Haki da Observação

Capítulo #922

Por COMENTÁRIOS

Fala pessoal!

Como prometido, para compensar as semanas com HDO atrasado, taí o do capítulo #922! Podem correr pra ler porque amanhã sai o do #923! \o/

Versão Original: The Library of Ohara
Autor: Artur

Versão Brasileira: One Piece Ex
Localização: Pripa e Mr. Caio
Diagramação: Baruch e Dylan

Créditos: The Library of Ohara


Nós continuamos, mais uma vez, com os pedidos de capas, desta vez com um desenho adorável da Koala mostrando aos Kung Fu Dugongs como praticar o Karatê Tritão. O nome dela está escrito nas carapaças dos dugongs. Por outro lado, em seu karategi (空手着 o kimono usado tradicionalmente no karatê), há o kanji “竜宮”, ou Ryugu, que é um famoso palácio vindo de lendas japonesas, no qual diz-se habitar o famoso Deus Dragão Ryujin. Neste caso, Ryugu também tem o mesmo nome que o reino da Ilha dos Tritões (assim como seu palácio real), então o karategi da Koala pode ser uma referência a isso, já que ela é afiliada à raça dos tritões. Ryugu também possui o kanji de dragão (já que pode ser traduzido, literalmente, para “palácio do dragão”), o qual também poderia indicar o fato de que ela é um membro do Exército Revolucionário. Bastante apropriado para este capítulo, né?

É difícil calcular a cor da faixa da Koala por conta do preto e branco do mangá, mas parece mesmo ser uma faixa preta, o nível máximo que se pode atingir, o que faz sentido, considerando o quanto a Koala é boa no Karatê Tritão.

Além disso, na maioria dos treinos de karatê, deve-se tirar chapéus e sapatos, o que vemos a Koala fazer aqui, chegando ao ponto de ficar descalça em cima de uma rocha para não quebrar as regras do karatê.

Enquanto o grupo entra em pânico por conta da aparição de Kaidou, Penguin usa seus binóculos para conseguir vê-lo melhor. Afinal de contas, como descobriremos mais tarde, o Kaidou não é grande o suficiente para ser visto dali, especialmente com o grande portão Torii no meio do caminho.

Isso serve para mostrar o quanto o portão é grande (e como o Kaidou não é tão grande assim), uma vez que esconde o enorme dragão atrás de si por conta de seu tamanho.

Dito isso, o som que Kaidou está fazendo pode ser ouvido dali, já que os efeitos sonoros continuam junto aos quadros de reação, indicando um barulho bem alto ao longe. Esta é a mesma onomatopeia utilizada no último capítulo, demonstrando que a fonte do barulho é o próprio Kaidou. Neste caso, a onomatopeia (ゴゴゴゴゴ, gogogogo…) é feita para soar como um grande estrondo.

Como mencionei da última vez, o trauma de ver o Kaidou em sua forma de dragão faz com que o Momonosuke volte a ser um dragão, já que sua frágil condição física o torna incapaz de controlar devidamente sua fruta, fazendo com que se transforme, por instinto, em um dragão.

Kin’emon menciona novamente seu ódio pela raça dos dragões, uma alusão ao que disse no passado, em Punk Hazard, enquanto enfrentava o dragão de Vegapunk.

Mais uma vez, o Oda faz um resumo das ações, nos arcos anteriores, que levaram a isso. Mesmo que possa parecer redundante, tenha em mente que muitos dos leitores (que não são tão fãs quanto nós) podem ter já esquecido destes eventos, então o Oda sempre tenta mantê-los frescos nas cabeças dos leitores.

No entanto, existe um pedacinho de informação interessante aqui, que é o fato do Kaidou estar produzindo armas, as quais provavelmente foram vendidas, em grande parte, por meio do mercado negro clandestino do Doflamingo. Isso pode ser, de fato, o pagamento que o Kaidou estava oferecendo a Doflamingo em troca dos Smiles, já que ele (Doflamingo) poderia revendê-los para muitos outros países com bem mais facilidade. Então, quem sabe, isso talvez queira dizer que as armas de ferro-sakê realmente vêm de Wano!

Para aqueles que não se lembram, deixe-me refrescar suas memórias: o ferro-sakê foi mencionado pela primeira vez no Capítulo 803. Após inspecionarem as armas do mercado clandestino do Doflamingo, os revolucionários descobriram que eram feitas de um metal especialmente raro, o ferro-sakê (酒鉄鉱), um tipo de ore que pode ser encontrado somente em poucos países ao redor do mundo. Poderia este ser um foreshadow vindo do Oda, indicando que o Kaidou estava produzindo essas armas?

