Haki da Observação

Capítulo #1009 - Capítulo 1009: Naraku

Por COMENTÁRIOS

FALA GALERA AQUI É O LUAN GAMEPLAYS!
Como vocês estão? suave na nave?
Capítulo interessante semana passada que está prestes a ser desvendado aqui no post!
Simbora que tem muita coisa =0

Versão Original: The Library of Ohara
Autor: Artur

Versão Brasileira: One Piece Ex
Localização: Du, Mr.Caio e André
Revisão: Du e Dylan
Diagramação: Dylan

Créditos: The Library of Ohara

Nesta semana temos uma belíssima capa colorida com todos os Chapéus de Palha curtindo uma paisagem de inverno — provavelmente em Ringo, a julgar pela arquitetura, estilo das árvores e pelas estátuas “jizou” que decoram o lugar. Junto deles estão O-Tama, Komachiyo e Bumbuku (o tanuki-panela que Oda descreveu melhor no SBS do volume 93). Estátuas “jizou” são comumente encontradas no Japão e são decoradas com lenços e chapéus – exatamente o que os Chapéus de Palha estão fazendo aqui. O-tama, para o espanto do Luffy, pega o seu chapéu para colocar em cima de uma das estátuas, em vez de pegar um chapéu tradicional como o “amigasa”.
Praticamente todos os Chapéus de Palha possuem palavras escritas em suas roupas:

– Luffy: “navegue para longe do Porto Seguro”, um incentivo para sair em uma aventura, e um “DIS-“ com dois ursos e uma cobra embaixo;

– Zoro: as palavras “três espadas” em sua manga, além de uma bandana enrolada no braço, o mesmo lugar em que ele deixa a sua bandana antes de colocá-la sobre a sua cabeça. A lata que ele segura contém o kanji para “saquê” ou “bebida”;

– Nami: a palavra “desconhecida”, em alusão ao seu papel de navegadora, e “WA-“ nas suas costas, provavelmente se referindo à “wanted”, a “procurada”;

– Sanji: o número “32” e “eu vou cozinhar”, além da letra “I” com o formato do Luffy do logo de One Piece. O número 32 pode ser lido em japonês como “San-ji”. E, é claro, ele segura uma lata de café.

– Franky: as palavras “ciborgue” e “hentai” na sua jaqueta, a última sendo de fato a palavra japonesa para “pervertido”, uma palavra que Franky usa constantemente para se descrever, já que ele é frequentemente visto apenas de cuecas. A cola que ele bebe parece ter escrito as letras “MUS-“;

– Brook: simplesmente tem uma caveira na sua manga, além das letras “SKE-“, que quase com certeza devem formar a palavra “skeleton”, ou “esqueleto”;

– Por fim, Jinbe tem um tubarão na sua manga, uma referência a ele ser um tritão tubarão-baleia, e as letras “HEAV-S-“ na sua jaqueta, bem como “MOUN-“ um pouco abaixo.

E, você percebeu? O-Tama fez um par de sapatos trançados de bambu para correr na neve, parecidos com os chapéus que ela sabe fazer e que ensinou Ace a fazer também.

Muito antes do que qualquer um de nós esperava, Orochi e os Bainhas se encontram novamente. Isso nos é mostrado num painel com uma belíssima simetria, com um portão Tori de cada um dos lados — esses portões são comumente encontrados na entrada dos templos japoneses. Os portões emolduram perfeitamente o encontro desses dois grupos. Mas, antes mesmo que Orochi possa provocá-los…

BEBEN!! Sem pensar muito, os Bainhas decapitam facilmente cada uma das cabeças de Orochi. Este é o painel que eu estava querendo ver e que comentei na semana passada, com cada um dos Bainhas cortando uma das cabeças do Orochi, mas eu não estava esperando que isso acontecesse tão cedo! Esperava uma cena dessas para quando Orochi morresse de vez, mas nesse caso não consigo ver esse como o fim de Orochi, dado o jeito do Oda… Agora, vejam só que detalhe interessante: a Yamata no Orochi é famosa por possuir oito cabeças — está no nome, “Yamata” ou “oito cabeças”, e já vimos Orochi crescer as oito cabeças de uma vez. E mesmo assim, nesse caso, vemos apenas seis cabeças no total — isso num painel que parece mostrar todo o seu corpo e não esconder nenhuma cabeça. E, além disso, vemos os Bainhas cortarem seis cabeças no total (o que faz sentido, já que há apenas sete deles por aqui e Izou não utiliza espadas), deixando duas cabeças “sobrando”. Mas, por que isso? Bem, estou apenas especulando, mas e se a fruta do Orochi permitir que ele “morra” um total de oito vezes, uma para cada cabeça, e que ele perca uma cabeça cada vez que morrer? Sendo assim, com a decapitação de Kaido, restaria a ele sete cabeças, mas ele decidiu não crescer todas elas nessa luta e guardar sua última cabeça para ter mais uma vida. Isso poderia explicar como essa fruta funcionaria e o porquê dele continuar vivo depois desse encontro.

