Haki da Observação

Capítulo #927

Por COMENTÁRIOS

Fala pessoas! Tudo bom?

Semana de mangá é semana do que? DO QUE?!?! De esquenta com HDO!

O HDO dessa semana tá show de bola, pra variar, e tem até as palavras mágicas “mãe” e “Luffy” no meio!

Como sempre, fica o agradecimento ao Artur pelo conteúdo maravilhoso.

Agora corram para ler!

Versão Original: The Library of Ohara
Autor: Artur

Versão Brasileira: One Piece Ex
Localização: Mr. Caio e Brazilian Cara
Diagramação: Baruch, Mr. Caio

Créditos: The Library of Ohara


O pedido de capa dessa semana é bem direto, sendo uma luta entre o Garp e um urso, ambos tentando pegar um salmão. Como vocês devem saber, ursos normalmente vão para rios tentar pegar peixes, e o Garp também é muito bom em sobreviver na selva, tanto que colocou o Luffy pra passar pelos mesmos desafios, pra que ficasse forte. A piada aqui é que os ursos são conhecidos pela sua letalidade, já que um urso desse tamanho facilmente mataria um humano normal com um único soco. Para alguém forte como o Garp, porém, é fácil lutar com o urso e empurrá-lo pra longe, como se não fosse nada.

Mas calma aí… Só um segundo… Quem fez o pedido de capa foi… O Noda Skywalker! Qual é a da preferência, Oda?!

O bando finalmente está junto de novo! Bem, parcialmente ao menos, mas finalmente estão interagindo um com o outro de novo. Ainda não tivemos a reunião completa, mas tenho certeza que é só questão de tempo. Por enquanto, esta é a primeira vez que o Sanji vê a Robin, o Franky e o Usopp novamente, desde o capítulo #701. Sim, são 227 capítulos desde a última vez em que estiveram juntos! Seu reencontro com o Zoro ainda parece meio distante, já que não fazemos nem ideia de onde o cabeça de marimo se perdeu. Os três também não se reencontraram ainda com o Luffy, embora seja possível que já tenham se reencontrado com a Nami, o Chopper e o Brook.

Mesmo com o Luffy tendo sido surrado e capturado por um Yonkou, eles ainda estão rindo e fazendo pouco caso da situação. Isso mostra o quanto eles confiam em seu capitão.

Aliás, o sapo que estava com o Usopp nos capítulos anteriores ainda está aqui, comendo soba da cuia do Usopp. Confirmado como novo mugiwara.

Outra coisa, o Franky está usando suas mãozinhas para comer soba, já que suas mãos normais são grandes demais pra fazer isso de forma confortável.

Quando a Robin sorri de volta para o Sanji, o Oda usa a onomatopeia ‘二コ‘, que significa ‘sorrir’. Pode ser uma piada, já que essa onomatopeia é lida como Nico.

Enquanto isso, o Usopp come todos os macarrões da cuia de uma só vez. Que comilão!

Um detalhe interessante é que todo mundo está usando seus apelidos, de forma a evitar serem expostos. Por exemplo, o Sanji chama a Robin de “O-Robi-chan“, o Franky chama o Sanji de “Sangoro” e o Usopp chama o Franky de “Franosuke“. A única exceção foi no caso do Usopp falando da comida do Sanji, já que foi um comentário mais íntimo, falando de seu retorno ao bando.

Nota (Mr. Caio): Essa cara do Sanji me representa 100%.

Porém, quando algumas pessoas suspeitas aparecem ao longe, Usopp rapidamente percebe eles. O sapo também encara firmemente. O sapo é o novo Napoleon!

Entre as senhoritas na fila, tem uma com… barba. Parece que tem Okamas em Wano também!

Quando os três homens cortam a fila, uma das mulheres olha pra isso com nojo/preocupação.

É revelado que eles são Kaku, Kuni e Suke (dada a ordem de leitura japonesa, eu estou assumindo que o da esquerda é o Suke), os membros de uma espécie de gangue da yakuza comandada pelo Kyoshiro. O fato de serem parte da “família Kyoshiro” serve como uma dica de que “Kyoshiro” na verdade é o seu sobrenome. Eles chamam esse local de sua “ilha”, embora muito provavelmente estejam se referindo apenas a essa parte da Capital das Flores, e não a ilha inteira aonde reside Wano. Em um pensamento mais aleatório, será que similar a como Alabasta é a “Ilha de Areia“, será que a ilha de Wano também possui um nome, além de “País de Wano“?

Além de tudo isso, o Kaku é mais uma personagem a ter nome repetido na obra, já que ele possui o mesmo nome do membro da CP0 favorito de todo mundo.

Nota (Mr. Caio): Isso aí é coisa do Artur, meu membro favorito é o Hattori.

A criança chora quando jogam seu soba pra longe, mas ela continua sorrindo e a onomatopeia usada para o choro é “ahahahahaha”. Isso, claro, é explicado mais pra frente no capítulo.