Bom, na verdade, esse foreshadow já havia aparecido anteriormente! Eu falei sobre no passado, mas tudo isso está relacionado à história de capa do Caribou. Nessa história, ele naufraga em uma ilha que faz parte do território de Kaidou (na mesma ilha que o Drake estava durante o pré-timeskip, se você se recordar dessa cena), feita, em grande parte, de metal. Ali, ele encontra uma fábrica do Kaidou, na qual estão produzindo armas. Portanto, mesmo ali não sendo, provavelmente, nem Wano nem Onigashima, já nos foi mostrado que os produtos sendo construídos nas fábricas do Kaidou não são nada mais nada menos que armas. Toneladas de armas sendo fornecidas no mundo todo, servindo para causar guerras sem sentido, o que é apenas mais uma das coisas terríveis que o Kaidou já fez.

Sim, ainda que Wano possa estar parada no tempo e os Piratas das Feras contem, principalmente, com a luta selvagem, já vimos vários membros da tripulação do Kaidou usarem armas avançadas, sendo assim, eles podem estar muito mais munidos de tecnologia do que imaginávamos a princípio.

Enquanto o Law explica a situação, a Shinobu pode ser vista consolando o Momonosuke.

Por outro lado, o Penguin e Shachi podem ser encontrados observando o Kaidou à distância, com o Penguin usando seus binóculos mais uma vez.

Este quadro nos dá a representação mais completa dele que tivemos até aqui (e, mesmo assim, partes do Kaidou ainda ficaram de fora!). Como eu disse anteriormente, ele não é tão gigantesco quanto algumas pessoas disseram que é, na verdade, ele é apenas bem longo por conta do seu design que se assemelha ao de uma serpente.

Além disso, sua cabeça mal atinge o tamanho de uma das casas, as quais nem são tão grandes assim, para começo de conversa.

E, se quisermos fazer comparações diretas com o Luffy, o qual aparece posteriormente no capítulo, sua cabeça parece ter mais ou menos de 9 a 10 metros, praticamente a altura da Big Mom. Isso, é claro, desconsiderando seu tamanho ao ficar em pé e reto com seu corpo de serpente. Dito isso, o Kaidou ainda é um inimigo incrivelmente intimidador e bastante grande, mas não tão grande quanto um arranha-céu, como algumas pessoas estão hypando que ele seja.

E, como eu disse, a parte mais intimidadora é somente quão longo seu corpo realmente é. Assistir a uma criatura dessas, parecida com uma serpente, cruzar os céus deve ser uma visão terrivelmente hipnotizante.

Tanto os subordinados do Jack quanto os ladrões do Atamayama fugiram sem se enfrentar, devido a ambos estarem aterrorizados com a grande besta pairando sobre eles.

Mais uma vez, eventos do passado do Shutenmaru foram insinuados, quando esse ainda era conhecido como o Ashura Douji, enfrentando o Kaidou pelo bem de Oden.

Mais interessante, no entanto, é a figura próxima a ele, a qual claramente parece ser uma das três figuras que o Kin’emon mencionou, o que significa que deva ser ou o Denjirou ou o Kawamatsu.

Eeeee podemos, mais uma vez, ver o lado bobo do Kaidou, já que quando ele está bêbado, tende a demonstrar vários tipos de emoção. Nós já o vimos como um bêbado chorão, como um bêbado agressivo e, agora, o vemos como um bêbado risonho.

Como um bêbado risonho, ele também está dando uma risada bem alcoolizada, “fuhihihi”.

O Kaidou olha pra o Jack com deboche, afirmando que não está bêbado. É comum que pessoas bêbadas se recusem a aceitar que estão alcoolizadas, já que perdem muito do seu senso de realidade.

Qual é a de ser um yonkou e ter ataques de fúria contra seu povo por conta de comida? Logo logo, é bem possível que vejamos o Kaidou perseguindo os chapéus de palha por metade do arco e berrando “SAKÊÊÊÊÊÊ”.

A O-Tsuru permaneceu extremamente fiel ao Kin’emon, se recusando a casar com outro. Como vimos com o Urashima, para alguém como ela poder permanecer sozinha, deve ter passado por muitas dificuldades.

Interessantemente, ao menos dentro deste contexto, o Kaidou não é chamado de capitão dos Piratas da Fera, mas de Governador, como o título do capítulo sugere (総督, soutoku, literalmente “general governador”). Um general governador é um general militar que também detém o poder de governar uma região, ou seja, que age como um regente, assim como o Kaidou o faz.