Isso pode ser apenas uma jogada lembrando a afirmação anterior do Fukurokuju de que Orochi já “morreu uma vez”. Ser apenas uma figura de linguagem, mas pode indicar que entre em jogo a ideia de que a fruta do Orochi permite que ele viva até oito vezes.

Durante toda a cena ouvimos um “beben”, efeito sonoro no background, vocês devem lembrar que eles são sons retirados de lutas japonesas (e saem shamisen e a biwa) para replicar o efeito das peças kabuki. Isso é acentuado nessa cena pela nota musical presente depois de cada “beben”, indicando uma cena muito intensa e impactante. Eu tenho certeza que essa cena terá visual e trilha sonora incrível no anime!

Conforme os Bainhas Vermelhas se afastam, nós podemos ver que o caminho de fogo à frente deles simplesmente se abriu. Isso provavelmente foi ação do Kin’emon, usando seu estilo de Raposa de Fogo para abrir caminho pelas chamas.

Enquanto Fukurokuju está meio assustado, ele parece estar bem calmo considerando que Orochi foi derrotado, isso deve acontecer porque ele ainda não está morto. Entretanto, Raizo decide ficar para trás e lutar contra Fukurokuju, seu antigo chefe (já que Fukurokuju servia anteriormente a família Kozuki, o que significa que ele era o comandante original de Raizo), com os dois fazendo a pose tradicional dos ninjas com as mãos (o efeito sonoro até mesmo acentua o duelo entre ninjas, adicionando shuriken aos pontos de exclamação!). Isso indica que teremos outro x1 com algum membro dos Bainhas Vermelhas. Será que veremos isso acontecer com os outros nos próximos capítulos?

Law finalmente explica as limitações de sua Akuma no Mi, indicando que o seu ROOM não afeta aqueles com Haki muito forte. Mesmo que ele tenha sido capaz de afetar alguém tão forte como o Doflamingo, quando comparado com um Yonkou, ele não consegue utilizar seus poderes diretamente neles. Isso finalmente deixa claro sobre o que poderia ser um furo de roteiro e, mesmo que a gente assumisse que essa era a resposta provável, é bom finalmente ter essa confirmação de forma oficial!

De repente, Luffy diz que algo grande está vindo, o que indica que ele teve uma visão do que vai acontecer.

Enquanto brincam um com o outro, Kaido chama Big Mom de “velha” (baba), enquanto Big Mom se refere a ele como “pirralho” (kozou)

Kaido e Big Mom lançam um ataque combinado gigantesco que se chama “Hakai” (覇海). Esse ataque é claramente um paralelo com o utilizado por Dorry e Brogy no fim do arco de Little Garden, o que é possível notar pelas suas poses e efeitos sonoros, um ataque poderoso o suficiente para abrir um buraco em um Rei dos Mares colossal.

O paralelo fica ainda mais evidente se lembrarmos que o ataque de Dorry e Brogy se chamava “Hakoku”, com o nome “Hakai” sendo utilizado aqui fazendo referência direta com o uso do kanji. Nós vimos Big Mom usar sua própria variante do “Hakoku” na ilha de Whole Cake, ela o chamou de “Ikoku”, então ela está acostumada a utilizar esses tipos de ataques vindo de Elbaf. “Hakoku” pode ser traduzido como “País dos Guerreiros” (de forma alternativa também como lordes, soberanos, etc.), enquanto “Ikoku” pode ser traduzido para “País do Poderoso”. Entretanto, no caso de “Hakai”, a parte “koku” (que indica país) é substituída pelo kanji de mar, transformando a palavra em “Mar dos Guerreiros”. A referência aqui é de que a parte “guerreiros” está se referindo ao Haki do Rei, pelo menos nessa cena, já que utiliza o mesmo kanji (Hakai – Mar dos Guerreiros. Haoshoku – Haki do Rei. Assim, como também na própria palavra “Haki”, que pode ser traduzida literalmente como “ki do conquistador”, ou de forma mais simples: ambição, determinação), com a parte do mar presente em “Hakai” se referindo a influência dos Yonkous nos mares do mundo.

