Haki da Observação

Capítulo #913

Por COMENTÁRIOS

Fala pessoas! Tranquilo?

Mais um HDO fresquinho pra vocês, cortesia do nosso querido Artur! E olha, que capítulo… Depois de muito tempo, mais de sete anos, o Zoro sangrou! O homem sangra!

E enquanto isso, tivemos a aparição da fruta do Luffy, a Palha Palha no Mi! Absurdo! Imagina em um universo alternativo, o Luffy com essa fruta!

Enfim, vou deixar os comentários pro Artur! Curtam o super HDO da semana!

Versão Original: The Library of Ohara
Autor: Artur

Versão Brasileira: One Piece Ex
Localização: Mr. Caio
Diagramação: Baruch

Créditos: The Library of Ohara


O Orlumbus aprende uma lição de sua invasão, ele percebe que ser um subordinado do Luffy não significa que tem que sair por aí, saqueando e aterrorizando, mas sim ajudando os outros. Mas, calma aí, essa história de capas ainda continua?! Essa é a nona capa só pra contar a história do Orlumbus, e ao que tudo indica ainda não acabou! O que que o Oda tá planejando fazer?!

Se olhar para o rosto do Orlumbus dá pra ver que ele está suando, o que mostra quão confuso ele está sobre tudo o que aconteceu, talvez repensando a maneira como ele vê a pirataria.

O título do capítulo, em japonês, é “Tsuru no Ongaeshi” (鶴の恩返し), que traduzido seria “A Garça Retribui o Favor”, que é o nome de uma famosa história do folclore japonês.

A história é um conto sobre um casal de idosos. Um dia, quando o marido estava caçando, ele encontrou uma garça azul presa em uma armadilha. Compadecido, o homem libertou o pobre pássaro, salvando-o da morte.

Quando o marido retornou para casa, ele e sua esposa encontram uma garota perdida. Eles aceitaram que a garota dormisse ali por um tempo e, com o passar do tempo, a garota pediu para que eles a aceitassem como uma filha.

Para ajudá-los financeiramente, a garota começou a tecer para eles, mas ela fazia isso dentro de um quarto completamente fechado, sem que ninguém pudesse vê-la trabalhando. Desse jeito, ela pôde ajudar o casal a se tornar rico, graças aos tecidos de alto nível que eles conseguiam vender.

Um dia, porém, o casal decidiu ver como a garota conseguia tecer um material tão belo e delicado e entraram no quarto. Foi então que eles descobriram que a garota era, na verdade, a garça que o marido havia salvado naquele dia, há muitos anos. A garça se disfarçou como uma jovem garota e começou a costurar usando suas próprias penas como matéria prima, de forma a pagar sua dívida com o casal.

A curiosidade do casal revelou a verdadeira identidade da garota e, sem opção, a garça fugiu dali, deixando o casal novamente sozinho.

Essa história inclui duas morais distintas: Uma é que ajudar os outros é algo bom, que um dia será recompensado, e a outra é a clássica “a curiosidade matou o gato”, e que sempre devemos manter nossas promessas (nesse caso, a de não olhar a garota trabalhando).

Embora eu não esteja certo dessa última moral, a primeira realmente se encaixa nessa situação, já que o Zoro salvou a O-Tsuru e foi graças a isso que ele pôde ajudar a O-Tama, o que torna o título desse capítulo um enorme trocadilho.

Eu vi algumas pessoas questionando sobre quão legítima é essa porcentagem, mas é preciso levar em consideração o quão precisas foram as apostas do Hawkins até aqui. Esses 19% são realmente menores que os 30% que o Law disse no inicio, considerando que eles tiraram o Doflamingo da matemática (embora a Big Mom possa ser um problema ainda).

De fato, o Hawkins fez algo similar no final de Marineford, quando ele percebeu que, não importa o quanto caísse a chance do Luffy sair vivo, ela nunca chegava a 0%, ou seja, nunca era uma morte certa.

A recompensa do Hawkins é a mesma que vimos pós-timeskip, o que já era esperado. É exatamente igual à do Zoro, embora seja pouco mais de um quinto da atual recompensa do Luffy.

O Luffy começa a usar o “-gozaru” também, o que explica o mistério do último capítulo, quando ficamos na dúvida sobre quem falava o -gozaru, o Zoro ou o Luffy.