Além disso, apesar de todos os subordinados de Hawkins fugirem, ele permaneceu calmo e correu diretamente na direção do Kaidou, tentando levá-lo para outro lugar. Isto demonstra o quão calmo e impassível Hawkins pode ser, até mesmo em situações mais críticas, assim como sua perspicácia ao conseguir desenvolver um plano tão complexo em tão pouco tempo.

De forma a poder conversar mais facilmente com o Hawkins, o Jack se senta (pode ser também pelo seu subordinado estar pondo bandagens nele). Mesmo considerando o tamanho do Hawkins (2 metros e 10cm), e o fato dele estar montado no Kirin, o Jack ainda é maior que ele!

Finalmente temos uma boa visão de Bakura! Há duas coisas de interessante para se destacar aqui:

Primeiramente, o gigantesco portão por onde a Speed chegou com seu navio de tesouros. Ele parece nascer da montanha e, muito provavelmente, leva para um túnel que dá para o outro lado, aonde se encontra a Fazenda Paraíso, muito possivelmente. Há ainda dois grandes buracos redondos nas laterais da montanha. Por que será que eles estão lá?

Em segundo, a entrada: O portal Torii está cercado com cercas que vão até a montanha, embora não pareça grande o suficiente para impedir um humano de passar por ela. É provavelmente algo puramente simbólico. O resto de Bakura parece elevado, estando um pouco acima, com uma série de árvores e mais um portão maior bloqueando o acesso ao interior. A única entrada parece ser o Torii maior, que muito provavelmente está sendo monitorado por guardas.

A rápida passagem do Kaidou em pleno voo gera uma força tão forte que faz alguns dos homens do Shutenmaru voar pelos ares.

O ataque do Kaidou é chamado de “Borobreath”. O Kanji usado é “熱息”, que é composto pelo Kanji de quente e o kanji de bafo/respiração, embora o furigana nesse caso seja “ボロブレス” (Borobreath). Aqui, o “boro” significa “destruir”, provavelmente em uma referência ao poder destrutivo do ataque.

Ah não, os Chapéus de Palha estão mortos! Não é como se o Oda tivesse tentado dar esse mesmo efeito há 22 capítulos! Bem, piadas a parte, eu realmente me pergunto como eles sobreviveram ao ataque. Se o Law estivesse lá a resposta seria bem mais fácil, mas considerando que ele está com o Luffy, eu estou curioso com a forma como eles irão sobreviver.

E finalmente vemos o rabo do Kaidou, assim como o resto de seu corpo, o que nos dá uma ótima noção do quão longo ele é.

Com a lápide do Oden sendo explodida, ao menos temos uma prova de que o ataque de fato acertou o local onde o grupo estava.

O Holdem está chocadaço, a ponto do Kamijirou também ficar de queixo caído.

O Shutenmaru demonstra reprovação ao ver que o Kaidou destruiu as ruínas do Castelo Oden, mais uma vez deixando óbvio que ele é o Ashura Douji.

Bem, GG pessoal, o arco acabou, Luffy derrotou o Kaidou, vamos para a próxima ilha. Falando mais seriamente agora, é óbvio que o Kaidou não vai cair com isso. Pelo contrário, ou a luta deles é interrompida por algo ou o Luffy será derrotado pelo Kaidou, similar a como foi derrotado e deixado para trás por outros vilões como o Crocodile, Enel, Lucci ou outros oponentes, várias e várias vezes ao longo da história. É uma boa forma de mostrar suas diferenças de força e o quanto o Luffy terá de melhorar até enfrentá-lo pau a pau mais pro final do arco.

Pessoalmente, eu espero que o Luffy aprenda alguma lição aqui. Isso tudo aconteceu por conta de sua falta de julgamento e por não levar a situação a sério, o que já custou a ele algumas coisas lá em Whole Cake, então espero que dessa vez ele entenda realmente o que fez e mostre um certo amadurecimento mais para frente.

Tirando isso, o que eu acho interessante é que há algumas gotinhas de sangue caindo do Kaidou (levando em consideração a direção de onde estão saindo, tem que ser do Kaidou). Então, embora eu esteja certo que esse golpe mal afetou ele, isso de fato mostra que o Kaidou não é completamente intocável como alguns disseram que ele é.

E mesmo depois de tudo isso, o Luffy ainda mantém o palitinho de dango na boca! Pelo andar da carruagem ele ainda vai ter isso na boca até na luta final do arco!


Feito pessoal! Mais um HDO, o segundo dessa semana!

Lembrando novamente que amanhã já sai o HDO do capítulo #923. Olha, que correria danada!

Obrigado como sempre a quem acompanha esse quadro com a gente e, obviamente, ao Artur que cria ele toda semana!

Abraços e até amanhã!

Recomendamos

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)