Haki da Observação

Capítulo #1005 - A Filha do Dêmonio

Por COMENTÁRIOS

Hey!
A primeira pergunta é “onde está o Dylan?”. Calma, ele “está por aí” (tá em casa, relaxa buahaha) e semana que vem, ele volta.

Vamos direto pra esse HDO cheio de verdades e não se esqueçam do Pauta Secreta dessa semana!

Versão Original: The Library of Ohara
Autor: Artur

Versão Brasileira: One Piece Ex
Localização: Dojak, Baruch, Du e André
Revisão: Du e Baruch
Diagramação: Baruch

Créditos: The Library of Ohara

A capa dessa semana nos apresenta Katakuri dividindo seus merienda, leite e donuts, com um grupo de bichinhos famintos, mostrando que apesar de seu exterior carrancudo, no fundo ele tem um grande coração. Como havíamos visto antes, Katakuri abre um bocão pra engolir todos os donuts e foi assim que ele ganhou essa cicatriz no rosto, em um acidente onde ele encheu demais a boca e rasgou sua mandíbula (como descrito nos Vivre Cards). A capa é ambientada na Floresta da Sedução, da Ilha de Whole Cake, que é um lugar isolado para comer em segredo (embora eu suponha que alguns homies ainda possam vê-lo, mas talvez ele não se importe tanto assim).

A mulher que vimos no capítulo passado e que pensávamos ser Robin rapidamente se tornou apenas uma subordinada genérica, pois vemos que ela tem um crocodilo saindo de seus pés (podemos até ver o crocodilo se arrastando, como indicado pelo som efeito ごそ). Black Maria refere-se a ela como “Caimanlady”, que é uma convenção de nomenclatura semelhante a nomes como “Batman” ou “Gazelleman”, indicando que Gifters mulheres recebem codinomes semelhantes, mas com “lady” no final.

Black Maria se refere à sua teia como “Teias Pegajosas” (ハードガム), embora a leitura do kanji para este termo seja “meus próprios fios” (私の糸). Podemos ver que sua Akuma no Mi permite que ela crie teias de aranha com seus dedos e não apenas com seu abdômen, assim como outros personagens baseados em aranhas como o Homem-Aranha.

Black Maria explica que, assim que Robin entrar, ela será baleada com tranquilizantes por seus subordinados. Na verdade, vemos os dois subordinados prontos para atirar em ambos os lados do painel, com um deles tendo um rosto que parece uma caveira.

Black Maria esmurra Sanji repetidamente com os punhos ingleses nos dedos, enquanto Sanji oscila constantemente para frente e para trás devido a teia de aranha. Isso mostra muita resistência na teia de Black Maria, pois ela não rasga, independente do quão forte ela bata, o que faz sentido, já que a teia de uma aranha é conhecida por ser um dos materiais mais resistentes que o homem conhece.

As mulheres-yokai presumem que Sanji se recusará a chamar Robin mas, em vez disso, ele subverte suas expectativas pedindo ajuda em alto e bom som para que ela possa vir a resgatá-lo. Presumo que a maioria de vocês já entenda as implicações narrativas disso, mas gostaria de elaborar sobre o que aconteceu:
Embora do ponto de vista de um estranho, o apelo de Sanji possa soar como uma conduta patética, o de um homem fraco que nem consegue se proteger, a ponto de ter que pedir a uma mulher que se jogue em uma armadilha para ajudá-lo, assim como nós vemos os Piratas do Kid criticá-lo, este é de fato um grande momento de desenvolvimento para Sanji. Algo que Oda realmente deixou claro durante Whole Cake é como Sanji se viu incapaz de pedir ajuda e como ele continuou fugindo e se sacrificando na tentativa de proteger aqueles que lhe eram queridos. E, embora você possa discutir se foi o mais correto a se fazer ou não, isso mostrou muitas das inseguranças que atormentavam Sanji devido à sua criação problemática. E, apesar dele ser um homem muito forte, capaz de derrotar inimigos poderosos, ele também é alguém que possui fraquezas emocionais e inseguranças. Sanji lutou contra a impotência que sentia da sua família e a influência de um dos Yonkous. Porque, embora seja preciso muita força para ser poderoso e enfrentar os outros, é igualmente necessário ter muita força para aceitar que você é fraco e pedir ajuda. Especialmente quando você está em uma situação realmente difícil, e se você mesmo já passou por isso, pode definitivamente entender o que quero dizer, que pode ser difícil confiar nos outros e é por isso que Sanji lutou tanto em Whole Cake para confiar em Luffy. Isso não é porque ele não confiava em seu capitão, mas porque estava tão preso em suas próprias dúvidas que ele acreditava, legitimamente, que Luffy estaria melhor com outra pessoa que não fosse ele. É por isso que quando ele se encontra novamente com Luffy naquele arco e Luffy pergunta o que ele realmente quer, com Sanji dizendo que quer “voltar para o Sunny”, Luffy o elogia por finalmente reconhecer sua fraqueza e estar disposto a confiar em seus amigos. Porque foi nesse momento que Sanji finalmente aprendeu a pedir ajuda.

