Haki da Observação

Capítulo #914

Por COMENTÁRIOS

Fala pessoas! Tudo certo?

Chegou o HDO da semana, falando de um capítulo que pra mim teve um peso muito importante por N fatores!

Eu falo disso no final e não vou perder muito tempo dando detalhes aqui no começo porque sei que o que vocês querem é ler o HDO, então bom HDO #914 e nos vemos no final desse post! =D

Versão Original: The Library of Ohara
Autor: Artur

Versão Brasileira: One Piece Ex
Localização: Mr. Caio
Diagramação: Baruch

Créditos: The Library of Ohara


Eita! Parece que a história de capas da Grande Frota do Chapéu de Palha continua, agora abordando um oitavo membro não oficial! Sim, caso não se lembre, esse é o Bellamy. Ele disse que não seria parte da frota do Luffy, mas ainda assim pegou um pedaço do Vivre Card dele, lembra?

Curiosamente, ele aparece em uma ilha que é especializada em tingir tecidos, o que fica claro pelo belo muro de bandeiras visto acima da cidade. Parece que essa cidade foi construída sobre uma ilha com ventos fortes, de forma a secar rapidamente os tecidos. Isso é confirmado também pela presença de vários moinhos. O que será que o Bellamy estaria fazendo aqui?

Muitos desses tecidos parecem ser bandeiras, o que significa que esse local pode ser um produtor de bandeiras para muitas pessoas do mundo. Há ainda duas bandeiras que parecem ter um padrão semelhante.

Há ainda um Koinobori (鯉のぼり), um tipo de bandeira japonesa (ou uma biruta, pra ser mais exato), usada durante a Golden Week para honrar o futuro das crianças.

Mas, a bandeira ali… Não é meio familiar? Será que até mesmo alguns yonkous vêm para cá, encomendando bandeiras?

Quando a O-Tama se recupera do envenenamento, Komacchiyo chora de alegria ao ver ela melhor.

O-Tama está sobre um Zabuton (座布団), uma almofada japonesa usada para sentar no chão. Essa, como muitas coisas em Okobore, também está remendada.

O-Kiku é enorme! Considerando que o Zoro tem 1 metro e 81, O-Kiku parece ter ao menos 3 metros!

Tão típico do Luffy dizer algo assim. Ele fala sobre a Big Mom como se não fosse nada.

Aliás, o Luffy está comendo um dango, ou seja, mochi comprimido. Pode ser uma referência boba ao Katakuri.

O-Kiku referece a si mesma com “Sessha” (拙者), uma forma arcaica de se referir de forma educada a si mesmo, usada exclusivamente por homens. Será que isso é uma dica de que ela é uma Okama, ou será que isso é só por ela ser uma samurai e, portanto, prefere usar um termo respeitoso?

A O-Tama se curva várias vezes aqui, se distanciando cada vez mais da comida.

Há algumas placas do lado de fora da loja de chá da O-Tsuru, o que é algo tradicional em lojas japonesas. A da direita mostra “(あま酒)”, que significa “sakê suave“. Do lado esquerdo, a mais à direita mostra “(だんご)”, que significa dango, enquanto a outra mostra “(おしるこ)”, que significa mingau de feijão vermelho, o mesmo que a O-Tama está comendo.

Sério, que fofa.

GASTRONOMIA: O-SHIRUKO

O-Shiruko (com um “o” honorífico, como em O-Tama) é traduzido como mingau de feijão vermelho, sendo um prato tradicional da culinária japonesa, feito com feijão azuki fervido e servido com mochi. É, essencialmente, uma espécie de mingau com mochi, dando a ele um gosto bem doce. Para uma garota faminta como a O-Tama, essa é uma comida bem luxuosa.

Como suspeitávamos, o poder da O-Tama não satisfaz a fome dela. É possível que, em vez de ter uma fruta de comida, ela tem na verdade uma fruta que permite que ela domestique animais através de dangos (similar a como acontece na lenda de Momotaro).