Luffy atirando a bainha pra longe pode ser uma referência a como nos animes e filmes nós vimos vários personagens “maneiros” atirando a bainha pra longe, mas, como o Zoro disse, isso é algo bem pouco prático.

Como esperado, Luffy nem usa a espada, já que ele apenas ataca diretamente com seu punho. Porém, algo a ser notado é que aparentemente o cara à esquerda foi realmente cortado por algo, mas se foi a espada do Luffy que fez isso enquanto ele desferia o soco ou se foi um ataque do Zoro entre os painéis, isso aí ninguém sabe.

Enquanto o lagarto tenta morder o Luffy, ele desvia pra um lado, mas seu punho-espada ainda é lançado pra frente, forçando o inimigo a cair.

O punho da espada do Hawkins é, muito provavelmente, inspirado no estereótipo de um sacerdote voodoo. Eles normalmente são representados com um chapéu velejador e uma máscara ou pintura de caveira.

De fato, dá para ver a espada dele lá no capítulo 594. O punho é exatamente o mesmo! Isso foi há 319 capítulos! Ela parece se chamar Warabide e pode se mover livremente já que se transforma em palha, o que torna ela próxima do que é a arma do Diamante quando combinada com o poder da Hira Hira no Mi.

Algo a se notar é como o Hawkins usa sua espada com a mão esquerda. Isso pode indicar que ele é canhoto, mas se olhar alguns painéis depois, da pra ver que ele também segura ela com a mão direita, o que torna o Hawkins ambidestro! É legal ver personagens com esse tipo de característica, isso torna o mundo mais realista!

Zoro rapidamente acaba com três homens e um lagarto de uma vez, com um único golpe. Depois disso, ele aplica um golpe rápido no Hawkins que, se não fosse pelo poder de sua fruta, provavelmente teria morrido. O Hawkins até age de forma surpresa (e, só com isso, o Zoro já teve um feito de combate maior que o Sanji teve em todo o arco de Whole Cake).

O subordinado afetado parece ser um dos homens do Shogun em vez de um do bando do Hawkins, a julgar pela sua roupa.

Eu não falei disso antes, mas a criatura que o Hawkins monta parece ser um Qilin (conhecido como Kirin no Japão), uma criatura mística da mitologia oriental. É uma criatura com a aparência tanto de um veado quanto de um dragão, com o rabo de um touro. “Qilin” foi, mais pra frente, usado para se referir a girafas, já que eram animais bastante raros na China, só existentes graças a importação de muito longe. O Imperador acreditava que elas eram iguais aos Qilins das lendas (sim, essa interpretação foi absurdamente exagerada).

Perceba como o boneco voodoo tem um corte exatamente aonde o Zoro atingiu o Hawkins, acima do lado esquerdo do rosto.

BASIL HAWKINS

EPÍTETO: “Mago”
POSIÇÃO: Capitão dos Piratas Hawkins, Astro Principal dos Piratas Feras
ESTREIA: Capítulo 498
IDADE: 31 anos
NASCIMENTO: 9 de Setembro de 1493 (Dia da Sorte)
ALTURA: 2.1 metros
ARMA: Warabide (espada)
AKUMA NO MI: Wara Wara no Mi
RECOMPENSA: 320.00.000 Beri; 249.000.000 Beri (anteriormente)
ETIMOLOGIA: Seu nome se origina de dois nomes famosos da vida real, o pirata Basil Ringrose e o corsário John Hawkins. Hawkins também é o nome do protagonista do mais famoso livro de piratas do mundo, A Ilha do Tesouro.
COMIDA FAVORITA: Biscoitos da sorte
COMIDA QUE MENOS GOSTA: Carne (inimigo natural do Luffy)
HOBBIES: Design de interiores, tomar banho
NACIONALIDADE NA VIDA REAL: Egípcio
PROFISSÃO NA VIDA REAL: Designer de interiores

CURIOSIDADE:

O plano inicial era que o Hawkins fosse um dos Shichibukais, de acordo com uma entrevista com o Oda no Color Walk 7.

O Hawkins claramente emana um tema de magia, levando em consideração seu baralho de Tarot, os bonecos voodoo e sua prática de magias proibidas. Voodoo, por si só, é um conjunto de práticas religiosas comuns em alguns lugares da America, com muitos aspectos sendo inspirados pelas culturas tribais africanas, com conceitos que podem ser vistos como algo grotesco por pessoas de outras culturas. Tarot, por outro lado, foi por muito tempo apenas um jogo de cartas criado na Europa. Foi por volta do século 18 que o mesmo começou a ser usado para adivinhações, muitas vezes até sofrendo influencia das crenças culturais das religiões praticantes de voodoo.