Mas a referência não para por aqui! Existe uma camada ainda mais profunda no trocadilho das palavras aqui, assim como é esperado do Oda. É possível ler o kanji de “Hakoku” da mesma forma que “Nação dos Guerreiros”, mas possui o significado próprio de “dominação”. De forma similar, ao ler “Hakai” é possível notar o kanji “Nação dos Guerreiros”, mas também pode se referir a força absoluta de “destruição”. MAS ESPERE QUE TEM MAIS! Pois é um trocadilho ainda mais inteligente com as palavras, esse ataque combinado, por si só, é a combinação dos nomes de Big Mom e Kaido, com o “Ha” sendo metade de “Haha”, a tradução japonesa de “Mom”, e o “Kai” sendo metade de “Kaido”, fazendo com que esse ataque seja uma combinação dos seus nomes.

O ataque causa um impacto gigantesco, enviando uma onda de choque que vai muito além de Onigashima, mas… o impacto atingiu as espadas do Zoro!!! O que potencialmente é um dos bloqueios mais impressionantes em, bom… em toda a obra, Zoro consegue segurar o ataque por tempo suficiente para que os outros escapem, com Kid e Killer desviando e Law trocando de lugar (mas o seu comentário posterior indica que ele usou o shambles em todo mundo, permitindo que Zoro sobrevivesse por ter levado o ataque brevemente).

O ataque cria uma explosão colossal, possivelmente uma das maiores que já vimos em toda série. Pense que Onigashima é gigantesca e, ainda assim, esse ataque faz ela parecer pequena. Depois da poeira assentar, podemos ver um formato cilíndrico no chão do topo, de tão poderoso que o ataque foi.

Sem desperdiçar tempo, Luffy volta a atacar Kaido, mas ele desvia. Porém, Luffy já se planejou quanto a isso (talvez tenha previsto com o Haki da Observação avançado?), já que ele nem se importou em colocar Haki nos seus punhos e só chama a primeira parte do ataque de “Red-…”, talvez numa tentativa de enganar. Isso foi para assustar o Kaido e obrigá-lo a desviar, zoando ele por temer se machucar, deixando ele irritado.

Porém, Kaido responde com um ataque forte, jogando Luffy pra longe. Luffy consegue bloquear com seu braço envolto em Haki, mas reclama da dor ainda assim. Dito isso, ainda assim é uma enorme evolução! O Luffy sentiu a mesma coisa quando defendeu os ataques do Katakuri, mas a maior diferença aqui é que antes ele estava sendo atacado por um comandante de um Yonkou, enquanto aqui é um Yonkou diretamente. Serve para mostrar o quão forte ele se tornou em tão pouco tempo, permitindo que ele saia de uma posição em que sofria pra enfrentar um comandante de um Yonkou para agora sofrer enfrentando um Yonkou. É desse tipo de progresso que precisamos para ele eventualmente chegar ao ponto de ser capaz de derrotar o Kaido!

Kaido, então, atira um rápido Boro Breath no Luffy, forçando-o a desviar, para então usar um golpe devastador em sequência, pulando pro ar e descendo com tudo, usando de um poderoso golpe com sua maça. Esse ataque absurdamente forte se chama “Kousanze Ragnarök” (降三世引奈落). A primeira parte, “kousanze”, é uma referência à Trailokyavijaya, a deidade budista e um dos Myouou, dito como governante da parte oriental do mundo. Ele é normalmente representado como possuindo escamas azuis, bem próximo das escamas azuis que envolvem o corpo do Kaido em sua forma híbrida. A parte final, “Ragnarök”, como a maioria de vocês deve saber, é uma referência ao dia do julgamento final da mitologia nórdica, quando uma série de cataclismas naturais caem sobre a humanidade, para enfatizar a força de seu ataque. Porém, como esperado, há uma camada ainda mais profunda de trocadilhos aqui, porque nesse caso, “Ragnarök” em japonês é escrito “ragu naraku” que, embora seja a forma fonética de se pronunciar Ragnarök em japonês, também usa o kanji de “ragu” (que significa atacar/infringir), e “Naraku”, o reino que no budismo representa o inferno. Naraku é representado tanto no título do capítulo quanto na frase final do último capítulo (embora o Kid tenha usado a palavra comum para “inferno” em vez de “naraku”), já que o título desse capítulo fala desse ataque absurdo. Sendo assim, o ataque pode ser lido como “Ragnarök”, com o Kanji significando “infringindo o Naraku”, ou “entregando o inferno”. Bem doido o Kaido usar um ataque que tem tanto o inferno budista quanto o apocalipse nórdico em seu nome!

