de um shozuko para gordinhos.

Este ninja alto está usando uma vestimenta tradicional e se destaca, principalmente, por sua mascara oni, além do cabelo grande e ondulado. Dito isso, é difícil distinguir o que é parte de sua mascara e o que é seu corpo, já que os dentes parecem bem realistas, mas poderiam ser parte da mascara também. Por cima dos olhos dela, podemos ver o que parecem ser óculos, provavelmente para se enxergar por detrás da máscara.

E, finalmente, este enorme ninja se pendurando no telhado. Sua roupa é a mais tradicional (ao menos de acordo com a representação cultural) para um ninja, com seu rosto coberto por uma mascara. Possui shurikens estampadas em sua roupa, assim como o Nio e o cara do pergaminho na boca. Também possui uma caveira no topo de sua bandana.

Fukurokuju (福ロクジュ)

E, é claro, o líder deles, Fukurokuju. Seu nome não é nada sutil, originando-se do… bom, Fukurokuju (福禄寿), um dos Sete Deuses da Sorte da mitologia japonesa, seu nome literalmente significando “felicidade, fortuna e longevidade”. Muitas vezes representado tendo uma cabeça anormalmente alongada, grande barba e lóbulos gigantes, Oda se manteve bem fiel à descrição original, com a maior adição sendo um par de óculos de sol. Em seu kimono, no meio das shurikens, ele tem o kanji “(忍)”, que é o primeiro caractere da palavra “ninja” (忍者) e o principal de “shinobi” (忍び).

A Robin só tem uma chance para explicar a situação, o que a deixa contra a parede. Porém, dada sua astúcia, eu com certeza a acho capaz de se livrar dessa situação, usando sua esperteza e encontrando uma boa resposta para dar.

Isso conclui nossa ênfase especial na cultura ninja e sua história! Junte-se a nós na próxima vez que tivermos uma viagem pelas complexidades da cultura japonesa! Com isso, voltamos à análise regular normalmente:

Bem, agora que finalmente terminados essa parte dos ninjas, vamos para a próxima cena. Enquanto vemos o grupo andando pela floresta de bamboo, o Momonosuke segue treinando duro, enquanto o Chopper age como um ninja e sobe no topo dos bamboos.

Porém, eles acabam se encontrando com uma naufragada Big Mom, que foi trazida para cá após cair do Chanter, similar a como o Luffy foi parar na praia após cair na água, por culpa do polvo e da cachoeira. Tanto ela quanto o Napoleon estão adormecidos.

Percebendo que ela veio atrás dos Chapéus de Palha, o Chopper toma a decisão imediata de matá-la aqui e agora, mas é claro que uma tentativa dessas nunca surtiria efeito pois seu corpo mais parece um balão de aço, e uma espada como essa nunca seria capaz de causar algum dano real.

Mas, quando retoma a consciência, a Big Mom exclama…

Sim… Por cair na água e quase se afogar, a Big Mom sofreu um caso grave de amnésia, esquecendo até mesmo quem ela é. Alguns dizem que algo assim não é sem precedentes, já que ela não lembra de ter comido a Carmel ou destruído Elbaf, mas é preciso lembrar que nessas situações ela simplesmente não estava consciente de suas ações. É bem diferente claramente apagado/inconsciente e simplesmente esquecer de algo. Agora, devido ao seu psicológico frágil, não é lá muito surpreendente ela perder sua mente, então ao menos isso tudo faz algum mínimo sentido. Se isso é algo forçado na história ou não, eu vou deixar pra vocês decidirem, mas independente de tudo eu acredito que é melhor deixar nas mãos do Oda e esperar um pouco antes de entrarmos em pânico quanto a isso. Embora isso possa parar com a fúria da Big Mom com os Chapéus de Palha, o bando dela ainda deve lembrar de tudo e devem estar procurando por ela, então vai ser interessante ver pra onde essa situação vai caminhar.

Aliás, sendo parte de sua alma, o Napoleon também está ultra confuso. Eles realmente são sincronizados!


Sobre a amnésia da Big Mom, o Oda...

Ver Resultado

É HORA DE MORFAR!

Que capítulo louco nós tivemos, né? O Oda sempre nos surpreende, olha… Maldito!

Como sempre, obrigado ao Artur pelo conteúdo do HDO dessa semana e sem mais delongas, vamos à enquete!

A questão aqui é direta: Tá, e esse papo da Big Mom sem memória, o que vocês acharam? As reações aqui estão múltiplas, variando desde pessoas que acharam uma saída genial do Oda pra controlar o caos que seria uma guerra entre Luffy x Kaidou x Mama, ou pessoas achando que foi apenas mais uma tentativa do Oda de nerfar a Big Mom, já que ele criou um monstro forte demais pra enfrentar qualquer um e então precisa nerfá-lo pra torná-lo um inimigo superável.

Eu particularmente nem sei o que pensar, mas como sempre foi dar uma colher de chá pro Oda e acreditar que ele vai guiar a história daqui pra frente fugindo do óbvio, porque se ele for pelo caminho de tornar a Big Mom uma aliada do bando eu vou acabar me decepcionando, já que ela é uma Yonkou e o mínimo que eu espero é que o Luffy desça o cacete nela. hehe Ainda assim, eu quero confiar no Oda e acreditar que ele vai dar um super plot twist no final dessa história. To confiando!

Mas e vocês? Animados ou não? Acharam um artifício pobre do Oda, botar essa amnésia na Big Mom? Deixem suas opiniões abaixo e vamos conversando!

Até a próxima semana, pessoal!

Recomendamos

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)