Entrevista Oda

Jump Fest 2018

Por COMENTÁRIOS

E vamos para mais aqueles momentos que conhecemos mais sobre o autor de One Piece.

A equipe da Revista Shonen Jump entrevistou secretamente Eiichiro Oda no último evento da Jump Fest em dezembro e só agora publicou a tão aguardada entrevista.

Acompanhem abaixo!

Shonen Jump: Como você está se sentindo quanto ao Live Action em produção em Hollywood? Está empolgado?

Oda Sensei: Sim! Eu me encontrei com o executivo de produção Marty Adelstein, e nossas ideias de como adaptar a série e do que podemos alcançar combinaram muito bem. Estávamos ambos em sincronia quanto ao que é mais importante, que é respeitar os fãs. Então inicialmente eu fiquei um pouco ansioso, mas agora tudo que eu sinto é empolgação.

SJ: One Piece é popular em todo o mundo. Você leva os fãs internacionais em consideração quando trabalha?

Oda Sensei: Uma coisa é que, em certo ponto, eu comecei a mudar a forma dos balões. Japonês é escrito na vertical, então não há problema em ter balões altos e finos. Mas isso não funciona muito bem em inglês. O texto fica todo comprimido.

SJ: Isso é de grande ajuda! Muito obrigado!

Oda Sensei: Então, eu posso fazer mudanças como essas, mas quando se trata de piadas direcionadas às crianças japonesas, elas podem não ficar muito boas quando traduzidas. Já que eu não sou um profissional na cultura de todo o mundo, é quase impossível pra mim criar a série levando em consideração o mundo inteiro. Eu nem tento. Eu deixo pros tradutores da série se virarem com isso.

SJ: As piadas são super engraçadas, mesmo em inglês!

Oda Sensei: Que ótimo! Sou grato aos tradutores. Em termos de história, eu presumo que se as crianças japonesas gostarem então todos irão gostar. Então eu não me preocupo com isso.

SJ: Você criou literalmente o mangá mais vendido de todos os tempos. Se o seu mangaká de lá do começo se encontrasse com o seu mangaká de agora, o que você acha que ele diria?

Oda Sensei: As coisas estão indo exatamente como o planejado. [risos]

SJ: Nesse momento há 87 volumes do mangá e 888 capítulos. O mangá ainda está explodindo de energia, criatividade, novos personagens, novos mundos, novas Frutas do Diabo e muito mais. Como você consegue se manter criando tantas coisas incríveis depois de tanto tempo?

Oda Sensei: Ter que criar o mangá toda semana realmente diminui o tempo que se tem pra pensar na história. E acredito que quanto mais tempo você tem para pensar, melhor sua criação. Porém, eu não consigo separar realmente minha vida pessoal da minha vida de criação de mangá. Tudo que eu faço pode ser conectado ao meu mangá. Então é um pouco difícil pra mim responder isso. Se eu cruzar com você na cidade, eu imediatamente penso em como poderia usar você em minha obra. É desse jeito que funciona.

SJ: Quando você está preparando um novo cenário para o mundo de One Piece, como você conduz sua pesquisa e qual o seu processo de criação?

Oda Sensei: Como falei antes, tudo na minha vida é sobre o mangá. E isso não é algo que comecei quando adulto ou quando virei um mangaká. Eu planejei criar um mangá desde quando era criança, então tenho um grande acúmulo de ideias em potencial. Eu nunca fico sem ideias ou me preocupo em ter que bolar um novo cenário.

SJ: Existe algum tipo de bloco de notas com essas ideias dentro ou está tudo na sua cabeça?

Oda Sensei: Eu tenho um livro lotado com essas ideias. Então eu só abro ele quando preciso de algo novo. Quanto ao meu processo, eu gosto de imaginar possibilidades diferentes, tipo “seria legal se as coisas fossem desse jeito” ou “seria legal se algo assim existisse”. Muito disso é baseado nos sonhos e desejos das pessoas, como “eu gostaria que meu braço se esticasse pra eu pegar aquela bebida ali.” Ou, por exemplo, provavelmente há pessoas por aí que adorariam controlar o próprio peso com a Kilo Kilo no Mi.

SJ: Você já disse que desenha qualquer coisa que “tenha movimento”, como os personagens, e deixa o resto pros assistentes. Isso inclui tanto a parte de rascunhos quanto de arte-finalização? Como é o seu processo de trabalho?

Oda Sensei: Eu começo enviando um esboço sequencial pro meu editor. Quando ele diz que estão bons, eu descarto ele e passo tudo pro papel de mangá. Então eu adiciono onde o texto vai ficar e começo a rascunhar e então a arte-finalizar. Desenho os personagens, e então o plano de fundo é adicionado. Tento ter o mínimo possível de pessoas se metendo no trabalho. Se muitas pessoas estão envolvidas, eu com frequência acabo não gostando do produto final.

SJ: Como você mantém o controle de tantos personagens secundários? Você planeja com larga antecedência o momento que eles vão reaparecer?

Oda Sensei: Às vezes é planejado, às vezes não é. E às vezes um personagem que eu esqueci completamente acaba voltando. Quanto mais a série se estende, mais e mais o número de personagens continua a crescer. Mas algo sobre One Piece que pode ser diferente se comparado a outras séries é que os vilões derrotados estão quase sempre vivos. Então eu posso trazer de volta qualquer um. Qualquer personagem tem chance de reaparecer.

SJ: Estava planejado pro Buggy voltar no arco de Impel Down?

Oda Sensei: Sem chance! A ideia era que essa parte da história seria bem obscura, então eu precisava de um personagem engraçado ali. Então eu pensei em todos os personagens que podiam ter sido capturados e postos na prisão de Impel Down.

SJ: E o Señor Pink, vai voltar à história em algum momento próximo?

Oda Sensei: Por quê?! Por que você está perguntando sobre ele?

SJ: Porque eu amo o Señor Pink! Estou pensando em fazer cosplay dele.

Oda Sensei: Eu amo ele também. E ele não está morto, então sempre há chance dele voltar.

SJ: Há algo que você queira dizer aos seus fãs estrangeiros de One Piece?

Oda Sensei: O atual arco está atingindo o seu clímax, com o Luffy e o seu time lutando contra um dos Yonkou. Mas eu tenho milhares de ideias guardadas, então eu estou usando apenas as super-incríveis. De fato, só as incríveis que ficam. Então continuem lendo a série sem se preocuparem com nada. Eu só vou melhorar e melhorar!

E aí, o que acharam dessa entrevista do Mestre Oda? Eu acho que foi uma das melhores dos últimos tempos!

Sempre é bom conhecer um pouco mais dos processos e de como funciona a mente de alguém tão criativo, né?

Deixem suas opiniões sobre a entrevista nos comentários!

Recomendamos

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)