Entrevista Diretor Wake Up

WakeUp_1

Um dos diretores do anime One Piece, Takashi Otsuka, foi escalado para produzir a nova abertura de One Piece (Wake Up) lançada no início da saga de Dressrosa. Kappei Yamaguchi, o dublador do Usopp, fez uma entrevista marota com ele nas últimas semanas e a Opex tem o prazer de traduzi-la pra vocês:

Otsuka começa a entrevista já respondendo exatamente o que é que ele fez na abertura. Ele disse que a produção da abertura pode ser resumida em uma frase: “Quero deixar as crianças totalmente empolgadas”. Ele foi o encarregado de pegar e encaixar as imagens que seriam usadas durante a abertura, a elaboração de um storyboard e, em seguida, criar as imagens reais com os outros membros de sua equipe.

Devido à imensa popularidade do anime One Piece, Otsuka disse que se sentiu muito honrado, mas ao mesmo tempo, ele também estava muito nervoso quando soube que na sua equipe estariam seus superiores, o diretor Hiroaki Miyamoto, o produtor Hiroyuki Sakurada e o diretor de animação Shigefumi Shingaki. A abertura seria feita para comemorar o 15 º ano do anime.

Na entrevista, chamaremos Yamaguchi de Usopp porque fica mais divertido.

Usopp: Com esta abertura de comemoração aos 15 º ano do anime e com o início da saga de Dressrosa, creio que você tenha sido uma das primeiras pessoas a ouvir a música, não é? Então, você poderia nos dizer o que achou da música e que tipo de imagem passou pela sua cabeça quando você a ouviu pela primeira vez?

Otsuka: Como me pediram para trabalhar na nova abertura que a música estivesse totalmente pronta, eu pedi a eles desde o começo para “Escolherem algo que seja bastante “One Piece”, cheio de luz e energia.”, o que ao que parece, já estava nos planos do diretor e do produtor. Depois disso, eu ouvi a canção e pensei, “Ah, que bom! É bem legal e cheia de energia!” A virada rápida de vigor também saiu bem.

WAkeUp_2

Usopp: E nessa hora, houve alguma coisa que você pensou que queria experimentar?

Otsuka: Antes da música terminar, eu disse a todos que queria acrescentar algum tipo de diálogo no meio da música e, se isso fosse possível, incluir um interlúdio (ou) uma pausa na música para acrescentar algo a mais. Felizmente, o diretor e todo mundo aprovou essa ideia, então eu era capaz de fazer isso acontecer.

WakeUp_3

Usopp: Ao fazer a abertura, por exemplo, durante o processo de elaboração do storyboard com imagens, ilustrações e etc… houve alguma parte especificamente difícil de se fazer, ou houve um ponto em que você tinha que ter muito cuidado? Ou havia, talvez, algo que fosse particularmente engraçado que você queira compartilhar com a gente?

Otsuka: Durante este projeto, tínhamos um pedido para fazer com que a tripulação dos Chapéus de Palha fosse aparecer na tela vestindo uma roupa comemorativa para o aniversário de 15 anos do anime. Então eu perguntei a diretora de arte, Yukiko Nakatani, para fazer essas roupas comemorativas, e ela elaborou um grande projeto que expressa, maravilhosamente, a visão do mundo One Piece e dos piratas. Daí pensei que eu deveria fazê-los aparecer mais vezes na abertura! Agora, com intuito de fazer algo “Foda”, escolhemos uma cor específica para cada personagem, onde tive ajuda da designer de cores Teppei Horita.

Como desta vez o tema da abertura é “O Aniversário de 15 anos de One Piece”, eu queria fazer algo digno de ser chamado de ” Abertura Comemorativa”, mas sem se afastar do que “One Piece” é. No entanto, senti-me em apuros, já que depois de 16 aberturas de One Piece, poderiam ter sido esgotadas qualquer ideia de inovação.

Quando desenhei a batalha contra Akainu e Barba Negra, pensei depois: “Esta abertura tem que ter estas batalhas!” E quando acabei, só faltava eu escolher as cenas restantes com as roupas de aniversário de 15 anos. E foi nesta hora que tive a ideia deles estarem vestindo com essas roupas, e tive sinal verde do diretor Miyamoto, que foi capaz de permitir que eu fizesse isso, em outras palavras, era uma situação especial. Eu só espero que as crianças quando verem as lutas do Luffy e dos outros, fiquem com aquele sentimento de estarem “totalmente empolgadas”!

 

 

Voltando a falar da abertura, Otsuka disse que ele realmente gostou da forma que ficou o diálogo entre Luffy com o Barba Negra, que deu muito certo, e reafirmou seu apreço para com trabalho e a dedicação dos seus colegas animadores, que conseguiram expressar o quão bom ela ficou. Além disso, ele disse que a abertura transmite alegria e energia contagiantes, que é muito apropriada para um anime que passa domingo de manhã.

WakeUp_4

Usopp: Além disso, há algo que você queira compartilhar para os fãs de One Piece saberem? Quaisquer pensamentos, talvez piadas ou mensagens que possam fazer os fãs gostarem ainda mais da abertura?

Otsuka: Quando One Piece começou a ser transmitido, eu queria que todos os espectadores ficassem empolgados em assisti-lo, e desta vez, eu estava com o objetivo de fazer uma abertura que faria com que as pessoas não a pulassem, ou fazê-las ficarem decepcionadas por perderem de assisti-la ao vivo, em outras palavras, fazer uma abertura onde ninguém se cansaria de ver e não se importasse com o número de vezes que tivessem assistido. Todos os envolvidos na produção dessa abertura realmente me mostraram como estavam motivadas e fizeram um trabalho árduo até criar algo maravilhoso, mesmo com o tempo totalmente escasso que eles tinham. Eu ficaria feliz se o espírito da equipe chegasse até aos telespectadores em suas casas.

Agora, mais que merecido, ouvir mais uma vez esta abertura e pegar tudo que nela foi envolvido.

Comentários