E é exatamente por isso que uma cena como a deste capítulo é tão fundamentalmente importante. Porque Sanji está disposto a admitir que tem uma fraqueza. Ele está disposto a admitir que não pode fazer nada aqui e que simplesmente é superado devido aos seus próprios princípios e impossibilidade de machucar as mulheres. E mostra também que isso não é inerentemente uma coisa ruim, é apenas uma característica de quem ele é. Como Sanji disse para Usopp em Enies Lobby: “Eu farei o que você não pode fazer, e você fará o que eu não posso fazer”. Ele não poderia lutar contra Kalifa, mas ele poderia fazer o que Usopp não poderia fazer e lutar contra Jabra, o mesmo se aplica aqui. Todos nós temos pontos fortes e fracos, mas é contando com os outros que podemos aproveitar ao máximo nossos pontos fortes e compensar nossos pontos fracos. O fato dele estar disposto a confiar em outras pessoas, até mesmo nas mulheres que ele costuma se esforçar tanto para proteger, mostra que ele aprendeu a realmente confiar em seus amigos e a acreditar neles. Nem sempre é necessário agir como o cavalheiro corajoso ou o mais forte da tripulação, mas como alguém que pode reconhecer que às vezes está tudo bem ser fraco. Alguns podem facilmente repudiar isso, alegando que querem ver Sanji sendo forte e poderoso, e não me interpretem mal, espero que ele consiga uma grande luta neste arco mais tarde, para mostrar sua força, mas também acho que há uma beleza em ver os personagens não apenas quando estão mais fortes, mas também quando estão mais fracos. Porque é quando alguém está fraco que é preciso ser mais forte!

Deixando isso de lado, essa é uma bela cena, pois mostra que o amor de Sanji pelas mulheres não significa que ele as considere inferiores ou como meros objetos. Ele ama mulheres e fará sempre o seu melhor para protegê-las quando necessário – ele se meteu nessa confusão toda justamente porque quis proteger uma mulher, mas ele não é alguém que vê as mulheres como fracas e indefesas e que cabe a ele sempre defendê-las como um cavalheiro.

Nessa situação, Santi entende muito bem que Black Maria simplesmente é para ele um oponente terrível e que Robin estaria mais bem preparada para uma batalha como essa.
Ele sabe muito bem que é uma armadilha e que se as coisas derem errado, Robin pode muito bem ser capturada e torturada, o que pode tanto pôr em risco a vida de sua companheira quanto o sonho do Luffy. Ele, contudo, tem tanta confiança nas habilidades da Robin que sabe que ela não será derrotada tão facilmente. Ele sabe que ela é plenamente capaz de enfrentar Black Maria por si só, porque sabe que seus amigos são fortes e confiáveis.

Essa é uma maneira excelente de quebrar estereótipos de gênero e mostrar que Sanji reconhece que alguém como Robin é forte e capaz por seus próprios méritos.

De toda forma, as mulheres-yokai entram em choque com essa declaração – uma delas estende sua língua gigante bem para frente! Ela faz uma referência a Shitanaga Uba, uma yokai com uma língua extremamente longa. Então, faz sentido que, quando todas entram em choque, ninguém consiga demonstrar mais do que ela.

Vemos também que Apoo se levantou e está enfrentando Drake novamente. Parece que precisamos de um pouco mais para verdadeiramente derrotar o Apoo, o que é uma boa notícia, já que ele parecia ter sido derrotado muito facilmente. Ele pode ser, inclusive, o principal oponente de Drake nesse arco, a não ser que os dois concordem de algum jeito em ir para o telhado ou alguma coisa do tipo.

Mas, espere! Esse é o Hyougorou? O cabelo e o robe são os mesmos, mas seu visual está parecendo muito mais próximo ao da sua juventude do que estava antes. Seria esse um indicativo que Hyougorou é capaz de alternar entre essas duas formas com algum tipo de técnica, como Kumadori, Lucci ou Lao G? Como é que isso funciona?