Veja bem, Sanji, eu realmente entendo que você se importa com comida e etc, mas será que alguém do bando está minimamente preocupado em não chamar atenção? Agora o Kyoshiro foi lá e avisou o Queen disso tudo. Dessa forma, todo mundo do Trio Monstro já chamou atenção de alguma forma em Wano.

Rapaz, fazia tempo que o Franky não dava um Iron Suplex. Nesse caso, porém, ele chama de “Franosuke Iron Suplex“. Tem que manter o disfarce!

O Sanji e o Franky derrotaram o Kaku e o Kuni, mas o Suke não é visto em lugar nenhum, o que significa que ele fugiu.

TOKO

Somos então apresentados a essa garotinha adorável chamada de Toko, que tem a estranha mania de sorrir o tempo todo. Ela faz a piada de ter o nome “O-Toko“, pois o prefixo honorífico “O-” (como em O-Tama, O-Tsuru, etc…) faz seu nome parece Otoko, que é a palavra japonesa para “homem”. Ela é uma Kamuro de uma famosa cortesã em Wano, a Komurasaki.

Cultura: Cortesãs e Kamuros

Cortesãs

O termo “cortesã” se refere a uma mulher que comparecia a cortes para entreter indivíduos poderosos. Embora haja registros de cortesãs de diferentes tipos por toda a história, a ocupação geralmente se refere a mulheres que ofereciam companhia íntima a monarcas ou outras figuras de autoridade que não podiam (ou não queriam) compartilhar seu tempo com seus/suas cônjuges. Especialmente no Japão, onde cortesãs geralmente eram encarregadas de dar prazer, uma ocupação basicamente exata à de prostitutas. A grande diferença é que, por oferecerem seus serviços a monarcas e outros homens de riqueza e poder, elas possuíam uma posição social muito mais elevada do que a de prostitutas comuns.

Kamuro

Enquanto isso, uma “kamuro” era alguém que auxiliava uma cortesã com todas as suas necessidades pessoais, sendo que múltiplas kamuro poderiam servir uma única cortesã próspera. Elas eram geralmente bem novas, com cerca de dez anos de idade, e eram encarregadas de ajudar a cortesã da forma que pudessem. Elas eram conhecidas por se esforçarem para tornar o clima mais agradável com risos e brincadeiras constantes, uma característica que certamente inspirou o Oda ao criar a O-Toko. Além disso, as kamuro tinham nomes curtos e simples (como “Toko”), enquanto suas cortesãs usavam nomes bem mais elaborados para fascinar seus clientes (como “Komurasaki”).

A Toko também menciona a “desfile das cortesãs”. Isso se refere ao “oiran dochu”, uma procissão pública em que as cortesãs caminhavam com suas companhias pelas ruas, vestidas com seus melhores trajes, como vimos a Komurasaki fazendo perto do fim do capítulo.

Dito isso, vamos falar um pouco sobre a Komurasaki, pelo menos em sua ocupação como cortesã. Pelo nome, ela pode ter sido inspirada por uma Komurasaki que realmente existiu na história do Japão, durante o século XVIII. Dizem que ela era uma cortesã bela e famosa, que estava apaixonada por um homem chamado Hirai, que queria comprar sua liberdade. Ele tentou conseguir o dinheiro tornando-se um ladrão, mas acabou executado. Quando um homem rico quis se casar com ela em troca de sua liberdade, Komuraski tirou a própria vida diante do túmulo daquele que amava. Desde então, ela foi retratada em muitas obras de arte japonesas.

Enfim, nossa aula de cultura é rapidamente interrompida pela senhora do capítulo 909, que como imaginávamos, tem um envolvimento mais direto na história. A Robin se refere a ela como “mestra”, por ser a responsável pelo seu treinamento para ser uma gueixa. Ela diz ter boas novas para a Robin, mas logo muda de assunto para falar da Komurasaki – apesar disso, ela não demora para contar que a Robin foi escolhida para se apresentar para o Orochi, o que significa que a parte dela no plano pode finalmente seguir adiante. É muito importante destacar aqui que, por ser uma gueixa (e não uma cortesã), a Robin vai fazer uma apresentação de dança ao Orochi, e nada mais.

O Usopp se refere a ela como a “velha lanterna de papel”, já que o formato do cabelo faz ela parecer uma lanterna de papel tradicional.

A senhora continua dando força à reputação da Komurasaki como a “mulher perfeita”, desejada por todos os homens. Como o País de Wano está isolado do resto do mundo, é interessante notar como o povo não tem conhecimento da Hancock – famosa por ser a “mulher mais bela do mundo”; para o país, a Komurasaki é a única digna dessa posição.

O Franky não entende de início o que é uma cortesã, mas logo faz a associação quando a senhora usa o termo “super estrela”. Só ele mesmo.

A Komurasaki é tão deslumbrante que uma mulher começa a chorar só por vê-la.

Quando a O-Toko chega correndo, outra kamuro parece olhar para ela com desdém, provavelmente por causa de sua atitude alegre, mas meio irritante.

Esse auxiliar na procissão me lembra muito do Enel.