BONECOS VOODOO

Contrário à crença popular, os bonecos voodoo são de origem britânica e não de qualquer religião envolvida com voodoo. É apenas uma lenda urbana que nasceu graças às similaridades com as grotescas ideias que se têm desse tipo de cultura.

O conceito de um boneco voodoo envolve a criação de uma figura de alguém, para então encantá-la com magia, criando uma ligação entre a figura e a pessoa que serviu de inspiração para a mesma. Assim, caso seja causado algum mal à figura, a pessoa sentiria então a mesma quantidade de dor. Isso é feito, normalmente, ao enfiar agulhas nos bonecos, como se fossem lâminas.

A fruta do Hawkins funciona da mesma maneira, só que de forma inversa. De forma simplificada, ele está cheio de bonecos voodoo dentro de si, o que faz com que qualquer dano que seja causado a ele seja transferido para as pessoas que foram usadas na feitura desses bonecos, o que torna o Hawkins praticamente imune a qualquer tipo de ataque. Isso, porém, significa que esse efeito é limitado, já que o Hawkins menciona que ele possui apenas 10 bonecos dentro dele. Ele também diz que eles são ativados quando ele “morre”, o que significa que talvez ele não seja tão forte fisicamente. O termo “life-minus” talvez seja uma referência aos jogos de video game, como se os jogadores tivessem um limite de vidas, exatamente como o Hawkins.

CARTAS DE TAROT

Tarot tem origem europeia, durante o século 15, sendo apenas um tipo de jogo de cartas, criado apenas para diversão. Porém, com a chegada do século 18, o Tarot começou a ser usado para adivinhação e truques de mágica, além de ser usado para adivinhar a sorte de alguém com base nas cartas que foram postas na mesa.

O baralho é misturado e o resultado é decisão do destino, sendo que cada carta posta na mesa significa algo com base no tipo da carta e na posição que ela foi colocada. Bem, eu não vou falar de todas as cartas do Tarot senão isso ficaria imenso, mas ao menos focarei nas que o Hawkins puxou.

O TOLO – REVERSA

No tarot, a carta do tolo representa liberdade e aventura, a beleza de aproveitar a juventude, o que significa que algo pode recomeçar do zero. Porém, quando posta de cabeça para baixo, o Tolo significa o oposto: representa falta de cuidado e imprudência, de forma que as ações da pessoa podem se voltar contra ela mesma. Isso é visto nesse caso, já que os homens do Hawkins feriram a si mesmos sem querer.

O HIEROFANTE – REVERSA

Infelizmente nesse caso o significado é um pouco mais interpretativo. O hierofante, quando puxado em sua posição natural, significa uniformidade, ordem, liberdade. Quando reversa, o hierofante pode significar opressão e restrição, o que poderia, de certa forma, ser representado pela perseguição da criatura de palha sobre o Luffy e o Zoro.

O HIEROFANTE – NORMAL

Como dito anteriormente, aqui também é aberto a interpretações. O Hierofante normalmente representa uniformidade, ordem e liberdade. Nesse caso, receber ajuda pode indicar ordem, ou simplesmente eles se livrando da perseguição do Hawkins pode significar liberdade.

Eu também gostaria de falar sobre como o Hawkins consegue fazer uso de seu poder de diferentes maneiras. Nós vimos ele virar um boneco de palha gigantesco lá em Sabaody, o que significa que ele pode transformar seu corpo em palha, mas nesse capítulo também parece mostrar que ele transforma sua espada em palha.

Pode ser que ele crie palha pelo punho da espada, mas nós vimos anteriormente que sua espada é feita de metal, então parece que ele pode transformar o material em palha, a não ser que isso seja uma falha de enredo. Será que o Hawkins tem uma Akuma no Mi despertada? Ou será apenas poder natural de sua fruta?

Com esses poderes de criação de palha, Hawkins é capaz de criar um homem de palha gigante, com a aparência de um mago mas com elementos que vão desde a cultura xintoísta até a de religiões de voodoo e também outras referências a magia em geral. O boneco lembra vagamente o próprio Hawkins, como visto pelo cabelo, olhos e nariz.