Enquanto a O-Tama se deita para dormir do lado da O-Kiku, lágrimas continuam caindo de seus olhos.

O Luffy acredita que ser capaz de comer comida envenenada é um poder que vem com a idade, e não com o corpo bizarramente sobre-humanos que eles têm.

O Zoro chama seu capitão de “Luffytaro”. O sufixo “taro” é comum em muitos nomes japoneses, mas aqui é muito provavelmente uma referência a Momotaro, já que ele é o protagonista de um dos contos mais famosos do Japão, igual ao Luffy.

Eu adoro o fato de Okobore receber esse nome não apenas por todos viverem comendo sobras da comida da capital, mas também porque os próprios habitantes são a “sobra” do reino.

Muitas pessoas podem se confundir aqui, já que parece estranho que o Oden foi morto há 20 anos. Porém, é preciso notar que a O-Tsuru nunca falou dele ter sido morto naquela época, mas sim que foi destronado.

Isso significa que o Oden deve ter sobrevivendo por muito mais tempo e teve o Momosuke (que tem 8 anos de idade). Ele então viveu até pouco tempo atrás, quando finalmente foi morto quando o Orochi pediu ao Kaidou que aniquilasse o Oden e sua esposa.

O Momonosuke conseguiu sobreviver de alguma forma, com a ajuda do Kin’emon e dos outros, embora o Kaidou tenha usado suas conexões com o Doflamingo para tentar capturá-lo em Dressrosa.

Caso tenha se esquecido, é dito que o Doflamingo tinha ordens para capturar o Momonosuke, provavelmente sobre comando do Kaidou.

Curiosamente, Oden só foi apresentando até aqui como o Daimyo de Kuri, mas parece que seus poderes se estenderam ao ponto de controlar Wano inteira, tornando o Momonosuke o verdadeiro herdeiro de todo o país! Aliás, essa linha do tempo se alinha com o Oden viajando com o Roger, já que isso faz muito mais que 20 anos.

Quando a O-Tsuru menciona a beleza da fazenda, o Oda mostra a O-Tama alegre por ter comido, simbolizando a felicidade que as colheitas da época do Oden traziam para o povo de Wano.

Junto dos habitantes há duas crianças brincando livremente, além de um outro komainu na esquerda do painel.

Na na na na na na na na na na na…

Sim, Batman… De todo mundo que podia estrear, tivemos a primeira aparição do Batman.

Como os outros usuários de Smile, a transformação só se aplica a uma parte específica de seu corpo, com a parte de baixo de seu corpo sendo igual a de um morcego (incluindo os braços e as asas), assim como as presas de morcego saindo de sua boca. Já que morcegos possuem uma audição incrível, ele foi capaz de ouvir o que a O-Tsuru estava falando.

Que regime horrível é este em que uma pessoa não pode nem comentar sobre a pobreza em que vive sem que algum soldado ouça graças a uma audição sobre-humana. Isso me lembra um pouco do Enel lá em Skypiea, com seu Haki da Observação elevado.

Batman menciona um roubo em uma fazenda há algumas semanas, mas definitivamente não deve ser trabalho do Zoro, julgando pela linha do tempo. Mesmo que estiquemos essa linha do tempo o máximo possível, ele só pode ter assassinado o Magistrado alguns dias atrás.

Somos introduzidos a mais uma figura, Gazelleman. Ele tem pernas esguias mas fortes, como as de uma gazela, mas as dele usam meia-calça. Ele tem um rabo pequenino e os chifres de gazela, graças a sua smile. O símbolo no seu peito é uma mistura de um G com um Z (de GaZelle)

Gazelleman menciona que pode chegar à velocidade de 200km/h, que é uma velocidade inimaginável para um humano. Porém, essa velocidade também é muito maior que a normal de uma gazela, que tem uma velocidade média de 90km/h no máximo.