Vemos também alguns updates de outras pessoas pela ilha: Chopper trabalhando duro com Miyagi no antídoto contra o Ice Oni; Heat e Wire, dois membros da tripulação de Kid, tirando sarro do Sanji – Heat inclusive tem uma chama saindo de sua boca, uma habilidade que já o vimos utilizar no passado (ainda não temos confirmação qual é a origem dessas habilidades); e Bepo e Penguin lutando contra outros membros dos Piratas das Feras.

Então, no Palco Principal, vemos King utilizando algumas armas acopladas nas suas asas para atirar em seus inimigos, semelhante a Miss Friday da Baroque Work’s, e Marco utilizando suas chamas para se defender, mostrando que esses dois ainda estão lutando um contra o outro.

Depois disso, é claro, vemos algumas atualizações nas lutas entre Jinbe e Who’s Who, Franky e Sasaki e também na fuga de Nami e Usopp. Nami comenta como o oponente de Sanji deve ser uma mulher, uma referência ao que aconteceu em Enies Lobby, quando Nami encontrou um Sanji incapaz de enfrentar Kalifa.

Sarahebi usa o seu pescoço longo de yokai Rokurokubi para informar Black Maria que um intruso se aproxima. Isso se faz necessário pois Black Maria é tão alta que ela precisa estender o seu pescoço lá em cima para conseguir ser ouvida. Sarahebi, assim como as outras meninas de antes, chamam Black Maria de “nee-san”, ou “irmãzona”.

Um monte de homens capturados podem ser vistos ao fundo – eles são os animais de estimação de Black Maria. Na realidade, nós tivemos um vislumbre deles alguns capítulos atrás. Na ocasião, comentei que eles provavelmente também eram vítimas que ficaram presas nas teias (uma vez que ainda não tínhamos confirmação dos seus poderes naquela época). Black Maria os chama de “meninos”, apesar dela não ser tão velha assim.

Do Haki da observação 997

Atrás dela, podemos ver alguns… corpos pendurados… sendo que seus pés não estão tocando o chão… Ui. Acredito que é essa a teia de aranha que Black Maria utiliza para manter suas presas. Leia mais do HDO 997

Sanji diz que não consegue utilizar o Haki do Armamento para se proteger, uma vez que isso potencialmente poderia machucar os punhos de Black Maria enquanto ela o ataca. Ele se recusa a machucar uma mulher mesmo que seu objetivo seja apenas se defender.

Entretanto, alguém aparece para salvar Sanji, com uma gigantesca bofetada, quer dizer, um Gigantesco Mano Spank acertando Black Maria na cara (o kanji se lê “Flor Gigante”). É o suficiente para mandá-la para o outro lado da sala, apesar de ser uma criatura gigantesca. Mas é justamente por isso que Robin é uma oponente excelente, uma vez que Robin pode se igualar a Black Maria em tamanho e número de “apêndices”.

Finalmente, FINALMENTE, depois de anos que Robin não tem uma luta, depois de DÉCADAS não enfrentando um dos comandantes, Oda finalmente ouviu nossos pedidos e estamos tendo uma luta decente para a Robin! E, não somente isso, vemos Robin sendo extremamente fodona durante todo o capítulo, vindo cavalheiramente resgatar Sanji.

Ela ameaça Black Maria com essa frase incrível: “Passei bastante tempo trabalhando em organizações diabólicas… e quando alguém faz coisas horríveis com meus companheiros… o meu lado demoníaco começa a surgir!”

Essa, é claro, é uma referência à alcunha de Nico Robin, a “filha do demônio”, que é também o título deste capítulo. Entretanto, há ainda uma alusão mais profunda, já que Robin diz “e quando alguém faz coisas horríveis com meus companheiros”, ou “hidoi koto saretara”, a sua icônica frase de efeito que já foi dita inúmeras vezes ao longo da série, “que coisa horrível de se fazer” (“hidoi koto suru wa”).

Brook salva Sanji cortando as teias de aranha que se tornaram frágeis e congeladas, ficando mais fácil de cortar, isso faz com ele seja um grande assistente na luta de Robin contra Black Maria. O Brook até mesmo lebra disso, dizendo que ele seria um grande adversário para ela.

Sanji corre para salvar Kin’emon e os outros, o que indica que deve ser ele quem irá descobrir a identidade da figura misteriosa! Fico imaginando contra quem ele irá lutar ou qual será o seu papel no arco.

Yamato explica que aqueles animais que utilizam véus em seus rostos são, na verdade, ciborgues (com o kanji para a palavra ciborgue sendo “animais mecânicos”), que seria uma unidade de reconhecimento chamada “Marys”. O nome segue o padrão das outras unidades que kaido possui, os Waiters, Pleasures, Gifters e, agora, Marys, e todos eles, quando escritos em katakana, possuem o som de “z”, o que você pode ser notado em inglês também. No entanto, o trocadilho aqui é que Mary, em japonês, pode ser lido como “Me ari” (目あり), que significa “possui um olho“.