Enquanto o Hawkins invoca seu homem de palha, há um pequeno detalhe bem maneiro que pode facilmente ser perdido: O Zoro pega a bainha da espada do Luffy e atira de volta, pra que ele não perca.

Falando de pequenos detalhes, quando a ferida do Hawkins passa pra seu subordinado, o Zoro fica confuso e isso é exemplificado pela clássica gota de suor escorrendo pela cabeça.

Curiosamente, quando o subordinado é morto, o boneco voodoo também morre. Ou seja, podemos presumir que quando a pessoa morre, o boneco daquela pessoa também para de funcionar, já que o Hawkins não teria ninguém para redirecionar o dano daquele boneco.

Como mostrado aqui, o Hawkins controla o homem de palha com seu próprio corpo, ao menos é isso que podemos assumir já que o balão de “ergue” aponta que, quando o Hawkins levanta o próprio braço, o homem de palha imita ele.

Enquanto o homem de palha se aproxima, o Luffy fica impressionado enquanto o Zoro prepara a espada pra lutar com ele.

O Zoro parece estar tendo certa dificuldade pra lidar com o homem de palha, com o golpe sendo tão forte que ele se vê forçado a recuar um pouco, o que mostra o quão forte é esse homem de palha (mesmo que o Zoro acabe cortando ele no meio na página seguinte).

Quando começa a chuva de pregos, o Luffy protege a O-Tama com seu corpo enquanto o Zoro protege os dois com suas espadas.

O ataque do Zoro dessa vez é uma combinação de dois ataques que ele já tinha mostrado antes, então vamos por partes:

O estilo é o Nitouryu, ou, “duas espadas”.“Nigiri” se refere à posição dele, com o Zoro segurando as duas espadas em paralelo uma com a outra, uma pose que permite a ele soltar uma variedade de ataques.

Dois desses são o “Toro”, quando o Zoro corta o ar para cima com ambas as espadas, e o “Samon”, que o Zoro corta o ar para baixo.

Aqui ele parece combinar os dois para lançar o ataque para frente, com um super corte muito poderoso. Interessantemente, todos os ataques que usam a pose “Nigiri” são piadas com diferentes tipos de sushi, com o Toro e o Samon sendo uma referência ao sushi toro e ao sushi de salmão, respectivamente.

O golpe do Zoro não só corta o homem de palha como segue até atingir o ombro do Hawkins, cujo dano é transferido para um subordinado atrás dele.

Isso mostra o processo mais de perto, sendo que a ferida inicial é instantaneamente curada pelos seus poderes (regenerando até mesmo sua roupa), o que indica que ele pode até não sofrer com a ferida aberta, mas o dano inicial talvez seja sentido. É possível presumir isso pelo tremor do Hawkins no primeiro painel.

O-Tsuru

Como mencionei no capítulo anterior, a senhorita tinha sido mantida em segredo para adiar sua revelação, já que o design dela é bem diferente do padrão do Oda.

A face dela é baseada na forma de se retratar mulheres (especialmente as gueixas) na arte tradicional japonesa, com suas faces sendo exageradamente alongadas e esguias, assim como é a da Tsuru. Esse estilo também é bem similar ao estilo dos personagens de um outro mangá da Jump, Isobe Isobee Monogatari.

O Oda normalmente não repete nomes ao longo da série, mas isso não é algo sem precedentes. Ainda assim, é meio estranho que ela não só tem o mesmo nome da marinheira Tsuru como também divide o honorífico com ela, sendo chamada de O-Tsuru.

Se olhar com atenção o cabelo dela, da pra ver que ela usa a garça símbolo do clã Kouzuki, o que significa que ela provavelmente é aliada deles, o que faria sentido já que ela é próxima da O-Tama (embora possa ser, simplesmente, uma referência ao seu nome, Tsuru, que é garça).

De fato, garças podem ser vistas até mesmo no kimono dela.

O-Tsuru chama o Zoro de Midori-dono (senhor verde), que poderia ser uma referência não só ao seu cabelo como também ao chá verde, um dos mais famosos tipos de chá encontrados no Japão.

Nesses painéis nós vemos um tipo de pilar muito largo. Na realidade, esse é um dos pilares do portal Torii que vimos antes, ele é grande desse jeito. Pode não parecer à primeira vista, mas é apenas uma questão de perspectiva, já que o portal de perto é enorme.