O Batman é um pouco mais fiel, já que morcegos tem uma audição cerca de cinco vezes mais apurada que a de um humano, com a frequência chegando a 100,00hz.

O-Kiku menciona dois novos membros do bando do Kaidou, sendo o Holdem e o Speed. Aqui eu tenho que mencionar algo que eu falei durante o arco de Zou, que o bando do Kaidou é fortemente inspirado em jogos de cartas. Sim, cartas.

Sheepshead, Ginrummy, Scotch e até o X-Drake são todos nomes de jogos de cartas ou as próprias cartas em si. Até o Hawkins é fortemente inspirado nas cartas do Tarot e o Doflamingo e seus subordinados também são inspirados em cartas (Joker, Pica, Diamante, Trebol, Corazon).

Então, vamos citar todos eles:

KAIDO

Pode parecer que não tem muito a ver com cartas, mas no japonês, se trocar o “I” por um “A“, temos (カード), que é a forma japonesa de falar a palavra “carta”.

JACK (Valete)

Uma das três cartas mais altas do deck tradicional de baralho, vindo depois do número 10, seguido da Rainha/Dama e do Rei.

QUEEN (Rainha/Dama)

Mesmo não tendo sido revelada ainda, um documento foi mostrado no escritório do Oda chamado “Jack, Queen and King“, confirmando a teoria que muitos diziam de que as outras duas calamidades seriam nomeadas conforme as cartas mais elevadas do baralho tradicional.

KING (Rei)

O mesmo que a Queen, sua existência foi confirmada pelo documento, tornando-o inspirado na carta de maior valor e provavelmente fazendo dele o braço-direito do Kaidou, seu homem mais forte, o Katakuri dos Piratas das Feras.

X DRAKE

Provavelmente inspirado na carta de número 10, levando em consideração a forte ligação do Drake com o número 10.

SHEEPSHEAD

Um jogo de cartas. A versão americana de um jogo de cartas para cinco pessoas que se originou na Alemanha.

GINRUMMY

Nomeada em homenagem a outro jogo de cartas, Gin Rummy, uma versão do jogo Rummy.

SCOTCH

Provavelmente tirado de outro jogo de cartas, Scotch Whist, também conhecido como “pegue o dez”.

HAWKINS

Não é diretamente uma referência a algum jogo de cartas, mas sua conexão com as cartas de Tarot faz com ele se encaixe no tema do bando.

JOKER

Sendo parceiro do Kaidou, ele é nomeado em homenagem ao Joker (Coringa), a carta que sempre vira a situação de um jogo.

PICA, DIAMANTE, TREBOL, CORAZON

Todos nomeados em homenagem aos naipes que normalmente dividem um baralho tradicional.

Agora vamos para os novos:

HOLDEM

Provavelmente nomeado em referência a outro estilo de jogo de cartas, o Texas Hold’em (conhecido comumente apenas como Holdem), que é a variação mais famosa do Poker.

SPEED

Novamente um jogo de cartas. O objetivo é se livrar das cartas o mais rápido possível.

O-Kiku diz que há cerca de 30 usuários de smile neste distrito, o que é um número pequeno se comparado aos mais de 500 gifters presentes no bando do Kaidou. E, considerando as informações que a O-Kiku tem, ela provavelmente faz parte da resistência.

Como o Gazelleman está se comunicando? A não ser que ele tenha um den den mushi bebê escondido na sua palma, ele tem que estar usando um outro método, certo?

E o Holdem aparece! Ele parece ser o tio do Pekoms, já que ele parece ser gifter com a SMILE do leão (a não ser que seja um usuário de fruta zoan comum). Com o leão sendo chamado, às vezes, de o rei da selva, faz sentido que um gifter leão seja um dos astros principais.