Se essas criaturas são ciborgues, isso pode indicar que esse sistema pode ser uma descoberta tecnológica, o que explicaria o porquê da Bao Huang ser uma usuária SMILE em vez de uma usuária de Akuma no Mi, mas também é possível que seja uma Akuma no Mi aplicada nesses animais mecânicos que estão espalhados pela ilha. Ainda estão faltando diversos detalhes, então vamos torcer para que uma explicação mais clara venha logo!

Isso significa que o esconderijo deles foi descoberto e que eles devem fugir. Yamato fala que o Momonosuke deve seguir escondido para que ele não seja alvo e, então, sugere que ele entre em suas roupas (vale lembrar que o Yamato possui cerca de 3 metros de altura, então seria bem fácil para o Momo se encaixar ali. A brincadeira aqui é a de que, como o Yamato se vê como homem, ele não se sente desconfortável com alguém em seus peitos (e também assume que o Momo não se importaria, já que ele é uma criança), apesar do precedente dele com os peitos dos outros.

Shinobu pede para que Yamato “leve ele sem que seja visto”, e o Yamato fala que eles devem derrotar os oponentes antes deles que eles possam vê-los, já que assim eles não seriam vistos. Shinobu fala que não era exatamente esse o sentido do que ela estava dizendo.

Jack é mostrado em pé e chutando tudo! Ele ainda está visivelmente machucado, mas pelo menos ele não ficará fora de tela pelo restante do arco, o que é legaljá que ele pode ter uma chance de brilhar durante uma luta! Considerando que o Sanji está indo em direção a mesma sala, isso indica que ele será o seu oponente??? Além disso, até mesmo a presa quebrada pelos minks foi rapidamente… remendada apenas a colocando de volta no lugar. Bom, se isso funciona, então funciona…

Jack lembra de Inuarashi, Nekomamushi e Raizo quando fala dos samurais. Isso acontece pois foram eles que estavam em Zou durante o ataque, o que mostra que ele possui rancor deles.

Black Maria se vira e tira o quimono para mostrar a Robin e Brook a tatuagem de suas costas. Esta tatuagem mostra o kanji “女難”. 女難 (“jounan”), que é uma palavra japonesa que representa a desgraça que uma mulher pode causar a um homem, geralmente se referindo a quando as mulheres abusam do apelo sexual para seduzir os homens e usá-los para seus próprios interesses. Isso se encaixa perfeitamente ao personagem de Black Maria, que assim como uma aranha, seduz os machos e os ataca.

Além disso, sua arma se parece com um bastão com uma criatura estranha anexada na ponta. Este é, de fato, Wa Nyuudou (輪入道, literalmente, Monge da roda”), um Yokai que se manifesta na forma da cabeça de um homem calvo dentro de uma roda coberta por chamas. Os Wa Nyuudou têm a cabeça raspada como um monge porque eles são a encarnação de homens que pecaram em suas vidas passadas, forçados agora a trabalhar em penitência para se redimir dos seus pecados. O que ainda precisa ser esclarecido é se ele é algum tipo de criatura viva (se sim, como?) ou se é apenas uma parte decorativa da arma de Black Maria.

Black Maria conta a Robin que, no fim, Robin pertencerá a Kaido, mas Robin diz que prefere estar morta a acabar nesse destino. Esse é um bom paralelo com Enies Lobby, quando ela disse que queria viver, porque ela está indicando aqui que sua condição para querer viver é ao lado dos seus amigos. Se ela for forçada a se afastar de seus amigos, prefere estar morta. Mais uma vez, um pequeno e ótimo desenvolvimento para Robin! E Brook é mostrado no painel ao lado… já que o Brook é alguém que não prefere morrer… porque ele já está morto!!! YOHOHOHO!


Um capítulo polêmico e cheio de desenvolvimentos! Dividiu muita gente essa semana @.@
Discutimos bastante disso no Pauta Secreta dessa semana e vou deixar aqui uma enquete sem meio termo, então votem com sabedoria @.@

HDO 1005: O que achou dessa interação do Sanji e Robin?

Ver Resultado


POR FAVOR, discutam sobre as ideias e RESPEITEM as opiniões dos outros. Isso é muito importante.
VOTEM NA ENQUETE!


Como sempre, qualquer erro, por favor, informem por e-mail em [email protected] ou pelo fale conosco (é mais fácil de filtrar)! A ideia é que fique tudo o mais correto possível!

Recomendamos

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)