O ataque também tem um enorme raio de Haki do Armamento, maior do que qualquer outro que já vimos o Kaido usando. De fato, esse raio é tão grande que lembra muito o Haki usado pelo Roger e o Barba Branca quando se enfrentaram. Isso indica que o Kaido usou um golpe de nível muito parecido com o daqueles dois!!! E o Luffy tankou!!!

Os outros quatro trabalham juntos para botar a Big Mom em uma armadilha, ao darem um Shambles no Zeus e colocá-lo numa caixa que não consegue escapar, cortarem o Prometheus em vários pedaços para que ele não volte a sua forma tão facilmente, e perseguirem o Napoleon para que ele também não consiga ajudar. Para isso, Zoro combinou seu Homurasaki (o mesmo que ele usou para cortar fogo anteriormente) com o Rokudou no Tsuji, ou “Cortando os Seis Caminhos”, aquele ataque que usou contra o Kraken. Com isso, ele cortou Prometheus em vários pedaços.

Então, Kid usou seu ataque chamado Punk Pistols, atirando seus harpões. Punk, novamente, é uma referência à bandas punk, com o Kanji (磁気) significando “magnetismo” (tornando o Kanji então “pistolas magnéticas), com o Pistols sendo uma referência à famosa banda punk chamada Sex Pistols.

Big Mom facilmente ignora eles, ligando em um ataque contra Kid, esmagando-o com um soco direto. Porém… o Kid toma esse ataque sem aparentar receber muitos danos, até sorrindo depois dele. É um grande feito, até!

Kid usa o ataque “Repel” para empurrar Big Mom pro ar, graças a seu magnetismo. Esse ataque foi o primeiro ataque nomeado dele em todo o anime, quando foi usado lá em Sabaody contra a Marinha, com o Kanji significando a mesma coisa que a leitura em inglês, Repel (Repelir).

Law então usa o Take para empurrar a Big Mom para longe da caveira, fazendo ela voar até o mar abaixo (aparentemente não chegamos na ilha ainda, já que a Big Mom diz que só tem mar abaixo dela). Já que todos seus hommies estão ocupados, ela não tem como ser salva. Era isso que eles queriam dizer no capítulo passado quando disseram que iam separar os dois Yonkous, para a luta ser mais fácil. Idealmente, a Big Mom cairía no mar abaixo e morreria afogada, tirando um Yonkou de cena, mas é claro que isso provavelmente não vai acontecer e ela será salva. Mas como? Bem, a resposta mais lógica seria o Kaido usar seu homuragumo (as nuvens de chamas) para erguê-la, já que elas são capazes de carregar até a ilha, então a Big Mom seria molezinha. Porém, pode ter outra opção aí, ou talvez até a Big Mom de fato caia no mar e acabe na margem de Kuri, como aconteceu da última vez, de forma a atrasar seu retorno à luta contra os Supernovas, até que ela consiga retornar disso tudo. Se esse for o caso, então lutar com o Kaidou vai se tornar algo mais razoável! Mas a Big Mom ainda é um perigo, então como eles lidarão com ela no fim? Bem, acho que vamos descobrir mais pra frente!


E a Pedra do Obito ataca novamente! Será que dessa vez seremos abrilhantados com belíssimos flashbacks da pedra?
Só o futuro poderá dizer! D=
Não se esqueçam que toda Sexta-feira a Opex grava o Pauta Secreta AO VIVO na Twitch! Não percam! o/

Até o próximo HDO gente o/

O que vai acontecer com a Big Mom?

Ver Resultado


POR FAVOR, discutam sobre as ideias e RESPEITEM as opiniões dos outros. Isso é muito importante.
VOTEM NA ENQUETE!


Como sempre, qualquer erro, por favor, informem por e-mail em [email protected] ou pelo fale conosco (é mais fácil de filtrar)! A ideia é que fique tudo o mais correto possível!

Recomendamos

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)