Como o Zoro suspeitava, parece que o sequestro foi planejado, já que eles planejavam usar as habilidades da O-Tama para domar outros animais. Isso se iniciou, muito provavelmente, graças ao relatório de um dos homens que o Luffy e a O-Tama derrotaram na praia. Um deles pode ter se recuperado e ido relatar tudo o que houve.

O grupo está caminhando até um portal Toori, mas este não é o mesmo que vimos antes. Este é muito menor e feito de blocos quadrados de madeira.

Mesmo muito depois de ter comido dango, o Luffy continua com o palito na boca.

Agora sabemos que as montanhas que serviam de esconderijo para o Bepo e os outros eram, na verdade, as ruínas do castelo do Oden. Isso faz tudo se encaixar, já que esse lugar é provavelmente o mesmo que o Kin’emon usou para conversar com o Zoro e os outros.

Talvez seja o mesmo local que o Law mencionou lá no capítulo #820, como um possível esconderijo.

Falando nele, aí está o Law! Reaparecendo pela primeira vez desde o capítulo #822, o Law finalmente retorna depois de um hiato de 92 capítulos! Será que ele será capaz de impedir o Luffy e os outros de causarem um incidente na capital?


A O-Tama tem que...

Ver Resultado

Acabou o HDO da semana! Que acharam?

Se gostaram do HDO, deixem aquele salve pro Artur lá no twitter. O cara merece pelo trabalho que faz!

Sobre a enquete da semana, antes eu preciso conversar um pouco sobre quão importante será esse arco de Wano para a obra e para nós mesmos, como pessoas. Vou fugir um pouco do tema One Piece nesses próximos parágrafos, mas por favor leiam até o final.

O mestre Oda sempre dá um jeito de nos ensinar algo com a história de OP e dessa vez claramente o objetivo é retratar um país destruído pela industrialização descontrolada e pela diferença de classes. Esse capítulo tem um peso muito forte nesse quesito por conta das reações da O-Tama quanto a algo tão simples quanto comer uma tigela de mingau. Tenho que confessar, enquanto traduzia/editava essas páginas me bateu um aperto no coração. Ver ela, que quase foi sequestrada e acabou envenenada mais cedo naquele dia, chorando e dizendo que esse é o melhor dia da vida dela unicamente porque comeu um prato de comida, é algo muito, muito triste. Comer minimamente bem é claramente um luxo para boa parcela da população de Wano.

O pior é que isso infelizmente não é uma fantasia. Muitas pessoas no mundo vivem em condições parecidas. comendo o que é possível, quando possível, sem saber se sobreviverão mais um dia ou dois, porque não sabem quando terão o que comer novamente. Essa é uma situação que é fácil esquecer que existe, afinal, estamos todos muito distantes dela.

Se você está lendo isso é porque você tem um computador ou um celular com internet, ou ao menos um amigo com condição pra isso que está te emprestando o PC dele para ler. Eu tive tempo e condições de traduzir esse conteúdo, o Artur teve condições para criá-lo… Todos somos privilegiados por podermos exercer atividades tão naturais. Há quem não possa nem isso e que sonha em poder simplesmente ter tempo e condições de poder ler algo, vivendo sem ser refém da fome.

Dito isso, peço a vocês de coração aqui… Vamos extrair o máximo possível de Wano. Vamos ler essa saga com a atenção que ela merece, com o cuidado que esse tema merece. Vamos sair dessa saga melhores, mais humanos, mais caridosos, ajudando quem mais precisa e apreciando mais nossos pequenos luxos do dia-a-dia, porque há quem não tenha nem isso.

E a enquete é sobre a personagem que melhor mostra isso para nós, a pequena O-Tama. Eu tô 100% apaixonado na personagem e só não quero ela no bando porque a vida de pirata é perigosa demais para ela.

Enfim, obrigado a quem leu todo o HDO e ainda teve paciência de ler o que escrevi aqui no final. Semana que vem estamos de volta e já sabem, né?

DEIXEM SEUS COMENTÁRIOS AÍ EMBAIXO! =D

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)