O nome da cidade, Okobore (おこぼれ) é, como esperado, a palavra japonesa para “sobras”.

Ah! Aí está ela! A Kiku! Sim, ela é mais um personagem non-canon que foi canonizado pelo Oda! Se não se lembrar dela eu não vou te culpar, já que ela foi criada como parte do especial Kyoto x One Piece, quando o Oda criou uma história non-canon dos Chapéus de Palha em Wano, onde eles ajudavam a Kiku e o Lark (esse cara metido a Sabo aí da imagem), mas essa história só foi vista por quem foi para o evento.

Isso faz com que eu me pergunte se não veremos outros personagens dessa exibição, como o Lark, Tora Tsugu ou Hitaki. Será que eles vão aparecer na história principal também?

URASHIMA

Esse homem é um lutador de sumô, o Yokozuna pra ser mais preciso, que é aquele que obtém o ranking mais alto possível entre os lutadores de sumô, mais ou menos como é o faixa preta no karatê.

Seu nome pode ser originado de um personagem lendário, Urashima Taro, o protagonista de um conto muito complicado envolvendo um pescador que viaja até o reino submerso de Ryuuguu, aonde ele recebe o Baú Tamatebako da rainha Otohime (sim, foi daí que saiu muito da Ilha dos Tritões).

Lutadores de sumô são bem reverenciados no Japão, o que explica o porquê do Urashima ter tanta influência na capital, oferecendo à Kiku que se torna sua esposa em troca de poder comer de forma apropriada todo dia.

Kiku é tão fofa que até o efeito sonoro “ben” que aparece pra ela inclui um coração no final.

Penguin e Shachi estão, ambos, vestindo kimonos, com a Jolly Roger dos Piratas Heart costurada sobre eles. Ambos também carregam espadas em suas cinturas. Os dois ainda tem os mesmos chapéus de Zou, com o Penguin vestindo um chapéu de pinguim e o Shachi um chapéu de orca (sendo que Shachi é a palavra japonesa para orca/baleia assassina)

Por outro lado, o kimono do Bepo mostra uma Jolly Roger bem maior, com pequenos peixes ao redor dela. Ele também tem uma espada presa na sua lateral, com um coque feito com seus pelos!

As ruínas atrás deles sugere que esse local talvez seja o mesmo usado pelo Kin’emon para falar com o Zoro e os outros. Isso faria sentido, já que o esconderijo deles estaria próximo da casa de chá da O-Tsuru.

Bem, sabe o que a presença desses três significa, né? O Law já tá pronto pra se juntar a turma!


O Hawkins vai mudar de lado?

Ver Resultado

É isso! Acabou o HDO da semana!

Curtiram? Não se esqueçam de passar no twitter do Artur pra dar aquela força pro cara!

E quanto a enquete da semana, ela vem acompanha de uma teoria. Segundo o Mr. 27, aqui da OPEX, todos os Supernovas irão, de uma forma ou de outra, se aliar ao Luffy até o fim de One Piece. Por enquanto, o nosso garoto Hawkins tá aí quebrando o pau com o Luffy e o Zoro, mas… E depois? Vocês acham que ele vai se aliar ao Luffy até o fim da saga?

Um dos pontos que eu vi circulando pela fanbase é que, os capangas que se sacrificaram para salvar o Hawkins nesse capítulo eram todos do Shogun, já que estavam vestidos com as roupas tradicionais de Wano. Será que isso é um indicativo de que o Hawkins está se deixando atingir para acabar com os homens do Shogun e, quando sozinho, revelar que na verdade quer lutar junto com o Luffy?

Eu particularmente acho que o Hawkins irá sim se unir ao Luffy em algum momento, mas não sei se nessa saga OU se ele já está do lado do Luffy, sendo que primeiro tem que se livrar da escolta do Shogun, como alguns teorizam. Eu prefiro acreditar que ele seguirá inimigo do Luffy até o final da saga e, só depois, vendo o potencial do Luffy ao derrotar (seja em combate ou de alguma outra forma) o Kaidou, ele irá mudar de lado. Mas né, só quem sabe dessas coisas é o Oda. A nós só falta atirar no escuro esperando que algo acerte! hehe

Enfim, deixem aqueles seus comentários porque são vocês que movimentam o HDO! =)

Abraços, pessoal!

Recomendamos

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)