Algo que deve ser rapidamente destacado é o traje da Komurasaki. Ele é curiosamente similar ao traje da tocadora de shamisen (ou samisém) da abertura e encerramento de cada ato do arco de Wano. Será que é a mesma pessoa, levando em conta que muitos deduzem que ela terá uma participação mais importante na história?

À medida em que a Komurasaki vai andando, múltiplos homens desmaiam por onde ela passa. Mas o mais interessante é este painel, em que podemos ver de longe os portões do palácio. Óbvio, já que ela está indo para a residência do shogun.

Em todo o caso, quem será a Komurasaki? Uma personagem totalmente nova, ou com alguma ligação com alguém que conhecemos? Será que ela pode ser a Hiyori (irmã do Momonosuke), após herdar a beleza de sua mãe e manter sua identidade em segredo dos outros habitantes de Wano durante todos esses anos? Ou ela é outra pessoa? sErÁ qUe É a MãE dO lUfFy?

Como mencionei antes, parece que o Suke realmente escapou do Franky e do Sanji anteriormente, indo direto para o Kyoshiro passar o relátorio. Kyoshiro está sendo vestido por duas servas, dizendo que vai para o banquete do Orochi, provavelmente o mesmo que terá a presença da Komurasaki. Os móveis em sua casa mostram que ele é, claramente, um homem com bastante condições, o que encaixa com o status de fornecedor da família Kurozumi.

Dito isso, veja a casa pelo lado de fora, o painel meio que indica que é, na realidade, aquela grande pagoda que pode ser vista em todos os painéis panorâmicos que mostraram a Capital das Flores. Inicialmente eu achei que era uma construção religiosa, mas trata-se apenas de uma casa, ao que tudo indica. Praticamente o Tio Patinhas!

Além disso, isso parece se passar numa área da capital chamada “Sakyo” (左京). Em japonês, Sakyo significa “lado esquerdo da capital” (como era usado em Kyoto no passado), já que é aí que a pagoda se encontra.

Kyoshiro diz ter chamado o Queen, pedindo que envie assassinos para lidar com eles. Ótimo, outra Calamidade envolvida. Dito isso, ele não especifica o gênero do Queen, usando apenas “奴” (Yatsu, algo que pode ser traduzido mais ou menos como “aquela pessoa”), já que o Oda está tentando manter o mistério quanto a essa informação.

Então, cortamos para o palácio no alto da grande árvore que, exatamente como assumimos, é a residência do Shogun. E olha só, no fim o Orochi é… Uma Yamata no Orochi! Sim, que chocante… Com o nome de “Orochi” era óbvio que essa seria sua Akuma no Mi, então não é lá uma grande surpresa. Para vocês que não sabem ou não lembram, a Yamata no Orochi é uma criatura do folclore japonês com oito cabeças de cobra/dragão, bem similar ao conceito ocidental da Hidra. Provavelmente se trata de uma zoan mítica, possivelmente a Hebi Hebi no Mi, Modelo: Yamata no Orochi (caramba que nome grande).

Neste caso, nós vemos cinco das 8 cabeças do Orochi conversando com um subordinado, dizendo que finalmente ele fará a Komurasaki ser dele. É possível que, mesmo sendo sua cortesã, ela ainda não retribuiu seus sentimentos, o que faria o Orochi desejar que ela se apaixonasse por ele (similar a como o Urashima queria que a O-Kiku se apaixonasse também). Sua fruta pode até ser óbvia, mas estou mais interessado é pela aparência normal dele. Como será que ele se parecerá? Alguém sério e assustador ou será que o Oda vai “odar” novamente e por uma aparência mais exagerada e caricata?


O que esperar da Komurasaki?

Ver Resultado

Chegamos ao fim de mais um HDO, valeu Artur!

Essa semana temos o capítulo #928 e o mínimo que espero é uma página dupla mostrando o Shogun em toda sua magnitude. Dito isso, aposto que o Oda vai nos trollar e nem vai mostrar nada.

Agora falando da enquete! A tal Komurasaki apareceu com pontas soltas suficientes pra ter um arco só dela, então fica a questão: Será que teremos realmente um papel importante dela nessa história? A fanbase tá meio louca com essa mulher já, disseram que é a Hiyori, que é moça do Shamisen, que é as duas, que é a mãe do Luffy… O que vocês acham? Será que é só mais uma personagem pro Oda mostrar rapidinho e não ter qualquer valor, ou vai ter de fato um impacto na história de Wano?

Ah, queria pedir um favor de vocês antes de terminar o HDO. Na real, trata-se de uma pergunta simples e direta: Vocês gostariam de uma entrevista com o Artur? Se sim, que pergunta fariam pra ele? Não vale “Você é o Oda?”, essa é óbvia demais! haha
Por favor, respondam com sinceridade! =)

Nos vemos semana que vem! E boas férias pra quem está de férias, boa viagem pra quem for viajar! 2018 tá na reta final!

Abraços e comentem bastante!

Recomendamos

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)